Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frossard, Everson Lopes
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6603
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 1998.
id UNB_1c4c53fa3a170a90d6b9f5f4eac97e5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6603
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)Educação - aspectos sociaisBrasília (DF) - históriaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 1998.O presente trabalho tem como ponto de partida a problematização do '"Clichê" - "Escola, risonha e franca" tantas vezes mesmerizado ou reproduzido parafrasticamente em diferentes espaços discursivos. Tendo Brasília como cenário principal, o estudo tem como suportes empíricos fontes plurais trabalhadas em sintonia com a Linha de Pesquisa: História - Discurso, Imaginário e Cotidiano. Pós- Graduação em História/UnB. Assim, modulações do cotidiano da instituição escolar são consideradas em temporalidades que abarcam os primórdios da capital da República, os tempos de ditadura e o tempo presente. Ao longo de 3 capítulos, subcorpora constituídos de falas de atores sociais (professores e estudantes), discurso midiático em gênero distintos e uma breve incursão na "retórica das imagens", subsidiaram o pretendido acompanhamento entre falas e condições peculiares de sua emergência. Consideradas como "imagens caleidoscópicas" as representações trabalhadas são pontuadas, ao final, por um posicionamento do pesquisador quanto às transformações do cenário vigente. Para tanto, o imaginário radical tem, sem dúvida, um inestimável papel. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work has it's starting point centered around the problemizing of the clichê "The School, Cheerful and Sincere", so many times mesmerized or paraphrastically reproduced within different discoursive spatia. Brasília is the main scenery for the study, and empiricai support comes from plural sources developed in tune with the recearch line: "History - Discourse, Imaginary and Quotidian", within the Post Graduate Program of the Faculty of History of the University of Brasília. The modulations of the quotidian detected in the "school" as an institution are considered within temporalities that encompass: the early days of the Capital of the Republic, the epoch of the dicatorship government, and present times. Through three chapters, subcorpora constituted by speeches of social actors (teachers and pupils), mediatic discourses in different genera and also a brief incursion within the "rethoric of the images", establish subsidies for the aspired" sense accompaniaments" , based on the relationship between the speeches and the peculiar conditions of their emergency. Considered as "kaleidoscopical images",there presentations that were object of study are punctuated in the last part by aposture of the researcher ,inface to the changes of the current scenery. For such, the concept of “radical imaginary" has undoubtely a invaluablel role.Mello, Maria Therezinha Ferraz NegrãoFrossard, Everson Lopes2011-01-26T10:39:18Z2011-01-26T10:39:18Z1998-071998-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6603FROSSARD, Everson Lopes. Escola: "risonha e franca? ": "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:40:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/6603Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:40:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
title Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
spellingShingle Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
Frossard, Everson Lopes
Educação - aspectos sociais
Brasília (DF) - história
title_short Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
title_full Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
title_fullStr Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
title_full_unstemmed Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
title_sort Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
author Frossard, Everson Lopes
author_facet Frossard, Everson Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão
dc.contributor.author.fl_str_mv Frossard, Everson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - aspectos sociais
Brasília (DF) - história
topic Educação - aspectos sociais
Brasília (DF) - história
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 1998.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07
1998-07
2011-01-26T10:39:18Z
2011-01-26T10:39:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/6603
FROSSARD, Everson Lopes. Escola: "risonha e franca? ": "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6603
identifier_str_mv FROSSARD, Everson Lopes. Escola: "risonha e franca? ": "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990)
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508200947351552