Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17133 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014. |
id |
UNB_1dea2f5f7ddd4308d22f59f96b8117fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/17133 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito FederalProject math every day : a case study in a public school of the Federal DistrictMatemática - estudo e ensinoJogos educativos - matemáticaEscolas - exercícios e jogosAprendizagem significativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014.Esta dissertação refere-se à investigação do projeto Matemática Todo Dia oferecido aos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Ceilândia, Distrito Federal, no contexto da disciplina de Matemática com um enfoque lúdico e a utilização de jogos. O estudo desenvolveu-se ao longo dos anos de 2012 e 2013. Pesquisou-se a contribuição do projeto Matemática Todo Dia para a formação dos estudantes da escola, bem como a relação social e educacional deste projeto na comunidade escolar. O trabalho foi desenvolvido dentro do paradigma qualitativo e seguiu uma metodologia de estudo de caso. A análise dos dados fez-se triangulando informações provenientes de diferentes fontes e diferentes instrumentos: observação participante, relatórios produzidos pelos estudantes, formulário de respostas online, entrevistas, questionários e consulta a documentos e matérias publicadas sobre o projeto. O referencial teórico aborda aspectos relevantes referentes à aprendizagem significativa e à assimilação e retenção do conhecimento na visão de David P. Ausubel e Marco Antonio Moreira. Sobre o jogo e o lúdico dialogou-se com Johan Huizinga, Tizuko Morchida Kishimoto, Regina Célia Grando entre outros autores. Verificou-se que essa escola apresentou excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio e nas Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, especialmente na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e que estes resultados se relacionaram com o projeto. Discutiram-se aspectos relacionais do projeto Matemática Todo Dia com a comunidade escolar apresentando dados sociais e educacionais norteadores para os objetivos da investigação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis concerns the investigation of the Math Every Day Project offered to high school students of a public school in the neighborhood Ceilândia, Brasilia, Brazil, in the context of the discipline of mathematics with a playful approach and the use of games. The study developed during 2012 and 2013. We intend to investigate the contribution of Math Every Day project for the training of students in the school, as well as social and educational regarding this project in the school community. The study was conducted within the qualitative paradigm and follows a case study methodology. Data analysis is made by triangulating information from different sources and different instruments: participant observation, reports produced by students online form responses, interviews, questionnaires and consultation documents and materials published on the project. The theoretical framework addresses relevant aspects pertaining to meaningful learning and retention of knowledge assimilation and the vision of David P. Ausubel and Marco Antonio Moreira, about the game and the playful dialogue with Johan Huizinga, Tizuko Morchida Kishimoto, Regina Célia Grando among other authors. It was found that this school shows excellent results in the National High School Exam and the Scientific Olympics and knowledge, especially in the Brazilian Mathematical Olympiad Public Schools and that these results relate to the project. It was discussed relational aspects of Everyday Mathematics project with the school community presenting guiding social and educational data for the purposes of research.Sá, Antônio Villar Marques deBarbosa, Marcos Paulo2014-11-28T14:08:50Z2014-11-28T14:08:50Z2014-11-282014-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Marcos Paulo. Projeto matemática todo dia: estudo de caso em uma escola publica do Distrito Federal. 2014. xiv, 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17133A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/17133Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal Project math every day : a case study in a public school of the Federal District |
title |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
spellingShingle |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal Barbosa, Marcos Paulo Matemática - estudo e ensino Jogos educativos - matemática Escolas - exercícios e jogos Aprendizagem significativa |
title_short |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
title_full |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
title_fullStr |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
title_sort |
Projeto matemática todo dia : estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal |
author |
Barbosa, Marcos Paulo |
author_facet |
Barbosa, Marcos Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Antônio Villar Marques de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Marcos Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Jogos educativos - matemática Escolas - exercícios e jogos Aprendizagem significativa |
topic |
Matemática - estudo e ensino Jogos educativos - matemática Escolas - exercícios e jogos Aprendizagem significativa |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-28T14:08:50Z 2014-11-28T14:08:50Z 2014-11-28 2014-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Marcos Paulo. Projeto matemática todo dia: estudo de caso em uma escola publica do Distrito Federal. 2014. xiv, 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17133 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Marcos Paulo. Projeto matemática todo dia: estudo de caso em uma escola publica do Distrito Federal. 2014. xiv, 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580853252685824 |