Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Rafael Barreiros
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Jurema Barreto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21764
https://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554
Resumo: A precificação das modalidades físicas feita pelos gestores de academias de ginástica e a persistência ou desistência de seus clientes suscitam questões sobre esquemas de reforço e punição intermitentes. O cliente paga, como punição, uma mensalidade para uma modalidade de exercício, podendo ser à vista ou parcelado. Ao mesmo tempo, frequenta quantas vezes quiser durante o período. Esta frequência está associada ao reforço de saúde e/ou estética condicionados pela atividade. Este trabalho investiga o efeito das condições punitivas estabelecidas pelo gestor de academia e dedicação dos indivíduos sobre o tempo de contrato em clientes de uma academia de ginástica. Por meio de delineamento correlacional, utilizaram-se dados de registro de 2094 clientes da academia ao longo de 666 dias. Os resultados revelam que os efeitos de atenuação punitiva programados pelo gestor interagem com a dedicação dos praticantes, desencadeando maiores tempos de contratos. Gestores podem, assim, estimular a frequência de ida às academias de ginástica por meio de precificação, fazendo com que clientes renovem contratos de prestação de serviço. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_1e2915c6d8b9ad24a5174e3eac8f18b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21764
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginásticaBehavioral chaining that encourages time contract with customers firness centerComportamento do consumidorExercícios físicosAcademias de ginásticaA precificação das modalidades físicas feita pelos gestores de academias de ginástica e a persistência ou desistência de seus clientes suscitam questões sobre esquemas de reforço e punição intermitentes. O cliente paga, como punição, uma mensalidade para uma modalidade de exercício, podendo ser à vista ou parcelado. Ao mesmo tempo, frequenta quantas vezes quiser durante o período. Esta frequência está associada ao reforço de saúde e/ou estética condicionados pela atividade. Este trabalho investiga o efeito das condições punitivas estabelecidas pelo gestor de academia e dedicação dos indivíduos sobre o tempo de contrato em clientes de uma academia de ginástica. Por meio de delineamento correlacional, utilizaram-se dados de registro de 2094 clientes da academia ao longo de 666 dias. Os resultados revelam que os efeitos de atenuação punitiva programados pelo gestor interagem com a dedicação dos praticantes, desencadeando maiores tempos de contratos. Gestores podem, assim, estimular a frequência de ida às academias de ginástica por meio de precificação, fazendo com que clientes renovem contratos de prestação de serviço. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe pricing of physical modalities made by fitness center managers and the persistence or the discontinuance of their customers raises questions about intermittent schemes of reinforcement and punishment. The practitioner pays, as punishment, a monthly fee, in cash or in installments, to exercise. At the same time, he or she attends any number of times over this period. This frequency is associated with health and or aesthetic reinforcement conditioned by the activity. This work investigates the effect of the punitive conditions established by the manager of the fitness center and the dedication of individuals on the time of contract with customers in a fitness center. We conducted a correlational research study, recording data of 2094 clients of the fitness center over 666 days. The results reveal that the effects of attenuation of the punishment programmed by the manager interact with the frequency of going to the fitness center, setting off more time of customer’s contracts. Managers can thus stimulate the frequency of going to the fitness center through pricing, causing customers to renew contracts of service.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)REMark2016-11-16T12:57:36Z2016-11-16T12:57:36Z2013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPORTO, Rafael Barreiros; SILVA, Jurema Barreto da. Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 64-84, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125>. Acesso em: 18 out. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21764https://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554Revista Brasileira de Marketing - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125. Acesso em: 18 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Rafael BarreirosSilva, Jurema Barreto daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:42:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/21764Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:42:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
Behavioral chaining that encourages time contract with customers firness center
title Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
spellingShingle Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
Porto, Rafael Barreiros
Comportamento do consumidor
Exercícios físicos
Academias de ginástica
title_short Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
title_full Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
title_fullStr Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
title_full_unstemmed Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
title_sort Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
author Porto, Rafael Barreiros
author_facet Porto, Rafael Barreiros
Silva, Jurema Barreto da
author_role author
author2 Silva, Jurema Barreto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
Silva, Jurema Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Exercícios físicos
Academias de ginástica
topic Comportamento do consumidor
Exercícios físicos
Academias de ginástica
description A precificação das modalidades físicas feita pelos gestores de academias de ginástica e a persistência ou desistência de seus clientes suscitam questões sobre esquemas de reforço e punição intermitentes. O cliente paga, como punição, uma mensalidade para uma modalidade de exercício, podendo ser à vista ou parcelado. Ao mesmo tempo, frequenta quantas vezes quiser durante o período. Esta frequência está associada ao reforço de saúde e/ou estética condicionados pela atividade. Este trabalho investiga o efeito das condições punitivas estabelecidas pelo gestor de academia e dedicação dos indivíduos sobre o tempo de contrato em clientes de uma academia de ginástica. Por meio de delineamento correlacional, utilizaram-se dados de registro de 2094 clientes da academia ao longo de 666 dias. Os resultados revelam que os efeitos de atenuação punitiva programados pelo gestor interagem com a dedicação dos praticantes, desencadeando maiores tempos de contratos. Gestores podem, assim, estimular a frequência de ida às academias de ginástica por meio de precificação, fazendo com que clientes renovem contratos de prestação de serviço. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2016-11-16T12:57:36Z
2016-11-16T12:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Rafael Barreiros; SILVA, Jurema Barreto da. Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 64-84, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125>. Acesso em: 18 out. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21764
https://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554
identifier_str_mv PORTO, Rafael Barreiros; SILVA, Jurema Barreto da. Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 64-84, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125>. Acesso em: 18 out. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21764
https://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REMark
publisher.none.fl_str_mv REMark
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508227054796800