A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40886 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2020. |
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A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura modernaExercícios espirituaisHadot, Pierre, 1922-2010 - crítica e interpretaçãoPinturaArte modernaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2020.A presente dissertação visa indicar uma relação entre os exercícios espirituais em Marco Aurélio, e a prática artística da pintura moderna de Paul Cézanne e Paul Klee. Para tanto, apresenta-se o conceito de exercícios espirituais em Marco Aurélio, segundo Pierre Hadot. Apresentamo-lo na busca pela compreensão de uma atitude estética moderna. Retornamos aos filósofos antigos por Hadot para realizar uma aproximação entre o olhar do filósofo e o do artista na observação do mundo, concebendo a atividade pictórica como um exercício ético, estético e existencial.This research aims to propose a relationship between the spiritual exercises in Marco Aurelio and the artistic practice of modern painting by Paul Cézanne and Paul Klee. Pierre Hadot's theory of spiritual exercises is presented as applied to Marco Aurelio's writings in the search for a connection that promotes an understanding of a modern aesthetic. Therefore, the return to the ancient through Hadot shows the philosopher's gaze as similar to the artist's gaze in order to conceive pictorical activity closely as an ethical, aesthetic and existential exercise.Cornelli, GabrieleCorrêa, Ana Carolina Lima2021-05-11T22:56:07Z2021-05-11T22:56:07Z2021-05-112020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Ana Carolina Lima. A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna. 2020. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40886A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:25:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/40886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:25:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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