Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bárbara Menezes de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22681
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22681
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2015.
id UNB_162d8ac9fd4a7fd7011633f66862ea67
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22681
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalíticaInstrutores de trânsitoTrânsitoTrânsito - educaçãoPsicanálise e educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2015.De acordo com a lei 12.302/10, o instrutor de trânsito é o profissional responsável pela formação de condutores no Brasil. Apesar de ocuparem papel central na legislação, pouco tem se pesquisado sobre os instrutores. Dessa forma, a presente pesquisa propôs-se a investigar e refletir sobre a trajetória de vida pessoal e profissional dos instrutores de trânsito bem como o processo de escolha profissional e as marcas inconscientes que os atravessaram. Participaram da pesquisa doze instrutores de trânsito, sendo dez homens e duas mulheres. Os instrumentos utilizados foram entrevistas autobiográficas e memórias educativas, buscou-se analisar o material produzido a partir da teoria psicanalítica. Os eixos de pesquisa foram elaborados posteriormente com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2001) e Franco (2008), cinco eixos de análise foram definidos: 1-escolha e formação profissional, 2-relação instrutor x aluno, 3-memórias do trânsito, 4-prazer e sofrimento, 5- ensinar a dirigir: facilidades e dificuldades encontradas. A análise dos dados revelou que o trânsito fez parte da vivência destes profissionais desde muito antes da escolha da profissão. Os instrutores ressaltaram experiências marcantes com o trânsito em suas histórias de vida e que de maneira particular influenciaram e atravessaram suas escolhas profissionais. Mesmo sem conhecimento à priori da importância de se considerar a dimensão da subjetividade, os instrutores buscam compreender os aspectos individuais e/ou singulares de seus alunos. Um dado complementar interessante é que não ficou evidenciado nesta pesquisa o preconceitos com as instrutoras do sexo feminino. Os instrutores revelaram sentir-se responsáveis não apenas para instruir os condutores, mas sobretudo educá-los.According to Law 12,302 / 10, traffic instructor is responsible for the professional training of drivers in Brazil. Although they occupy central role in legislation, little has been researched about the instructors. Thus, the present study aimed to investigate and reflect on the path of personal and professional life of traffic instructors and the professional selection process and the unconscious brands who crossed them. The participants were twelve traffic instructors, ten men and two women. The instruments used were autobiographical interviews and educational memories, it attempted to analyze the material produced from the psychoanalytic theory. The axes of research were subsequently developed based on content analysis proposed by Bardin (2001) and Franco (2008), five axes of analysis were defined: 1-choice and vocational training, 2-relationship instructor x pupil, 3-memories Traffic, 4-pleasure and suffering, 5- teach driving: facilities and difficulties encountered. Data analysis revealed that the traffic was part of the experience of these professionals since long before the choice of profession. Instructors stressed remarkable experiences with traffic on their life stories and in a particular way and crossed influenced their career choices. Even without a priori knowledge of the importance of considering the dimension of subjectivity, instructors seek to understand the individual and / or unique aspects of their students. An interesting additional finding is that was not observed in this study the prejudices with the instructors women. Instructors revealed feel responsible not only to instruct the drivers, but rather educate them.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deFerreira, Bárbara Menezes de Medeiros2017-02-20T16:43:06Z2017-02-20T16:43:06Z2017-02-202015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Bárbara Menezes de Medeiros. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. 2015. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22681http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22681A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:00:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/22681Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:00:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
title Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
spellingShingle Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
Ferreira, Bárbara Menezes de Medeiros
Instrutores de trânsito
Trânsito
Trânsito - educação
Psicanálise e educação
title_short Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
title_full Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
title_fullStr Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
title_full_unstemmed Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
title_sort Educação para o trânsito e o papel dos instrutores : uma leitura psicanalítica
author Ferreira, Bárbara Menezes de Medeiros
author_facet Ferreira, Bárbara Menezes de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bárbara Menezes de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Instrutores de trânsito
Trânsito
Trânsito - educação
Psicanálise e educação
topic Instrutores de trânsito
Trânsito
Trânsito - educação
Psicanálise e educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
2017-02-20T16:43:06Z
2017-02-20T16:43:06Z
2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Bárbara Menezes de Medeiros. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. 2015. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22681
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22681
identifier_str_mv FERREIRA, Bárbara Menezes de Medeiros. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. 2015. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22681
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580700109209600