Mortalidade por acidentes de transporte terrestre e homicídios em homens jovens das capitais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, 1980-2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Elisabeth Carmen
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Duarte, Elisete, Sousa, Maria Conceição, Tauil, Pedro Luiz, Monteiro, Rosane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12911
http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000100002
Resumo: O estudo descreve as tendências do risco de morte por acidentes de transporte terrestre (ATT) e homicídios (HO) em homens de 20 a 49 anos de idade nas capitais das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, entre 1980 e 2005. Foi conduzido um estudo ecológico descritivo de análise das séries temporais das médias móveis trianuais dos riscos de morte por ATT e HO, com uso de regressão linear. O risco de HO nas capitais estudadas passou de 49,8 para 91,6 por 100 mil homens (p≤0,001) no período de 1980-1982 a 2003-2005, merecendo destaque Cuiabá (β=7,8), capital do Estado de Mato Grosso, e Macapá (β=5,3), capital do Estado do Amapá. Em relação à mortalidade por ATT, após ajuste da tendência anual média, comparando os períodos pré e pós-implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB, 1998), observa-se redução média em -10,9 óbitos por 100 mil homens, merecendo destaque Brasília-DF (β=-33,9) e Goiânia (β=-24,8), capital do Estado de Goiás. Esses resultados podem direcionar estudos e intervenções futuras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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