Características da tarefa na percepção dos teletrabalhadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal do Acre e da Universidade Federal do Acre
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45239 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. |
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Características da tarefa na percepção dos teletrabalhadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal do Acre e da Universidade Federal do AcreTecnologia da informação e da comunicaçãoInstituto Federal do Acre (IFAC)Universidade Federal do Acre (UFAC)Características da tarefaTeletrabalhoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.O objetivo geral deste trabalho foi descrever as percepções sobre as ‘Características da Tarefa’ dos teletrabalhadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal do Acre (IFAC) e da Universidade Federal do Acre (UFAC). O referencial teórico contemplou teletrabalho com foco no setor público, desenho do trabalho e, de forma mais específica, as ‘Características da Tarefa’. Efetuou-se uma pesquisa descritiva com abordagem predominantemente quantitativa. Aplicaram-se questionários a uma amostra de 41 técnicos administrativos em educação da área de TIC, sendo 22 deles do IFAC e os 19 restantes, da UFAC. De forma complementar, efetuou-se a coleta de documentos a respeito das áreas de TIC. A operacionalização das ‘Características da Tarefa’ considerou 24 subcategorias agrupadas em 6 categorias (1. ‘Autonomia na Planificação do Trabalho’, 2. ‘Autonomia de Decisão e Realização’, 3. ‘Variedade de Tarefa’, 4. ‘Significado da Tarefa’, 5. ‘Identificação da Tarefa’ e 6. ‘Feedback do Trabalho’) e foi baseada no Work Design Questionnaire (WDQ), proposto por Morgeson e Humprey (2006) e validado para o Brasil por Borges-Andrade (2019). O tratamento dos dados empregou as estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica, com uso de análise de resíduos, sendo complementado por análise documental. Os principais resultados indicaram, no geral, 57,72% de percepções concordantes. Essas percepções diferenciaram-se para cinco categorias, destacando-se a percepção ‘concordo totalmente’ para a categoria ‘Variedade da Tarefa’. Constataram-se diferenças entre as percepções sobre subcategorias associadas a quatro categorias. Em adição, houve diferenças entre as percepções de teletrabalhadores da área de TIC do IFAC e da UFAC, sobre a categoria ‘Autonomia de Decisão e Realização’ e sobre duas subcategorias associadas a essa categoria. Esta pesquisa contribui para o estudo das características da tarefa de teletrabalhadores da área de TIC durante o contexto pandêmico, traz reflexões para gestores a respeito das categorias e subcategorias associadas a características da tarefa, na percepção de teletrabalhadores dessa área, bem como evidencia a possibilidade de aplicação do WDQ a trabalhadores da área de TIC atuantes em instituições públicas de ensino superior no País.The main objective of this work was to describe the perceptions about the ‘Task Characteristics’ of teleworkers in the Information and Communication Technology area (ICT) at the Federal Institute of Acre (IFAC) and the Federal University of Acre (UFAC). The theoretical reference included teleworking with a focus on the public sector, work design and, more specifically, the ‘Task Characteristics’. A descriptive research was carried out with a predominantly quantitative approach. Questionnaires were applied to a sample of 41 administrative technicians in education in the ICT area, 22 of them from IFAC and the remaining 19 from UFAC. Complementarily, documents were collected on the ICT areas. The operationalization of the characteristics of the task considered 24 subcategories grouped into 6 categories (1. Autonomy in work planning, 2. Autonomy of Decision and Realization, 3. Task Variety, 4. Task Meaning, 5. Task Identification and 6. Work Feedback) and was based on the Work Design Questionnaire (WDQ), proposed by Morgeson and Humprey (2006) and validated for Brazil by BorgesAndrade (2019). The data treatment used descriptive and non-parametric inferential statistics, using residual analysis, complemented by document analysis. The main results indicated, in general, 57.72% of concordant perceptions. These perceptions differed for five categories, with the ‘I totally agree’ perception standing out for the category ‘Task Variety’.There were differences between the perceptions on subcategories associated with four categories. In addition, there were differences between the perceptions of teleworkers from the ICT area of IFAC and UFAC on the category ‘Decision and Realization Autonomy’ and on two subcategories associated with this category. This research contributes to the study of the characteristics of the task of teleworkers in the ICT area during the pandemic context, brings reflections to managers regarding the categories and subcategories associated with the characteristics of the task, in the perception of teleworkers in this area, as well as evidences the possibility of application of the WDQ to ICT workers working in public higher education institutions in the country.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração PúblicaAlves, Carlos André de MeloSouza, Raimara Neves de2022-12-01T21:40:38Z2022-12-01T21:40:38Z2022-12-012022-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Raimara Neves de. Características da tarefa na percepção dos teletrabalhadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal do Acre e da Universidade Federal do Acre. 2022. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45239A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-25T19:38:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/45239Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-25T19:38:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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