Um modelo evolucionário setorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5817 https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402001000300002 |
Resumo: | Este artigo apresenta um modelo evolucionário setorial de simulação que combina microfundamentos neo-schumpeterianos e pós-keynesianos e expõe alguns resultados preliminares das primeiras simulações. Estes resultados apontam, quanto a distintas condições do ambiente de mercado: o efeito positivo da taxa de crescimento da produtividade na fronteira tecnológica sobre a concentração de mercado; o efeito ambíguo do aprendizado, capaz de produzir um lock-in de firmas inovadoras pioneiras em tecnologias que se tornam eventualmente obsoletas; o efeito "anti-seletivo" de taxas de juros muito elevadas, endividando e prejudicando o esforço de investimento e o sucesso competitivo das inovadoras em benefício das imitadoras. Quanto à simulação das estratégias de preços, constatou-se: a maior seletividade de estratégias em que as firmas inovadoras dão mais peso ao mark-up desejado, gerando maior concentração de mercado, efeito que é atenuado pelo crescimento da demanda e pelo aprendizado; a importância, para a sobrevivência de empresas menos inovadoras, do feedback do desempenho competitivo sobre o mark-up desejado e o efetivo, aumentando a adaptabilidade das empresas às condições de seleção do mercado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Um modelo evolucionário setorialTaxa de crescimento - economiaConcentração de mercadoTaxa de jurosEste artigo apresenta um modelo evolucionário setorial de simulação que combina microfundamentos neo-schumpeterianos e pós-keynesianos e expõe alguns resultados preliminares das primeiras simulações. Estes resultados apontam, quanto a distintas condições do ambiente de mercado: o efeito positivo da taxa de crescimento da produtividade na fronteira tecnológica sobre a concentração de mercado; o efeito ambíguo do aprendizado, capaz de produzir um lock-in de firmas inovadoras pioneiras em tecnologias que se tornam eventualmente obsoletas; o efeito "anti-seletivo" de taxas de juros muito elevadas, endividando e prejudicando o esforço de investimento e o sucesso competitivo das inovadoras em benefício das imitadoras. Quanto à simulação das estratégias de preços, constatou-se: a maior seletividade de estratégias em que as firmas inovadoras dão mais peso ao mark-up desejado, gerando maior concentração de mercado, efeito que é atenuado pelo crescimento da demanda e pelo aprendizado; a importância, para a sobrevivência de empresas menos inovadoras, do feedback do desempenho competitivo sobre o mark-up desejado e o efetivo, aumentando a adaptabilidade das empresas às condições de seleção do mercado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents a sectoral evolutionary simulation model combining neo-Schumpeterian and Post-Keynesian microfoundations, and exhibits some preliminary results. As to different market environment conditions, the simulations suggest: a positive effect of productivity growth of the technological frontier on market concentration; an ambiguous result of "learning by doing", from which innovation leaders may be found "locked in" new technologies that eventually become obsolete; a "counter-selective" effect of very high interest rates which may increase innovators indebtedness to the extent of impairing their investment efforts and competitive success as compared to some imitators. As to different price strategies, major findings are: greater selectivity of strategies in which innovators put more emphasis on their own desired mark-up than on average market price, thus enhancing market concentration, an effect that can be restrained by higher market demand growth and "learning by doing"; the importance, for the survival of less innovative firms, of a feedback from competitive performance to desired and effective mark-ups (price strategies), which increases their adaptability to market selection conditions.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)2010-11-04T13:04:36Z2010-11-04T13:04:36Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPOSSAS, Mario Luiz et al. Um modelo evolucionário setorial. Revista Brasileira de Economia, v. 55, n. 3, p. 333-377, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbe/v55n3/a02v55n3.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2010. doi: 10.1590/S0034-71402001000300002.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5817https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402001000300002Oreiro, José Luís da CostaKoblitz, ArthurLicha, AntonioDweck, EstherPossas, Mario Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:37:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/5817Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:37:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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