O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Laura Vilela Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17344
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.
id UNB_1a047c621722304dd6669543569325cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17344
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise críticaCiência da informaçãoLetramento informacionalSociedade da informaçãoInclusão digital - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.Situando-se na perspectiva interdisciplinar da Ciência da Informação, esta pesquisa analisou três projetos brasileiros de inclusão digital: (CDI - Comitê para a Democratização da Informática, EDI - Escola Digital Integrada, Estação Digital) observando a forma como o processo de Alfabetização em Informação está inserido nestas iniciativas. Além de identificar as características destes três projetos, a pesquisa identifica na literatura embasamento teórico para iniciativas de inclusão digital, verifica as possibilidades de continuidade e multiplicação deste tipo de projeto e identifica e define tecnologias adequadas para o processo de inclusão digital em projetos sociais. A pesquisa sugere indicadores que podem formar um sistema de avaliação para projetos de inclusão digital. A idéia é que este sistema possibilite medir o impacto, eficiência, eficácia e efetividade das iniciativas de inclusão digital à partir do cruzamento de dados fornecidos de acordo com a definição dos indicadores. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, baseado em pesquisa documentária e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa percebeu-se que o processo de Alfabetização em Informação está inserido nas três iniciativas, embora em alguns momentos de forma indireta; que existe grande dificuldade em se utilizar sistemas de avaliação nestes projetos por se tratar de características basicamente qualitativas, mas que podem ser utilizados critérios de aferição de aprendizagem e de impacto sobre as comunidades atingidas pelos projetos; que as parcerias estratégicas devem ser estabelecidas para facilitar a obtenção de recursos que irão viabilizar o processo de inclusão digital e conseqüentemente inclusão social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTBased on the interdisciplinary perspective of the information science, this research analyzes three Brazilian projects of Digital Inclusion (CDI - Comitê para a Democratização da Informática, EDI - Escola Digital Integrada, Estação Digital) observing the way that the process of Information Literary is present on this projects. The study verifies de possibilities of continuity and multiplication of this kind of projects and identifies on the Literature some theories for these projects, indicates which are the best technologies for the process of digital inclusion. Some indicators that can be constructed in evaluation system for social projects are identified and suggested. These indicators can evaluate the impact, efficiency, efficacy and efetivity of digital inclusion projects. The methodological procedures adopted were: qualitative research, describing projects based on documental research and participant observation. The conclusions are that the process of the Information Literacy is included in the three projects analyzed based on different conceptions. Many difficulties were observed in utilization of evaluation systems by the projects because of the qualitative characteristics, although these characteristics can be analyzed by the learning and social impacts observed on the communities that receive the projects. The strategic partners must be present to make easier the donation of the resources for digital and social inclusion.Suaiden, Emir JoséRezende, Laura Vilela Rodrigues2014-12-12T14:48:15Z2014-12-12T14:48:15Z2014-12-122005-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREZENDE, Laura Vilela Rodrigues. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17344Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 02/12/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, publicar e criar obras derivadas desde que estas façam parte da mesma licença e que o autor e licenciante seja citado. Não permite a utilização para fins comerciais.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/17344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
title O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
spellingShingle O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
Rezende, Laura Vilela Rodrigues
Ciência da informação
Letramento informacional
Sociedade da informação
Inclusão digital - Brasil
title_short O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
title_full O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
title_fullStr O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
title_full_unstemmed O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
title_sort O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise crítica
author Rezende, Laura Vilela Rodrigues
author_facet Rezende, Laura Vilela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suaiden, Emir José
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Laura Vilela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Letramento informacional
Sociedade da informação
Inclusão digital - Brasil
topic Ciência da informação
Letramento informacional
Sociedade da informação
Inclusão digital - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-07
2014-12-12T14:48:15Z
2014-12-12T14:48:15Z
2014-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Laura Vilela Rodrigues. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17344
identifier_str_mv REZENDE, Laura Vilela Rodrigues. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508283224915968