O corpo híbrido em Screendance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25299 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25299 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017. |
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O corpo híbrido em ScreendanceDançaCorpo e arteCultura digitalArte - criaçãoArte digitalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.Esta pesquisa aborda o corpo híbrido na obra em screendance, reconhecendo neste corpo o cruzamento de elementos humanos e computacionais digitais. Inserida na cultura digital, a dança com mediação tecnológica efetua trocas com o ambiente e apresenta-se como uma forma de reinvenção do corpo a partir da (re)corporalidade. Enfoca-se o encontro do corpodança com os aparelhos de imagem, em sua potência de afeto. O estudo está direcionado ao artista criador em screendance, procurando fomentar reflexões sobre o corpo que surge na imagem digital. A perspectiva conceitual é apresentada pelos pensadores Vilém Flusser e Arlindo Machado nas questões referentes à imagem, Spinoza e Michel Serres abordam questões de corpo, Douglas Rosenberg, Ivani Santana, Helena Katz, Christine Greiner, dentre outros articulam conceitos fundamentais em dança e compõem o escopo teórico do trabalho. São analisados os primeiros contatos da dança com a imagem técnica no cinema, sob uma perspectiva vanguardista, e a poética em screendance como uma busca de entrelaçamento de linguagens. Em entrevista semi-estruturada, Ivani Santana apresenta a sua compreensão sobre a proposição artística da videodança. Por fim, é apresentado o processo criativo da obra Iza e Elisa, as ex-virgens que valiam bois, realizado na Universidade de Brasília, no ano de 2014, abordando o processo de composição do corpodança e a sua (re)corporalidade, para torná-lo corpo híbrido a partir do encontro com os aparelhos digitais de fotosensibilidade e edição de imagens.The present research deals with the hybrid body in the screendance peace, in which the crossing of human and digital computerized elements is recognized. Inserted in the digital culture, the dance with technological mediation produces exchanges with the environment and presents itself with the environment and shows itself as a way of reinvention of the body from recorporeality. It aims the dancebody encounter with image devices, in its potency of affection. The study is directed to the creative artist in screendance, who attempts to promote reflections the body that rises from the digital image. The conceptual perspective is presented by the philophers Vilém Flusser and Arlindo Machado in which regards the image, Spinoza e Michel Serres in relation to the body matter, Douglas Rosenberg, Ivani Santana, Helena Katz, Christine Greiner, among others articulate dance fundamental concepts, which corresponds to the theoretical scope of this study. The research includes the analysis of the first dance contacts with technical images from the movies, in a progressive perspective, and poetic in screendance as a search for language interlacing. In semi-structured interwiew, Ivani Santana presents his understanding about videodance artistical proposition. At last, it is presented the creative process from the peace Iza e Elisa, the ex-virgens who worthed cattle, which took place at the University of Brasília, in 2014, approaching the process of dancebody composition and its (re)corporeality, in order to make it hybrid body from the encounter with digital gadgets with photosensibility and image edition.Silva, Soraia MariaSantiago, Micheline Diniz2017-11-28T22:03:59Z2017-11-28T22:03:59Z2017-11-282017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTIAGO, Micheline Diniz. O corpo híbrido em Screendance. 2017. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25299http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.25299A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-25T21:39:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/25299Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-25T21:39:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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