Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48423
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
id UNB_1ccf3108126700ec3fe0f2ef00cd275f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48423
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DFEnsino de geografiaPeriferia - Brasília (DF)Práticas pedagógicasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.A presente dissertação visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação da percepção dos estudantes considerando o conceito de periferia a partir do caso específico do Centro de Ensino Médio 02 do Gama. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, uma sequência didática norteada pela perspectiva socioconstrutivista foi desenvolvida, dotada de aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções e atividade de conclusão. Ao concluir o processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será apresentado em forma de um E-book, o qual é o produto da sequência didática. Isso transforma a Geografia não apenas em uma disciplina escolar, mas em uma ferramenta para promover as mudanças na realidade da periferia.This dissertation aims to understand how pedagogical practices in Geography contribute to shaping students' perceptions of the concept of the periphery, based on the specific case of Centro de Ensino Médio 02 do Gama. Geography teaching is responsible for introducing students to fundamental categories in the analysis of the periphery: territory, place and landscape, which together provide a unique theoretical basis for the construction of a peripheral identity. However, the aforementioned concepts are not addressed in order to bring students closer to the content; it is necessary to implement pedagogical practices that are attractive and meaningful to the student. By proposing the problematization of the periphery and its inhabitants based on the analysis of teaching methodologies in Geography, it is possible to understand how students relate to their periphery. In order to materialize the research, a didactic sequence guided by the socioconstructivist perspective was developed, with dialogue lectures inside and outside the school, questionnaires before and after the interventions, and a concluding activity. At the end of the process, CEM 02 students' Olhar da Periferia will be presented in the form of an E-book, which is the product of the didactic sequence. This transforms Geography not just into a school subject, but into a tool for promoting changes in the reality of the periphery.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSouza, Sergio Magno Carvalho dealexandre.xan@hotmail.comRodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa2024-06-26T17:57:30Z2024-06-26T17:57:30Z2024-06-262024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Alexandre de Pádua de Sousa. Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-26T18:30:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/48423Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-26T18:30:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
title Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
spellingShingle Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa
Ensino de geografia
Periferia - Brasília (DF)
Práticas pedagógicas
title_short Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
title_full Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
title_fullStr Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
title_full_unstemmed Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
title_sort Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF
author Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa
author_facet Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sergio Magno Carvalho de
alexandre.xan@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Periferia - Brasília (DF)
Práticas pedagógicas
topic Ensino de geografia
Periferia - Brasília (DF)
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-26T17:57:30Z
2024-06-26T17:57:30Z
2024-06-26
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Alexandre de Pádua de Sousa. Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48423
identifier_str_mv RODRIGUES, Alexandre de Pádua de Sousa. Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580698968358912