Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29883
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976
Resumo: Um desenho de Gervasio Troche, representando um pai e uma filha caminhando, com a sombra da menina sendo maior que a projetada pelo pai, foi utilizado em uma proposta de reconceitualização de atividades experimentais, conforme conceituada por Hodson. A imagem foi apresentada a estudantes de óptica no ensino médio, que deveriam discutir sua possibilidade física, além de construir e testar um modelo experimental baseado na figura. Uma recriação dos modelos é apresentada nesse artigo, além da sua formulação algébrica e da descrição das atividades pedagógicas desenvolvidas. A atividade foi considerada motivadora para os estudantes, por permitir uma maior compreensão sobre os modelos da óptica geométrica e também sobre as práticas científicas.
id UNB_1e8473e9d868c05117da7f1fb2557418
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29883
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartumAn experimental activity about shadows inspired on a cartoonÓpticaSombrasFísica - estudo e ensinoCiências - estudo e ensinoUm desenho de Gervasio Troche, representando um pai e uma filha caminhando, com a sombra da menina sendo maior que a projetada pelo pai, foi utilizado em uma proposta de reconceitualização de atividades experimentais, conforme conceituada por Hodson. A imagem foi apresentada a estudantes de óptica no ensino médio, que deveriam discutir sua possibilidade física, além de construir e testar um modelo experimental baseado na figura. Uma recriação dos modelos é apresentada nesse artigo, além da sua formulação algébrica e da descrição das atividades pedagógicas desenvolvidas. A atividade foi considerada motivadora para os estudantes, por permitir uma maior compreensão sobre os modelos da óptica geométrica e também sobre as práticas científicas.A drawing by Gervasio Troche, depicting a father walking along with his daughter, shows a larger shadow for the girl. The image was used in a proposal for reconceptualization of experimental activities, as advocated by Hodson. The drawing was presented to optics high school students, and they should discuss their physical viability, and also build and test an experimental model based on the figure. A model was rebuilt and presented in this article, along with its algebraic formulation and the description of the educational activities. The activity was deemed motivational for students, as it allowed a greater understanding about the geometrical optics models and scientific practices.Instituto de Química (IQ)Sociedade Brasileira de Física2017-12-07T05:13:55Z2017-12-07T05:13:55Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 3507-1-3507-6, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29883http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976Revista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Jair Lúcio Pradosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-15T12:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/29883Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-15T12:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
An experimental activity about shadows inspired on a cartoon
title Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
spellingShingle Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Óptica
Sombras
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
title_short Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
title_full Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
title_fullStr Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
title_full_unstemmed Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
title_sort Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum
author Ribeiro, Jair Lúcio Prados
author_facet Ribeiro, Jair Lúcio Prados
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jair Lúcio Prados
dc.subject.por.fl_str_mv Óptica
Sombras
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
topic Óptica
Sombras
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
description Um desenho de Gervasio Troche, representando um pai e uma filha caminhando, com a sombra da menina sendo maior que a projetada pelo pai, foi utilizado em uma proposta de reconceitualização de atividades experimentais, conforme conceituada por Hodson. A imagem foi apresentada a estudantes de óptica no ensino médio, que deveriam discutir sua possibilidade física, além de construir e testar um modelo experimental baseado na figura. Uma recriação dos modelos é apresentada nesse artigo, além da sua formulação algébrica e da descrição das atividades pedagógicas desenvolvidas. A atividade foi considerada motivadora para os estudantes, por permitir uma maior compreensão sobre os modelos da óptica geométrica e também sobre as práticas científicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2017-12-07T05:13:55Z
2017-12-07T05:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 3507-1-3507-6, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29883
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976
identifier_str_mv RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 3507-1-3507-6, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300507&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29883
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580815637118976