A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Clara Bolzon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40685
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020.
id UNB_1b663adc15c949332592e9ad238098bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40685
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do ParanoáViolência escolarSegregação socioespacialTerritórioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020.A presente dissertação objetiva problematizar a questão da violência escolar, enquanto um fenômeno territorial complexo, com base nas abordagens propostas por Abramovay (2002; 2003; 2005; 2006; 2008; 2012; 2015), Abramovay e Rua (2002) e Sposito (1998; 2001), a partir de análises socioespaciais. A dimensão territorial foi embasada por teorias acerca do território como produto social assentado em relações de poder que perpassam pela dominação e/ou apropriação do espaço pelos agentes que o constituem (RAFFESTIN, 1993; SANTOS e SILVEIRA, 2001; HAESBAERT, 2003, 2004a, 2004b, 2004c, 2014; SAQUET, 2004). Deste modo, foi investigada a realidade socioeconômica da Região Administrativa do Paranoá (RA), Distrito Federal (DF), considerada como território segregado socioespacialmente, para, assim, analisar o processo da territorialização da violência no espaço escolar, através da realidade do Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF 02), localizado nessa RA. Vale ressaltar que essa análise partiu do seguinte questionamento: como analisar a territorialização da violência escolar produzida em territórios marcados pela segregação socioespacial? Segundo o embasamento teórico e as informações empíricas produzidas, a escola é considerada o espaço das multiterritorializações dos sujeitos que a formam, sendo, nessa perspectiva, o reflexo violento dos contextos socioespaciais desiguais tão presentes historicamente nas sociedades. Nesse sentido, a violência estrutural é entendida como aquela que potencializa o surgimento de outras (como as violências duras e incivilidades) que perpassam para o interior do espaço escolar e são territorializadas pelos alunos, na forma de diversas outras manifestações violentas como: o uso e o tráfico de drogas, ameaças, furtos, brigas (com agressões físicas e/ou verbais), abusos sexuais e estupros. A fundamentação metodológica dessa pesquisa possui abordagem qualitativa, na qual as técnicas escolhidas para a coleta de dados foram: a análise de documentos por meio da ata escolar e do prontuário individual dos alunos do CEF 02; entrevistas semiestruturadas com dois membros da escola e com a delegada de polícia da RA; avaliação dos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) e a seleção de reportagens sobre a violência escolar nas escalas mundo, Brasil e Distrito Federal. Para a interpretação dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo, a fim de alcançar o rigor necessário para seu desenvolvimento. Igualmente, foram utilizados trabalhos científicos que embasaram essa investigação. Contudo, foi observado que poucos são aqueles relacionados à temática em questão, menos ainda os que possuem viés geográfico. Dessa forma, essa pesquisa possui singularidades no que tange ao peso em contribuir geograficamente com reflexões sobre a violência escolar.This thesis aims to problematize the issue of school violence, as a complex territorial phenomenon, based on approaches proposed by Abramovay (2002; 2003; 2005; 2006; 2008; 2012; 2015), Abramovay and Rua (2002) and Sposito (1998; 2001), predicated on socio-spatial analyzes. The territorial dimension was supported by theories on territory as a social product based on power relations that permeate the domination and/or appropriation of a specific space by the agents that constitute it (RAFFESTIN, 1993; SANTOS and SILVEIRA, 2001; HAESBAERT, 2003, 2004a, 2004b, 2004c, 2014; SAQUET, 2004). In this manner, the socio-economic reality of the Administrative Region of Paranoá (RA), Distrito Federal (DF)—considered as a socio-spatially segregated territory—was investigated, in order to analyze the process of territorialization of violence in the school space; through the reality of the Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF 02), located in the RA. It is worth mentioning that the fundamental question of this research is: how to analyze the territorialization of school violence produced in territories marked by socio-spatial segregation? According to the theoretical basis and the empirical information produced, the CEF 02 is considered the space of the multi-territorialization of its subjects. In this perspective, the school represents the violent reflection of the unequal socio-spatial contexts so historically present in societies. In this regard, structural violence is understood as that which enhances the emergence of other types of violence (such as severe physical violence and incivilities), which permeate the school space and are territorialized by students, through several other violent manifestations such as: the trafficking and use of drugs, threats, thefts, fights (with physical and/or verbal aggression), sexual abuse and rapes. The methodological foundation of this thesis has a qualitative approach, and the techniques chosen for data collection were: the analysis of documents, through the school meeting minutes and the school records of CEF 02 students; semi-structured interviews with two school members and the RA police chief; evaluation of the Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) data and the selection of reports on school violence between global, national (Brazil) and local (Distrito Federal) scales. For data interpretation, content analysis was employed in order to achieve the necessary accuracy for its development. Likewise, scientific studies were used as support for this investigation. Nonetheless, it was observed that there are few studies related to the subject in question, and even fewer have a geographical bias. Therefore, this research has singularities regarding the importance of contributing geographically with reflections on school violence.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaAraújo Sobrinho, Fernando LuizSantos, Ana Clara Bolzon2021-04-28T13:28:35Z2021-04-28T13:28:35Z2021-04-282020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ana Clara Bolzon. A territorialização da violência escolar: um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá. 2020. 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40685A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:35:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/40685Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:35:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
title A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
spellingShingle A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
Santos, Ana Clara Bolzon
Violência escolar
Segregação socioespacial
Território
title_short A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
title_full A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
title_fullStr A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
title_full_unstemmed A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
title_sort A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá
author Santos, Ana Clara Bolzon
author_facet Santos, Ana Clara Bolzon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Clara Bolzon
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Segregação socioespacial
Território
topic Violência escolar
Segregação socioespacial
Território
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2021-04-28T13:28:35Z
2021-04-28T13:28:35Z
2021-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Clara Bolzon. A territorialização da violência escolar: um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá. 2020. 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40685
identifier_str_mv SANTOS, Ana Clara Bolzon. A territorialização da violência escolar: um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá. 2020. 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508364522061824