Empoderamento social, autoeficácia, bem-estar e saúde mental de jovens infratores brasileiros institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manuella Costa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45261
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2022.
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Ainda participaram 52 profissionais dos Centros de Internação, que responderam à Escala de Percepção dos Servidores. No conjunto dos resultados, destacam-se os indicadores de que as emoções, os relacionamentos positivos dos contextos socioeducativos e familiares têm impacto no bem-estar, controle sócio-político e autoeficácia dos jovens. Ainda se salienta a associação entre níveis de bem-estar e envolvimento sociopolítico dos jovens e a motivação intrínseca dos profissionais. Por outro lado, e em congruência às características da população, as associações entre consumo de álcool e ansiedade, entre consumo de drogas e controle sociopolítico e entre autoeficácia e autoavaliação do desempenho académico (negativa) alertam para fatores risco, que podem incentivar a perpetuação do crime. No mesmo sentido, as médias dos jovens em ansiedade e depressão são superiores às da população normativa do Brasil, sendo inferiores em bem-estar e autorregulação, comparativamente às dos jovens em liberdade. Na discussão, é focada uma tendência sistemática dos resultados, que indica que o ambiente relacional positivo, os espaços sociais de tempos livres e o sentimento positivo de futuro assumem um papel crucial na confiança e bem-estar dos jovens. Estes fatores são críticos no sucesso da reabilitação e inserção social. Nas conclusões, salienta-se que a natureza da intervenção socioeducativa deve incluir componentes de bem-estar, saúde mental e inserção social e profissional, e envolver educadores, adolescentes e comunidade, sem esquecer a população em geral, tal como preconizado pelas teorias ecológicas e de empoderamento social.Based on Sociocognitive Models and Positive Psychology, this research aims to identify factors of personal agency and the socio-educational and emotional environment that may have an impact on rehabilitation. The sample includes 195 young males, in juvenile detention centers in the Federal District, who voluntarily completed the Personal Data and Additive Behaviors Questionnaire, and the Scales: Objectives and Feelings of the Future, Perception of the Environment, Multidimensional Perceived Self-Efficacy, Development and Welfare, Sociopolitical Control for Youth and Beck's Inventory of Anxiety and Depression. 52 professionals from the Centers also participated, who responded to the Perception Scale of Servers. In the set of results, the indicators that emotions and positive relationships in socio-educational and family contexts have an impact on the well-being, socio-political control and self-efficacy of young people stand out. The association between levels of well-being and sociopolitical involvement of young people and the intrinsic motivation of professionals is also highlighted. On the other hand, and in congruence with the characteristics of the population, the associations between alcohol consumption and anxiety, between drug use and sociopolitical control and between self-efficacy and self-assessment of academic performance (negative) alert to risk factors that can encourage perpetuation of the crime. In the same sense, the averages of young people in anxiety and depression are higher than those of the normative population in Brazil, being lower in terms of wellbeing and self-regulation, compared to young people in freedom. In the discussion, a systematic trend of the results is focused, which indicates that the positive relational environment, the social spaces for free time and the positive feeling of the future play a crucial role in the confidence and well-being of young people. These factors are critical for the success of rehabilitation and social inclusion. In the conclusions, it is highlighted that the nature of the socio-educational intervention must include components of wellbeing, mental health and social and professional insertion, and involve educators, adolescents and the community, without forgetting the general population, as recommended by ecological and of social empowerment.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)Programa de Pós-Graduação em Ciências do ComportamentoTeixeira, Maria OdíliaCruz, Antonio Pedro de Mellomanuellapsi@yahoo.com.brSilva, Manuella Costa da2022-12-05T22:04:34Z2022-12-05T22:04:34Z2022-12-052022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Manuella Costa da. Empoderamento social, autoeficácia, bem-estar e saúde mental de jovens infratores brasileiros institucionalizados. 2022. 219 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45261A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-30T10:31:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/45261Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-30T10:31:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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