Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, João Rochael Meira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47864
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
id UNB_19d28f12297e65a40d8f2bebc8fb7099
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47864
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anosViolino - instrução e estudoViolinoMétodo Milanov (Música)Método Suzuki.(Música)Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.O ensino e a aprendizagem do violino envolvem um conjunto de conhecimentos, procedimentos e habilidades que apresentam uma dimensão pedagógica com características específicas. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar proposta pedagógica de iniciação ao violino para alunos entre dez e doze anos mediada por princípios pedagógicos de Suzuki e Milanov. Especificamente, pretende-se definir princípios pedagógico-musicais orientadores da proposta, descrever conteúdos e habilidades adequados ao nível iniciante e organizá-los de acordo com princípios, estratégias pedagógicas e repertório musical. A proposta pedagógica foi aplicada no curso Musicalização Infantil da Escola de Música de Brasília, utilizando arranjos para melodias do cancioneiro popular, preferências musicais das crianças, canções de datas comemorativas e composições do professor-autor. Nelas são destacadas habilidades técnicas de execução instrumental, caráter expressivo, conhecimentos musicais e orientações para atividades de apreciação e composição musical. A metodologia de desenvolvimento da proposta consistiu na seleção de repertório musical, sua análise e adequação às habilidades e conhecimentos a serem desenvolvidos; elaboração de arranjos e composições musicais, planejamento e desenvolvimento de aulas de violino, registro e reflexão sobre as aulas em diário de campo. Os resultados apontam para a eficácia da proposta pedagógica, pois as crianças desenvolveram, com facilidade e destreza, habilidades no instrumento, geralmente, indicadas para níveis mais avançados do ensino e aprendizagem do violino. O repertório familiar às crianças é motivador possibilitando confiança na execução instrumental. As atividades de composição realizadas demonstraram que essa habilidade é pertinente na iniciação ao instrumento e possibilita avaliar a aprendizagem.Teaching and learning the violin involves a set of knowledge, procedures, and skills that have a pedagogical dimension with specific characteristics. In this sense, this article presents a pedagogical proposal for initiation to violin with ten- and twelve-year-old students. The Suzuki and Milanov didact principles are the foundation of it. Specifically, it aims to define pedagogical-musical principles, describe the content and skills suitable for beginners and organize them according to pedagogical strategies and musical repertoire. The pedagogical proposal was applied in the course Children's Musicalization of the School of Music of Brasília, using arrangements for melodies of folk songs, children´s musical preferences, songs of commemorative dates, and teacher´s compositions. In that repertoire, the proposed music content is the instrumental´s technical skills, expressive character, musical knowledge, and guidelines for appreciation activities and musical composition. The methodology adopted procedures like selecting a musical repertoire, analyzing it, and adapting it to the skills and knowledge to be developed; elaborating arrangements and musical compositions; planning violin lessons; registering and reflecting on the process in a field diary. The results present the effectiveness of the pedagogical proposal. Children quickly and easily developed skills on the instrument, generally indicated for more advanced levels of violin teaching and learning. Furthermore, the practice with a familiar repertoire to children is motivating, allowing confidence in instrumental performance. The composition activities demonstrated that this skill is relevant in the initiation of the instrument and makes it possible to evaluate learning.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deAlcântara, João Rochael Meira2024-02-23T19:35:43Z2024-02-23T19:35:43Z2024-02-232023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALCÂNTARA, João Rochael Meira. Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos. 2023. 197, 13 f, il.. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47864porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-23T19:35:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/47864Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-23T19:35:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
title Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
spellingShingle Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
Alcântara, João Rochael Meira
Violino - instrução e estudo
Violino
Método Milanov (Música)
Método Suzuki.(Música)
title_short Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
title_full Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
title_fullStr Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
title_full_unstemmed Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
title_sort Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos
author Alcântara, João Rochael Meira
author_facet Alcântara, João Rochael Meira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, João Rochael Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Violino - instrução e estudo
Violino
Método Milanov (Música)
Método Suzuki.(Música)
topic Violino - instrução e estudo
Violino
Método Milanov (Música)
Método Suzuki.(Música)
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
2024-02-23T19:35:43Z
2024-02-23T19:35:43Z
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALCÂNTARA, João Rochael Meira. Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos. 2023. 197, 13 f, il.. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47864
identifier_str_mv ALCÂNTARA, João Rochael Meira. Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos. 2023. 197, 13 f, il.. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508193275969536