Yurusanai : práticas interculturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45902 |
Resumo: | Este livro trata-se da jornada da performer e pesquisadora Elise Hirako na construção de sua performance solo Yurusanai, palavra japonesa que, por tradução livre, significa eu não posso perdoar. Nesta investigação, Hirako apresenta sua trajetória de vida com reflexões a partir dos conceitos de: performance intercultural, ritual, japonicidades e situação de solidão. Tal cruzamento, dá contorno a sua história e ancestralidade enquanto mulher nikkei construindo um trabalho artístico de forma solitária. Com o objetivo de construir cênicamente a obra Yurusanai, a performer refletiu sobre aspectos das práticas japonesas Kumiodori, Dança Butoh e Teatro Noh. Estes pensamentos, são apresentados ao público como um mapa, uma cartografia que coloca em e diálogo os artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e a bailarina alemã Mary Wigman. Adiante foram entrevistadas Maura Baiocchi, Rosa Saito, bem como analisada a obra criada por Hirako e Soraia Silva, Oriente Ocidente, que integram o universo de referências para a construção de Yurusanai. Ao final do livro encontra-se um breve panorama histórico do Cinquentenário da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis - GO. |
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Yurusanai : práticas interculturaisTeatroDança na arteButôEste livro trata-se da jornada da performer e pesquisadora Elise Hirako na construção de sua performance solo Yurusanai, palavra japonesa que, por tradução livre, significa eu não posso perdoar. Nesta investigação, Hirako apresenta sua trajetória de vida com reflexões a partir dos conceitos de: performance intercultural, ritual, japonicidades e situação de solidão. Tal cruzamento, dá contorno a sua história e ancestralidade enquanto mulher nikkei construindo um trabalho artístico de forma solitária. Com o objetivo de construir cênicamente a obra Yurusanai, a performer refletiu sobre aspectos das práticas japonesas Kumiodori, Dança Butoh e Teatro Noh. Estes pensamentos, são apresentados ao público como um mapa, uma cartografia que coloca em e diálogo os artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e a bailarina alemã Mary Wigman. Adiante foram entrevistadas Maura Baiocchi, Rosa Saito, bem como analisada a obra criada por Hirako e Soraia Silva, Oriente Ocidente, que integram o universo de referências para a construção de Yurusanai. Ao final do livro encontra-se um breve panorama histórico do Cinquentenário da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis - GO.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasUniversidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas2023-05-24T14:49:26Z2023-05-24T14:49:26Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfHIRAKO, Elise. Yurusanai: práticas interculturais. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2023. 296 p., il. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/381.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45902por(CC BY NC ND) A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens dessa obra é de Elise Hirako Dias.info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Elise Hirakoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-16T15:56:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/45902Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-16T15:56:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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