Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Carlos Alberto Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10802
Resumo: Dissetação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de letras, Departamento de línguas estrangeiras e tradução, Programa de pós-graduação em linguística aplicada. 2012.
id UNB_1e42cc8bcac574063ab5296dbcce46b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10802
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguasProfessores de línguas - formaçãoFormação profissional - linguagem e línguasEstudo e ensinoDissetação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de letras, Departamento de línguas estrangeiras e tradução, Programa de pós-graduação em linguística aplicada. 2012.A formação de professores sempre foi uma área de muito interesse no cenário educacionalbrasileiro, especialmente sua subárea de formação de professores de línguas. Desde odescobrimento do Brasil, poucas foram as medidas em prol de um ensino escolar de línguasem nosso país. Nesse contexto, esta pesquisa longitudinal de cunho etnográfico compesquisador participante busca analisar, num só esforço, as várias dimensões pressupostas deum curso de formação inicial de professores de língua estrangeira para conhecer sua relativaforça contribuidora e almeja oferecer subsídios para a melhoria das condições de oferta doscursos de Letras no território nacional por meio da apresentação de um modelo inferido deformação condizente com os contextos mais típicos de ensino de línguas de um país que temcarências de um gigante em crescente evidência no cenário mundial. O modelo inferidoperpassa cinco dimensões distintas: tradição, ética, história, política e teoria. Desta forma,todas as particularidades do contexto foram observadas e analisadas, incluindo expectativas ecrenças, tradição de ensino e aprendizagem de línguas da região, políticas públicas para oensino de línguas e história da formação de professores de línguas. Para dar aos resultadosmaior confiabilidade, foi feita uma comparação entre o modelo inferido e o modelo observadona prática. Os resultados obtidos nos mostram deficiências na formação de professores delínguas e no processo reflexivo, de modo que novas mudanças se fazem necessárias. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTTeacher graduation has always been an interesting frame in Brazilian educational scenario,especially its subarea regarding language teacher graduation. Since the discovery of Brazilthere has been only few decisions towards language teaching scholar system in our country. Inthat context, this longitudinal research of ethnographic model aims to analyze all dimensionsof a language teacher graduation course at a time to learn its relative contributing power aswell to contribute to the quality increase of such courses all around Brazilian territory bypresenting an inferred model of teacher graduation that corresponds to the more typicallanguage learning contexts from a country which has giant needs and is in increasing evidencein world scenario. The inferred model involves five distinct dimensions: tradition, ethics,history, politics, and theory. This way all particularities of the observed context wereidentified as well as analyzed, including expectations and beliefs, language teaching andlearning tradition of the region, public politics for language teaching, and the history oflanguage teacher graduation and development. In order to give more validity to the results, acomparison was set between the inferred model and the real observed model. The resultsshow us deficiencies in language teacher graduation and on reflective process as well, andnew changes are necessary.Almeida Filho, José Carlos Paes dePavan, Carlos Alberto Gonçalves2012-06-25T12:00:01Z2012-06-25T12:00:01Z2012-06-252012-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAVAN, Carlos Alberto Gonçalves. Por inteiro e por extenso: o processo real de formação inicial de professores de línguas. 2012. XIII, 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10802info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/10802Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
title Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
spellingShingle Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
Pavan, Carlos Alberto Gonçalves
Professores de línguas - formação
Formação profissional - linguagem e línguas
Estudo e ensino
title_short Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
title_full Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
title_fullStr Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
title_full_unstemmed Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
title_sort Por inteiro e por extenso : o processo real de formação inicial de professores de línguas
author Pavan, Carlos Alberto Gonçalves
author_facet Pavan, Carlos Alberto Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavan, Carlos Alberto Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de línguas - formação
Formação profissional - linguagem e línguas
Estudo e ensino
topic Professores de línguas - formação
Formação profissional - linguagem e línguas
Estudo e ensino
description Dissetação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de letras, Departamento de línguas estrangeiras e tradução, Programa de pós-graduação em linguística aplicada. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25T12:00:01Z
2012-06-25T12:00:01Z
2012-06-25
2012-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAVAN, Carlos Alberto Gonçalves. Por inteiro e por extenso: o processo real de formação inicial de professores de línguas. 2012. XIII, 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10802
identifier_str_mv PAVAN, Carlos Alberto Gonçalves. Por inteiro e por extenso: o processo real de formação inicial de professores de línguas. 2012. XIII, 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508351563759616