Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23762 http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23762 |
Resumo: | Este trabalho possuiu por propósito analisar as estratégias utilizadas por estudantes concluintes da educação básica de uma escola pública quando postos frente a diferentes tipos de questões, as quais estavam classificados como exercícios, problemas rotineiros e não rotineiros, relacionadas aos conceitos de matemáticos de razão e proporção. Assim, buscou-se a partir de uma intersecção entre as literaturas da área de educação matemática encontrar meios de identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes, tanto individualmente quanto em grupo, verificando como esses indivíduos lidam com atividades dessas naturezas. Trata-se de uma proposta de estudo de caso, de método qualitativo, que por meio de diferentes instrumentos, como inventários, coleta de protocolos e observação, agrupar o maior número de informações. Pode-se observar que grande parte dos participantes demonstraram conhecer o algoritmo geralmente relacionado a regra de 3 simples (propriedade fundamental das proporções) obtendo sucesso na resolução dos exercícios, entretanto, diante dos problemas rotineiros e não rotineiros, obteve-se menor quantitativo de resultados corretos. Dessa forma, quanto maior a necessidade de interpretação e modelagem para se resolver o problema, menor o índice de acerto. Para a resolução dos problemas, os participantes, em sua maioria, optaram por realizar principalmente multiplicações e divisões ou outros procedimentos para resolvê-los, sendo que poucos utilizaram a regra de 3. Destaca-se também algumas dificuldades demonstradas pelos participantes, como interpretar os problemas, relacionar as grandezas e modelar o problema para a resolução. Esta pesquisa também evidenciou a desmotivação do alunado concluinte do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, bem como a fragilidade conceitual de elementos básicos relacionados a razão e proporção. |
id |
UNB_1b2db41a52fcbf3e6431d90390a51e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23762 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticosMatemática - conceitos e ensinoResolução (Matemática)RazãoProporçõesEste trabalho possuiu por propósito analisar as estratégias utilizadas por estudantes concluintes da educação básica de uma escola pública quando postos frente a diferentes tipos de questões, as quais estavam classificados como exercícios, problemas rotineiros e não rotineiros, relacionadas aos conceitos de matemáticos de razão e proporção. Assim, buscou-se a partir de uma intersecção entre as literaturas da área de educação matemática encontrar meios de identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes, tanto individualmente quanto em grupo, verificando como esses indivíduos lidam com atividades dessas naturezas. Trata-se de uma proposta de estudo de caso, de método qualitativo, que por meio de diferentes instrumentos, como inventários, coleta de protocolos e observação, agrupar o maior número de informações. Pode-se observar que grande parte dos participantes demonstraram conhecer o algoritmo geralmente relacionado a regra de 3 simples (propriedade fundamental das proporções) obtendo sucesso na resolução dos exercícios, entretanto, diante dos problemas rotineiros e não rotineiros, obteve-se menor quantitativo de resultados corretos. Dessa forma, quanto maior a necessidade de interpretação e modelagem para se resolver o problema, menor o índice de acerto. Para a resolução dos problemas, os participantes, em sua maioria, optaram por realizar principalmente multiplicações e divisões ou outros procedimentos para resolvê-los, sendo que poucos utilizaram a regra de 3. Destaca-se também algumas dificuldades demonstradas pelos participantes, como interpretar os problemas, relacionar as grandezas e modelar o problema para a resolução. Esta pesquisa também evidenciou a desmotivação do alunado concluinte do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, bem como a fragilidade conceitual de elementos básicos relacionados a razão e proporção.The purpose of this dissertation was the analyze of the strategies used by students who were finishing the basic education of a public school when they face different types of questions, which were classified as exercises, routine and non-routine problems related to the concepts of ratio and mathematicians proportion. Thus, it was sought from an intersection between the literature of the area of Mathematics education to find ways to identify the strategies used by the students, individually and in groups, verifying how these individuals deal with activities of this nature. It is a proposal case study of qualitative method used different instruments, like inventories, collection of protocol and observation to group the greater number of information as possible. It is possible to observe that most of the participants really know the algorithm generally related to rule of 3 simple (fundamental property of the proportions) obtaining success in the resolution of the exercises, however, by facing routine and non-routine problems, a lower number of correct results were obtained. This way, as long as they have to intepretat and model to resolve the problem, their results are low. To solve the problems, the majority of the participants have chosen to perform mainly multiplication and division or other procedures to solve them and just a few students used the rule of 3. It is also important to highlight some difficulties showed by the participants, such as interpreting the problems, relating the proportional quantities and modeling the problem for resolution. This research also has evidenced the demotivation of the high school graduate student of a public school in the Federal District, as well as the conceptual fragility of basic elements related to reason and proportion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGontijo, Cleyton HérculesSouza, Juliana Campos Sabino de2017-06-27T18:45:34Z2017-06-27T18:45:34Z2017-06-272017-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Campos Sabino de. Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23762http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23762A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:46:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/23762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:46:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
title |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos Souza, Juliana Campos Sabino de Matemática - conceitos e ensino Resolução (Matemática) Razão Proporções |
title_short |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos |
author |
Souza, Juliana Campos Sabino de |
author_facet |
Souza, Juliana Campos Sabino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Juliana Campos Sabino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - conceitos e ensino Resolução (Matemática) Razão Proporções |
topic |
Matemática - conceitos e ensino Resolução (Matemática) Razão Proporções |
description |
Este trabalho possuiu por propósito analisar as estratégias utilizadas por estudantes concluintes da educação básica de uma escola pública quando postos frente a diferentes tipos de questões, as quais estavam classificados como exercícios, problemas rotineiros e não rotineiros, relacionadas aos conceitos de matemáticos de razão e proporção. Assim, buscou-se a partir de uma intersecção entre as literaturas da área de educação matemática encontrar meios de identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes, tanto individualmente quanto em grupo, verificando como esses indivíduos lidam com atividades dessas naturezas. Trata-se de uma proposta de estudo de caso, de método qualitativo, que por meio de diferentes instrumentos, como inventários, coleta de protocolos e observação, agrupar o maior número de informações. Pode-se observar que grande parte dos participantes demonstraram conhecer o algoritmo geralmente relacionado a regra de 3 simples (propriedade fundamental das proporções) obtendo sucesso na resolução dos exercícios, entretanto, diante dos problemas rotineiros e não rotineiros, obteve-se menor quantitativo de resultados corretos. Dessa forma, quanto maior a necessidade de interpretação e modelagem para se resolver o problema, menor o índice de acerto. Para a resolução dos problemas, os participantes, em sua maioria, optaram por realizar principalmente multiplicações e divisões ou outros procedimentos para resolvê-los, sendo que poucos utilizaram a regra de 3. Destaca-se também algumas dificuldades demonstradas pelos participantes, como interpretar os problemas, relacionar as grandezas e modelar o problema para a resolução. Esta pesquisa também evidenciou a desmotivação do alunado concluinte do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, bem como a fragilidade conceitual de elementos básicos relacionados a razão e proporção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-27T18:45:34Z 2017-06-27T18:45:34Z 2017-06-27 2017-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Campos Sabino de. Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23762 http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23762 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Campos Sabino de. Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23762 http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508324279812096 |