A materialidade no teatro de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Francisco Guilherme de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4052
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_18ab4ef3bce597f5942739b1ec61745e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4052
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A materialidade no teatro de animaçãoRepresentação teatralArtistasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.Este estudo verifica e descreve como a materialidade se constitui no Teatro de Animação a partir da observação de duas montagens cênicas, A mala de Ofélia e Pode Ser ou Dá Na Mesma, uma voltada para o Teatro de Bonecos e a outra para o Teatro de Sombras. Os objetivos desta pesquisa são: a identificação dos elementos que compõem a materialidade do objeto animado seja ele o boneco ou a silhueta; a investigação de como esta materialidade está relacionada ao fazer teatral do ator bonequeiro, do ator manipulador e, por fim, ao jogo cênico. A Metodologia Triangular foi empregada nesta pesquisa em conjunto com os princípios da Observação Participante, daí o envolvimento do pesquisador com os grupos observados. Integrando os movimentos do Contextualizar arte, do Fazer arte e do Fruir arte, tanto às montagens analisadas como à produção desta Dissertação. O que possibilitou as seguintes conclusões: A materialidade se refere, em um primeiro momento, às qualidades expressivas dos materiais que compõem o boneco e as silhuetas, como um objeto concreto. O que distingue este objeto no Teatro de Animação é a sua intermediação no processo de comunicação entre o ator e o espectador e o fato de que, para isto, é necessário que o objeto seja imbuído do valor ânima, a partir de sua manipulação e das convenções que se estabelecem durante o jogo cênico, conferindo-lhe o status de personagem. Este Status de personagem insere a materialidade em outro patamar, posto que já não se trate apenas de uma qualidade referente ao material utilizado no objeto animado e sim a um conjunto de ações, que têm início com o bonequeiro no ato da construção deste objeto, ao eleger técnicas e materiais de confecção, perpassa pelo diálogo entre o objeto construído e o seu manipulador, a partir da escuta sensível e do princípio da reciprocidade, onde um corpo interage com o outro. Até o momento do jogo cênico quando o espectador se inclui como jogador. Assim, observou-se que a Materialidade no Teatro de Animação se constitui pela sobreposição de camadas e subcamadas de ordem materiais, formais e atitudinais. O primeiro grupo de camadas surge pela ação do bonequeiro no momento da construção do boneco. O segundo na relação estabelecida entre o ator e o objeto animado e a terceira camada com a instituição do jogo cênico, quando o espectador assume a condição de jogador. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study verifies and describes how it is the materiality of the Animation Theater from the observation of two mounted scenic, “A mala de Ofélia” and “Pode Ser ou Dá Na Mesma”, facing one of the Puppetry Theater and the other for the Theater of Shadows. The objectives of this research are: the identification of the elements of the materiality of the object is animated it the puppet or the silhouette, the investigation of how this is related to the materiality of the theater of puppetry’s actor and the puppeteer, and finally the game scenic. The Triangular Method was used in this study together with the principles of Participant Observation, thus the researcher's involvement with the groups observed. Integrating the art movements of the context art, making art and enjoy art, both the mounted and analyzed the production of this Dissertation. What enabled the following conclusions: materiality refers, in a first moment, the expressive qualities of the materials that make up the puppet and the silhouettes, as a concrete object. What distinguishes this object in the Animation Theater is its intermediation in the process of communication between the actor and spectator and the fact that for this it is necessary that the object is embedded value of anima, from his manipulation of the conventions and that are established during the scenic game, giving it the status of character. This figure includes the status of materiality in another level, since it is no longer just a quality material used in referring to the animated object, but a set of actions, beginning with the of puppeteer upon the construction of this object, the choose techniques and materials of construction, permeates the dialogue between built object and its puppeteer from the sensitive listening and the principle of reciprocity, where a body interacts with the other. So far the game scenic, when the viewer is included as a player. It was found that the material in the Animation Theater is constituted by overlapping layers and sublayer of a material, formal and attitudinal. The first group of layers is by the action of puppeteer at the time of construction of the puppet. The second, in the relationship between the actor and the animated object and the third layer with the institution of the theatrical game, where the spectator assumes the condition of players.Bareicha, Paulo Sérgio de AndradeOliveira Junior, Francisco Guilherme de2010-04-06T00:55:10Z2010-04-06T00:55:10Z2010-04-062009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Francisco Guilherme de. A materialidade no teatro de animação. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4052info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/4052Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A materialidade no teatro de animação
title A materialidade no teatro de animação
spellingShingle A materialidade no teatro de animação
Oliveira Junior, Francisco Guilherme de
Representação teatral
Artistas
title_short A materialidade no teatro de animação
title_full A materialidade no teatro de animação
title_fullStr A materialidade no teatro de animação
title_full_unstemmed A materialidade no teatro de animação
title_sort A materialidade no teatro de animação
author Oliveira Junior, Francisco Guilherme de
author_facet Oliveira Junior, Francisco Guilherme de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, Francisco Guilherme de
dc.subject.por.fl_str_mv Representação teatral
Artistas
topic Representação teatral
Artistas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2010-04-06T00:55:10Z
2010-04-06T00:55:10Z
2010-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Francisco Guilherme de. A materialidade no teatro de animação. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4052
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Francisco Guilherme de. A materialidade no teatro de animação. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580887126933504