O que pode o corpo de uma criança autista?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30135 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213 |
Resumo: | A Fenomenologia da Vida de Michel Henry nos permite entender a interpretação verbal com crianças autistas como uma ferramenta indispensável para criar a relação de transferência na terapia psicanalítica. Segundo Henry, os princípios de reafirmação e conforto da Intencionalidade como doadores de sentido protegem o sujeito contra o outro. A interpretação tem a pretensão de ocupar um local constitutivo, atribuindo significado ao comportamento da criança, com uma tendência a se aproximar da criança com conhecimento dedutivo e apriorístico. A interpretação verbal é discutida como um princípio reafirmador e calmante para o psicanalista, uma vez que é um princípio intencional, que é doador de sentido. O corpo de uma criança autista pode permitir que o psicanalista o experimente como puro fenômeno de afeição. |
id |
UNB_1a001e65a58b323d66fbe406d45c6ed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30135 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pode o corpo de uma criança autista?What can the body of an autistic child achieve?Psicanálise - tratamentoFenomenologia da vidaAutismoA Fenomenologia da Vida de Michel Henry nos permite entender a interpretação verbal com crianças autistas como uma ferramenta indispensável para criar a relação de transferência na terapia psicanalítica. Segundo Henry, os princípios de reafirmação e conforto da Intencionalidade como doadores de sentido protegem o sujeito contra o outro. A interpretação tem a pretensão de ocupar um local constitutivo, atribuindo significado ao comportamento da criança, com uma tendência a se aproximar da criança com conhecimento dedutivo e apriorístico. A interpretação verbal é discutida como um princípio reafirmador e calmante para o psicanalista, uma vez que é um princípio intencional, que é doador de sentido. O corpo de uma criança autista pode permitir que o psicanalista o experimente como puro fenômeno de afeição.Michel Henry's Phenomenology of Life allows us to understand verbal interpretation with autistic children as an indispensable tool to create the transference relationship in psychoanalytic therapy. According to Henry, the reassuring and comforting principles of Intentionality as donors of sense protect the subject against the other. The interpretation would have the pretension of occupying a constitutive place through the assignment of meaning to the behavior of the child, tending to approach the child through deductive and aprioristic knowledge. Verbal interpretation is discussed as a reassuring and calming principle for the psychoanalyst, since this principle is intentional, and it is a donor of sense. The body of an autistic child may enable the psychoanalyst to experience it as pure phenomenon of affection.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:18:09Z2017-12-07T05:18:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfTAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. O que pode o corpo de uma criança autista? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. ___________________________________________________________________________________________________________________________________TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. What can the body of an autistic child achieve? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30135http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTafuri, Maria IzabelSafra, Gilbertoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/30135Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pode o corpo de uma criança autista? What can the body of an autistic child achieve? |
title |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
spellingShingle |
O que pode o corpo de uma criança autista? Tafuri, Maria Izabel Psicanálise - tratamento Fenomenologia da vida Autismo |
title_short |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
title_full |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
title_fullStr |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
title_full_unstemmed |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
title_sort |
O que pode o corpo de uma criança autista? |
author |
Tafuri, Maria Izabel |
author_facet |
Tafuri, Maria Izabel Safra, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Safra, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tafuri, Maria Izabel Safra, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise - tratamento Fenomenologia da vida Autismo |
topic |
Psicanálise - tratamento Fenomenologia da vida Autismo |
description |
A Fenomenologia da Vida de Michel Henry nos permite entender a interpretação verbal com crianças autistas como uma ferramenta indispensável para criar a relação de transferência na terapia psicanalítica. Segundo Henry, os princípios de reafirmação e conforto da Intencionalidade como doadores de sentido protegem o sujeito contra o outro. A interpretação tem a pretensão de ocupar um local constitutivo, atribuindo significado ao comportamento da criança, com uma tendência a se aproximar da criança com conhecimento dedutivo e apriorístico. A interpretação verbal é discutida como um princípio reafirmador e calmante para o psicanalista, uma vez que é um princípio intencional, que é doador de sentido. O corpo de uma criança autista pode permitir que o psicanalista o experimente como puro fenômeno de afeição. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T05:18:09Z 2017-12-07T05:18:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. O que pode o corpo de uma criança autista? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. What can the body of an autistic child achieve? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30135 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213 |
identifier_str_mv |
TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. O que pode o corpo de uma criança autista? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. What can the body of an autistic child achieve? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30135 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580868541972480 |