Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Luiz Gonzaga
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alencar, Railssa Peluti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12229
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002
Resumo: O objetivo da análise descrita no artigo é observar até que ponto o trabalho de agendamento de jornalistas e candidatos a respeito de temas relacionados às crianças e adolescentes durante o período eleitoral de 2006 aumentou a qualidade da cobertura da mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano eleitoral a fim de qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e quatro telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário do período. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.
id UNB_1a2a45d94ec49e717c92329befc7542d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12229
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencialInformation quality : media social agenda in a presidential electoral yearCalidad de la información : la agenda social de los medios en un año electoral presidencialTeoria do AgendamentoCobertura socialOpnião públicaO objetivo da análise descrita no artigo é observar até que ponto o trabalho de agendamento de jornalistas e candidatos a respeito de temas relacionados às crianças e adolescentes durante o período eleitoral de 2006 aumentou a qualidade da cobertura da mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano eleitoral a fim de qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e quatro telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário do período. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.The objective of the analysis described in the article is to observe to what extent the previous task of agenda setting journalists and candidates about child and youth problems throughout the 2006 electoral period resulted in the improvement on quality of media reporting. Across the electoral year there was an effort to render sensitive journalist and candidates' committees about this issue. The article reports a content analysis of 54 Brazilian newspaper e 4 newscasts on the subject "children and youth problems" throughout the electoral year to measured the results of the previous effort. There had been a significant growth in space and time about children and youth problems. But Brazilian journalism (particularly newscasts) centralized news reporting on the candidates more than public policies, and lost the opportunity to qualify social reporting when relevant information were at hand.El objetivo del análisis descrita en el articulo es observar hasta que punto un agendamiento previo de periodistas y candidatos presidenciales respecto a problemas de los niños y adolescentes durante todo el año electoral de 2006 produjo un mejoramiento en la calidad de la cobertura periodística. Un trabajo de sensibilización de periodistas y comités electorales de los candidatos fue realizado durante todo el año para cualificar la información sobre este tema social. El artículo relata un análisis de contenido de 54 periódicos y 4 tele-noticieros brasileños que midió el impacto de ese agendamiento previo en la calidad de las noticias. Hubo un crecimiento significativo de las noticias sobre el tema. Sin embargo el periodismo brasileño (especialmente los tele-noticieros) ha centrado el foco en los candidatos mas que en las políticas públicas, perdiendo la oportunidad de calificar la cobertura social con informaciones relevantes que estaban disponibles.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2013-02-26T20:13:25Z2013-02-26T20:13:25Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOTTA, Luiz Gonzaga; ALENCAR, Railssa Peluti. Qualidade da informação: a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial. Intercom, São Paulo, v. 34, n. 1, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12229http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação destainfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Luiz GonzagaAlencar, Railssa Pelutiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-21T03:22:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/12229Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-21T03:22:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
Information quality : media social agenda in a presidential electoral year
Calidad de la información : la agenda social de los medios en un año electoral presidencial
title Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
spellingShingle Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
Motta, Luiz Gonzaga
Teoria do Agendamento
Cobertura social
Opnião pública
title_short Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
title_full Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
title_fullStr Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
title_full_unstemmed Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
title_sort Qualidade da informação : a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial
author Motta, Luiz Gonzaga
author_facet Motta, Luiz Gonzaga
Alencar, Railssa Peluti
author_role author
author2 Alencar, Railssa Peluti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Luiz Gonzaga
Alencar, Railssa Peluti
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria do Agendamento
Cobertura social
Opnião pública
topic Teoria do Agendamento
Cobertura social
Opnião pública
description O objetivo da análise descrita no artigo é observar até que ponto o trabalho de agendamento de jornalistas e candidatos a respeito de temas relacionados às crianças e adolescentes durante o período eleitoral de 2006 aumentou a qualidade da cobertura da mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano eleitoral a fim de qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e quatro telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário do período. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2013-02-26T20:13:25Z
2013-02-26T20:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTTA, Luiz Gonzaga; ALENCAR, Railssa Peluti. Qualidade da informação: a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial. Intercom, São Paulo, v. 34, n. 1, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12229
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002
identifier_str_mv MOTTA, Luiz Gonzaga; ALENCAR, Railssa Peluti. Qualidade da informação: a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial. Intercom, São Paulo, v. 34, n. 1, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12229
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580710478577664