Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Raquel Ramos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9220
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
id UNB_1c7c2b990aa4e14406941c469f52170d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9220
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolaresChildren's stories as a context for positive reinforcement of vocal verbal behavior of preschool childrenComportamento - avaliaçãoComportamento verbalEducação pré-escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.Este estudo teve como objetivo investigar se a história infantil "Branca de Neve e os Sete Anões" apresentada em mídia filme poderia ser um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças. Quatro meninos e quatro meninas, com idade entre 5 anos e 5 anos e 7 meses, foram distribuídos de acordo com duas condições. As crianças da Condição Controle participaram apenas de sessões de linha de base inicial e final, nas quais assistiram à primeira e à segunda parte do filme, respectivamente, sendo, em seguida, solicitadas a recontá-las individualmente. As crianças da Condição Experimental participaram dessas sessões de linha de base inicial e final, e também participaram de seis sessões individuais de treino, divididas em duas etapas. Na primeira etapa, a criança revia uma das seis cenas curtas selecionadas do filme e depois a discutia com a experimentadora. Na segunda etapa, a criança e a experimentadora descreviam e analisavam um dos seis desenhos impressos, elaborados a partir do tema central da cena à qual correspondia. Ao final da coleta de dados, as crianças da Condição Controle participaram de três sessões de treino, cujos dados também foram analisados. Todas as sessões foram gravadas em vídeo e transcritas, o que permitiu o registro da ocorrência de cada uma das treze estratégias comportamentais da experimentadora e das catorze categorias comportamentais das crianças, de acordo com as definições adotadas neste estudo. Não foram encontradas diferenças sistemáticas entre os desempenhos de meninos e meninas. Comparando-se as sessões de linha de base e de treino, observou-se claros aumentos da variedade e do total absoluto de ocorrências das estratégias comportamentais, acompanhados por aumentos similares das categorias comportamentais, que foram mais claros para as crianças da Condição Experimental. As estratégias comportamentais que envolviam perguntas, comentários, encorajamentos, apresentação de soluções alternativas e aprovação social foram as mais utilizadas pela experimentadora, enquanto que as categorias comportamentais que envolviam analisar, fantasiar, fazer pedidos ou perguntas e responder de forma simplificada foram as mais emitidas pelas crianças de ambas as condições, nas sessões de treino. Estes resultados indicam aspectos da interação experimentadora-criança que podem contribuir para o desenvolvimento do repertório verbal vocal. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of the present research was to investigate whether Snow white’s story presented in vídeo would be a context for positive reinforcement of children’s vocal verbal behavior. Four boys and four girls with ages ranging from 5 years old to 5 years old and 7 months were assigned to two conditions. Children from the Control Condition only participated in initial and final baseline sessions, in which they saw the first and second parts of the video, respectively, and then were asked to retell individually what they remembered. Children from the experimental condition participated in those initial and final baseline sessions and also in six individual training sessions, divided in two stages. In the first stage, the child saw one of six short scenes selected from the video, then discussed in with the experimenter. In the second stage, the child and the experimenter described and analyzed one of six drawings which werw based on the main theme of one corresponding scene from the video. After all data were collected, children from the control condition participated of three individual training sessions, also analyzed here. All sessions were videotaped and transcribed, allowing occurrences for each of 13 experimenter’s behavioral strategies and for 14 children’s behavioral categories to be recorded. No systematic differences were found between boys and girls’ perfomances. Comparing baseline and training sessions, increases were observed in the variety and in the absolute number of behavioral categories that occurred for the children. Behavioral strategies involving questioning, commenting, encouraging, presenting alternative solutions and presenting social approval were the most used by the experimenter, while behavioral categories involving analyzing, fantasying, making requests or questions and answering briefly were the most emitted by children of both conditions. Results indicate aspects of experimenter-child interactions that can contribute to the development of a child’s vocal verbal repertoire.Vasconcelos, Laércia AbreuÁvila, Raquel Ramos2011-09-08T12:27:40Z2011-09-08T12:27:40Z2011-09-082006-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfÁVILA, Raquel Ramos. Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares. 2006. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9220info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/9220Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
Children's stories as a context for positive reinforcement of vocal verbal behavior of preschool children
title Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
spellingShingle Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
Ávila, Raquel Ramos
Comportamento - avaliação
Comportamento verbal
Educação pré-escolar
title_short Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
title_full Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
title_fullStr Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
title_sort Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
author Ávila, Raquel Ramos
author_facet Ávila, Raquel Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Laércia Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Raquel Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento - avaliação
Comportamento verbal
Educação pré-escolar
topic Comportamento - avaliação
Comportamento verbal
Educação pré-escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-13
2011-09-08T12:27:40Z
2011-09-08T12:27:40Z
2011-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÁVILA, Raquel Ramos. Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares. 2006. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9220
identifier_str_mv ÁVILA, Raquel Ramos. Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares. 2006. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580684791611392