A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jankowski, Claudia Vera
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6423
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
id UNB_1f282a84a60e90a0b75f043f0f815a2c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6423
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?Professores - formaçãoUniversidades e faculdadesExtensão universitáriaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.O presente estudo centra-se no reconhecimento das concepções presentes na universidade, responsáveis pelo movimento a uma tendência de mais valia da prática na formação profissional, especialmente nos cursos destinados à formação de professores. A hipótese aqui sustentada é de que a força para esta tendência repousa em aspectos que norteiam a constituição da instituição universitária, e nos princípios que fundamentam a relação que se estabelece entre o sistema econômico vigente e a educação brasileira. Esta pesquisa apoiou-se metodologicamente na análise de documentos que sustentam a estrutura universitária, bem como, em um trabalho de campo com um grupo de 63 alunos de curso de formação de professores na área de Ciências Biológicas, que responderam a um questionário. A partir deste primeiro instrumento, foi formado um grupo de discussão com 3 desses alunos, no qual foi feito o aprofundamento necessário nas questões pertinentes ao estudo em foco. Baseando-se em uma discussão teórica, a partir dos trabalhos de Bartholo Jr. (1986; 1992; 2001), Campos (2001), Polanyi (2000) e Tunes (2005), conclui-se que as concepções que fomentam esta valorização dos aspectos práticos da formação oportunizada pela universidade relacionam-se diretamente com as premissas do processo de mercantilização do conhecimento, advindo do atual sistema econômico, voltado para o mercado. Verifica- se, portanto, a presença de uma visão utilitarista representada pela prioridade dada à pesquisa aplicada e pela valorização dos aspectos práticos do conhecimento, os quais acredita-se vão permitir uma melhor aprendizagem e uma formação profissional mais próxima à realidade, o que também é visto como necessário e muito significativo no que diz respeito ao trabalho pedagógico do professor e, conseqüentemente, à sua formação. A contribuição deste trabalho assenta-se na reflexão sobre a universidade brasileira contemporânea e as concepções presentes em seu contexto, responsáveis por apoiar a visão utilitarista que serve como sustentáculo do processo de mercantilização do conhecimento, e como isso se faz muito presente nos cursos para formação de professores. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study is focused on the recognition of existing university conceptions responsible for a trend towards a surplus value of the practice on professional formation, mainly in courses addressed to teacher formation. The hypothesis sustained here is that the force behind this tendency relies upon aspects that drives universitary foundation and upon principles that base on a relation between present economic system and brazilian education. This research was methodologically based on the analysis of documents related to the university structure and also on a field survey on a group of 63 students from the Biological Science teacher formation course, followed by a discussion group formed by 3 of these students to further deepened study pertinent questions. From a theoretical discussion of Bartholo Jr. (1986; 1992; 2001), Campos (2001), Polanyi (2000) and Tunes (2005), one concludes that the conceptions behind such valorization relate directly to premises of the knowledge mercantilization process, as consequence of a turning towards market present economic system. Therefore, one observes the presence of an utililitarian vision, represented by the given priority to applied research and by the increase in value of the knowledge practical aspects, which are believed to permit a better learning and a more realistic professional formation. It is also seen as necessary and very significant to the teacher pedagogic work and consequently to its formation. The contribution of this work is reflect upon contemporary brazilian university and the conceptions presented on its context, responsible for an utilitarian vision that supports a mercantilization of the knowledge, which is very present on the teacher formation courses.Tacca, Maria Carmen Villela RosaJankowski, Claudia Vera2011-01-12T16:10:38Z2011-01-12T16:10:38Z2011-01-122006-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJANKOWSKI, Claudia Vera. A formação de professores na universidade: uma tendência a primazia da prática? 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6423info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/6423Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
title A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
spellingShingle A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
Jankowski, Claudia Vera
Professores - formação
Universidades e faculdades
Extensão universitária
title_short A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
title_full A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
title_fullStr A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
title_full_unstemmed A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
title_sort A formação de professores na universidade : uma tendência a primazia da prática?
author Jankowski, Claudia Vera
author_facet Jankowski, Claudia Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jankowski, Claudia Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Universidades e faculdades
Extensão universitária
topic Professores - formação
Universidades e faculdades
Extensão universitária
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03
2011-01-12T16:10:38Z
2011-01-12T16:10:38Z
2011-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JANKOWSKI, Claudia Vera. A formação de professores na universidade: uma tendência a primazia da prática? 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6423
identifier_str_mv JANKOWSKI, Claudia Vera. A formação de professores na universidade: uma tendência a primazia da prática? 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508343662739456