O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Cilene Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35055
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
id UNB_1662324c410bd4e56f9bf7a7dbe97e12
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35055
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridadeProfessores - formaçãoAnálise de discurso críticaPráticas pedagógicasPedagogiaDiscurso e identidadeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.Esta tese tem o objetivo de investigar a (re)construção identitária e discursiva de professores em contextos de formação continuada relacionados às seguintes perspectivas educacionais pesquisadas: pedagogia sistêmica, pedagogia Waldorf e Escolas em Transição. Esta investigação está baseada nos fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica, de acordo com Fairclough (2001 [1992], 2003), Chouliaraki & Fairclough (1999), além das contribuições das Ciências Sociais Críticas, dos estudos sobre a reflexividade e as identidades na pós-modernidade, e das relações entre poder, hegemonia e ideologia, principalmente com o apoio dos seguintes autores: Bourdieu (1989), Thompson (2011 [1990], 2014 [1995]), Hall (2001), Woodward (2000) e Giddens (1991, 2002). A pesquisa utilizou uma metodologia de abordagem qualitativa e etnográfica, com base nos trabalhos de Flick (2009), Stubbs (1983), André (2008[1995]), Wodak e Meyer (2009), Gaskell (2000), Bauer e Gaskell (2000) e em consonância com a proposta da ADC e seus já referidos autores, além de seu arcabouço recontextualizado por Dias (2011). Como parte da conjuntura, apresento as perspectivas educacionais referentes a cada um dos campos pesquisados neste estudo. O delineamento se constituiu pela cristalização, uma metodologia variante da triangulação, e pelo corpus construído a partir de dados gerados com a utilização de relatos, questionário, observação, notas de campo e cartas reflexivas. Os princípios basilares da análise estão em Chouliaraki & Fairclough (1999) e Fairclough (2001[1992], 2003). Devido à atuação dialética entre as três dimensões dos textos, analiso o corpus em seus significados acional, representacional e identificacional, e considero algumas contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHISSEN, 2004). Os resultados apontam para uma semelhança interna entre alguns aspectos das perspectivas educacionais, incluindo o atendimento às demandas das cursistas. As representações identitárias das professoras estavam em contínua mudança no decorrer do curso devido ao encorajamento de uma atitude reflexiva e do despertar inicial do sentir.This thesis aims to investigate teachers’ identity and discourse (re)construction in contexts of theirs continuing education related to the following researched educational perspectives: Sistemic pedagogy, Waldorf pedagogy and Schools in Transition. This investigation is based on theoretical and methodological foundations of Critical Discourse Analysis, according to Fairclough (2001 [1992], 2003), Chouliaraki & Fairclough (1999), as well as the Critical Social Sciences contributions, the studies on post modern identities and reflexivity, and on power, hegemony and ideology relations with the mainly support of such authors: Bourdieu (1989), Thompson (2011 [1990], 2014 [1995]), Hall (2001), Woodward (2000) and Giddens (1991, 2002). The research uses a methodology of qualitative and ethnographic approach based on the work of Flick (2009), Stubbs (1983), André (2008[1995]), Wodak and Meyer (2009), Gaskell (2000), Bauer and Gaskell (2000) and in line with the CDA proposal and its before mentioned authors. There´s also the adoption of Dias’ (2011) recontextualized framework of Chouliaraki and Fairclough (1999). As part of the conjunctural stage, there is a presentation of those educational perspectives related to each research fields investigated in this study. The research design is built by the cristalization, which is a methodology derived from the triangulation, and by the corpus composed of those data generated through the use of personal accounts, questionnaire, observation, field notes and reflexive letters. The analysis’ mainly principles are stated in Chouliaraki & Fairclough (1999) e Fairclough (2001[1992], 2003). Due to the dialectical operation between the three main texts’ dimensions, I analyze the corpus in their actional, representational and identificational meanings, and consider some contributions of the Sistemic-Functional Grammar (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY and MATTHISSEN, 2004). The results point to na internal similarity amongst some aspects of those educational perspectives, incluing the response to students’ demand. The teachers’ identity representations were in a continuous change all over the course due to an encouragement to a reflexive attitude and the feeling’s initial awkening.Rios, Guilherme VeigaPereira, Ana Luisa Ventura VieiraSilveira, Cilene Gonçalves da2019-07-12T19:39:19Z2019-07-12T19:39:19Z2019-07-122019-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVEIRA, Cilene Gonçalves da. O resgate do sentir na educação do ser humano: discursos, identidades e transdisciplinaridade. 2019. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35055A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:53:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/35055Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:53:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
title O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
spellingShingle O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
Silveira, Cilene Gonçalves da
Professores - formação
Análise de discurso crítica
Práticas pedagógicas
Pedagogia
Discurso e identidade
title_short O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
title_full O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
title_fullStr O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
title_full_unstemmed O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
title_sort O resgate do sentir na educação do ser humano : discursos, identidades e transdisciplinaridade
author Silveira, Cilene Gonçalves da
author_facet Silveira, Cilene Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Guilherme Veiga
Pereira, Ana Luisa Ventura Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Cilene Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Análise de discurso crítica
Práticas pedagógicas
Pedagogia
Discurso e identidade
topic Professores - formação
Análise de discurso crítica
Práticas pedagógicas
Pedagogia
Discurso e identidade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T19:39:19Z
2019-07-12T19:39:19Z
2019-07-12
2019-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Cilene Gonçalves da. O resgate do sentir na educação do ser humano: discursos, identidades e transdisciplinaridade. 2019. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35055
identifier_str_mv SILVEIRA, Cilene Gonçalves da. O resgate do sentir na educação do ser humano: discursos, identidades e transdisciplinaridade. 2019. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580720664444928