Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castioni, Remi, Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39611
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134
https://orcid.org/0000-0002-0793-1946
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0003-4238-0139
Resumo: O objetivo desse artigo é abordar a trajetória histórica da experiência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) e as suas contribuições para a avaliação do ensino médio no Distrito Federal. A partir das análises teóricas, bibliográficas e documentais, assinalamos que, por meio da compreensão das parametrizações avaliativas de tendência global e o histórico de construção do PAS, é possível detectar um inventário de elementos que o tornam referência para a entrada no Ensino Superior no país, assim como se apresenta como inovação no tocante às aberturas e às possibilidades para seu aperfeiçoamento e aprimoramento como sistema de avaliação, acompanhando o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo de seu percurso de escolarização no ensino médio.
id UNB_1bcb04b2f9bcc91f13259764da73c825
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39611
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médioSerial Evaluation Program from the University of Brasília : lessons towards the high school’s evaluationProgramme d'Évaluation par Étapes de l'Université de Brasília : leçons pour l'évaluation de lycéePrograma de Avaliação Seriada (PAS)Ensino médio - avaliaçãoEnsino SuperiorO objetivo desse artigo é abordar a trajetória histórica da experiência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) e as suas contribuições para a avaliação do ensino médio no Distrito Federal. A partir das análises teóricas, bibliográficas e documentais, assinalamos que, por meio da compreensão das parametrizações avaliativas de tendência global e o histórico de construção do PAS, é possível detectar um inventário de elementos que o tornam referência para a entrada no Ensino Superior no país, assim como se apresenta como inovação no tocante às aberturas e às possibilidades para seu aperfeiçoamento e aprimoramento como sistema de avaliação, acompanhando o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo de seu percurso de escolarização no ensino médio.The University of Brasília's Serial Evaluation Program (as know as PAS/UnB in Brazil) is one of the most successful in Brazil. The implementation of this program, its trajectory, challengs and development over the years is the main objective from this paper. Through an theoretical, bibliographic and documentary of the evaluative parameterizations of the global trend, and the history of construction of the PAS, it is possible to detect a set of elements that make the proposal a reference for entering Higher Education in the country. After these analyzes, the present study also presents an overview of the path and current scenario of the UnB's PAS, and the openings and possibilities for its improvement as an evaluation system, following the students' learning course over the their escolarization in the High School for their insertions in the professional and academic careers from the Higher Education.Le programme d'évaluation par étapes (connu sous nom de PAS en Brésil) de l'Université de Brasilia (UnB) est l'un des plus réussis du Brésil. La mise en oeuvre de ce programme, sa trajectoire, ses évolutions et son évolution au fil des années est l'objectif principal de cet article. Selon lequel à une théorique, bibliographique et documentaire analyse des paramétrisations évaluatives de la tendance mondiale et de l'histoire de la construction du PAS, il est possible de détecter un ensemble d'éléments qui font de la proposition une référence pour entrer dans l'enseignement supérieur dans le pays. Après ces analyses, la présente étude présente également une vue d'ensemble du parcours et du panorama actuel du PAS de l'Université de Brasília (UnB), ainsi que les ouvertures et possibilités d'amélioration en tant que système d'évaluation, en suivant le parcours d'apprentissage des étudiants au cours des leur scolarité parde Lycée Secondaire pour ses commencement dans les carrières professionnelles et académiques de L'Enseignement Supérieur.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia2020-11-09T16:19:02Z2020-11-09T16:19:02Z2020-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: lições para a avaliação do ensino médio. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 420-436, 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39611https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134https://orcid.org/0000-0002-0793-1946https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0003-4238-0139Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debate - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessKunz, Sidelmar Alves da SilvaCastioni, RemiAraújo, Gilvan Charles Cerqueira deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:39:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/39611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:39:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
Serial Evaluation Program from the University of Brasília : lessons towards the high school’s evaluation
Programme d'Évaluation par Étapes de l'Université de Brasília : leçons pour l'évaluation de lycée
title Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
spellingShingle Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Ensino médio - avaliação
Ensino Superior
title_short Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
title_full Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
title_fullStr Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
title_full_unstemmed Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
title_sort Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio
author Kunz, Sidelmar Alves da Silva
author_facet Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
author_role author
author2 Castioni, Remi
Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Ensino médio - avaliação
Ensino Superior
topic Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Ensino médio - avaliação
Ensino Superior
description O objetivo desse artigo é abordar a trajetória histórica da experiência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) e as suas contribuições para a avaliação do ensino médio no Distrito Federal. A partir das análises teóricas, bibliográficas e documentais, assinalamos que, por meio da compreensão das parametrizações avaliativas de tendência global e o histórico de construção do PAS, é possível detectar um inventário de elementos que o tornam referência para a entrada no Ensino Superior no país, assim como se apresenta como inovação no tocante às aberturas e às possibilidades para seu aperfeiçoamento e aprimoramento como sistema de avaliação, acompanhando o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo de seu percurso de escolarização no ensino médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09T16:19:02Z
2020-11-09T16:19:02Z
2020-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: lições para a avaliação do ensino médio. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 420-436, 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39611
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134
https://orcid.org/0000-0002-0793-1946
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0003-4238-0139
identifier_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: lições para a avaliação do ensino médio. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 420-436, 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39611
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134
https://orcid.org/0000-0002-0793-1946
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0003-4238-0139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580735394840576