Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Janczura, Gerson Américo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28926
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003
Resumo: Este estudo investigou a influência de diferentes treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados e em medidas neuropsicológicas e de humor. Dezesseis idosos participaram do programa que incluiu dois tipos de treinamentos que variavam quanto à semelhança com as atividades e o ambiente dos idosos na instituição. Os treinos tinham a duração de 60 minutos e ocorreram duas vezes por semana durante quase quatro semanas. Os resultados mostraram que ARFC foi influenciado pelo tipo de treinamento, e que a recordação livre para palavras foi melhor após o treinamento somente para o grupo de idosos alfabetizados, independentemente do tipo de treinamento. Não foram detectados efeitos no teste de reconhecimento de imagem e as sessões de treinamento afetaram positivamente os escores EDG.
id UNB_1f08fb6f914d18408e161d04baf7bbea
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28926
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Chariglione, Isabelle Patriciá FreitasJanczura, Gerson Américo2017-12-07T05:03:13Z2017-12-07T05:03:13Z2013-04CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas; JANCZURA, Gerson Américo. Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 13-22, jan./abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28926https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003Este estudo investigou a influência de diferentes treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados e em medidas neuropsicológicas e de humor. Dezesseis idosos participaram do programa que incluiu dois tipos de treinamentos que variavam quanto à semelhança com as atividades e o ambiente dos idosos na instituição. Os treinos tinham a duração de 60 minutos e ocorreram duas vezes por semana durante quase quatro semanas. Os resultados mostraram que ARFC foi influenciado pelo tipo de treinamento, e que a recordação livre para palavras foi melhor após o treinamento somente para o grupo de idosos alfabetizados, independentemente do tipo de treinamento. Não foram detectados efeitos no teste de reconhecimento de imagem e as sessões de treinamento afetaram positivamente os escores EDG.This study investigated the influence of different cognitive training procedures in memory, neuropsychological measures and mood of institutionalized elderly. Sixteen seniors attended the program which included two types of procedures that varied in terms of the similarity to the daily activities and environment of the institutionalized elderly. The training lasted 60 minutes and occurred twice a week for almost four weeks. The results showed that ARFC was influenced by the type of training; free recall for words was better after training only for literate individuals, regardless of training type. No positive effects were detected in picture recognition. Training sessions had a positive influence in GDS scores.Este estudio investigó la influencia de diferentes entrenos cognitivos en la memoria de ancianos institucionalizados y en medidas neuropsicológicas y del humor. Dieciséis ancianos participaron del programa que incluyó dos tipos de entrenamientos que variaban cuanto a la semejanza con las actividades y el ambiente de ancianos en la institución. Los entrenos tenían la duración de 60 minutos y ocurrieron dos veces por semana durante casi cuatro semanas. Los resultados mostraron que ARFC fue influenciado por el tipo de entrenamiento, y que el recuerdo libre para palabras fue mejor pasado el entrenamiento solamente para el grupo de ancianos alfabetizados, independientemente del tipo de entrenamiento. No fueron detectados efectos en el teste de reconocimiento de imagen y las sesiones de entrenamiento afectaron positivamente los escores EDG.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaPsico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessContribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizadosContributions of a cognitive training for the memory of institutionalized elderlyContribuciones de un entreno cognitivo para la memoria de ancianos institucionalizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCognição - idososIdosos - aspectos psicológicosAvaliação neuropsicológicaMemóriaReconhecimentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ContribuicoesTreinoCognitivo.pdfARTIGO_ContribuicoesTreinoCognitivo.pdfapplication/pdf295368http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28926/1/ARTIGO_ContribuicoesTreinoCognitivo.pdf06e44edeb1366ba40bb0493c4073eb1aMD51open access10482/289262023-06-04 19:07:13.579open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:07:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Contributions of a cognitive training for the memory of institutionalized elderly
Contribuciones de un entreno cognitivo para la memoria de ancianos institucionalizados
title Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
spellingShingle Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Cognição - idosos
Idosos - aspectos psicológicos
Avaliação neuropsicológica
Memória
Reconhecimento
title_short Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
title_full Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
title_fullStr Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
title_full_unstemmed Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
title_sort Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
author Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
author_facet Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Janczura, Gerson Américo
author_role author
author2 Janczura, Gerson Américo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Janczura, Gerson Américo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cognição - idosos
Idosos - aspectos psicológicos
Avaliação neuropsicológica
Memória
Reconhecimento
topic Cognição - idosos
Idosos - aspectos psicológicos
Avaliação neuropsicológica
Memória
Reconhecimento
description Este estudo investigou a influência de diferentes treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados e em medidas neuropsicológicas e de humor. Dezesseis idosos participaram do programa que incluiu dois tipos de treinamentos que variavam quanto à semelhança com as atividades e o ambiente dos idosos na instituição. Os treinos tinham a duração de 60 minutos e ocorreram duas vezes por semana durante quase quatro semanas. Os resultados mostraram que ARFC foi influenciado pelo tipo de treinamento, e que a recordação livre para palavras foi melhor após o treinamento somente para o grupo de idosos alfabetizados, independentemente do tipo de treinamento. Não foram detectados efeitos no teste de reconhecimento de imagem e as sessões de treinamento afetaram positivamente os escores EDG.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas; JANCZURA, Gerson Américo. Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 13-22, jan./abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28926
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003
identifier_str_mv CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas; JANCZURA, Gerson Américo. Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 13-22, jan./abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28926
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28926/1/ARTIGO_ContribuicoesTreinoCognitivo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06e44edeb1366ba40bb0493c4073eb1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405181239885824