Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1176
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2008.
id UNB_1fd838d82c791117e5c2adcfabeda49e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1176
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006InternetEleiçõesCiência humanaEstudo eleitoralPartidos políticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2008.A pesquisa analisa o uso da Internet na campanha presidencial brasileira, de agosto a outubro de 2006. Ela parte da visão de que a Internet pode aumentar a participação cidadã, ampliar o acesso à informação política e partidária, enriquecer o debate programático e organizar a campanha de maneira que se aproxime dos ideais democráticos. Com isso, seu propósito é verificar quais variáveis levam à participação on-line e se as TICs podem ser consideradas outra variável para definir o voto. O uso da Internet pelos candidatos em 2006 foi impulsionado por três fatores: 1) uma nova legislação eleitoral que restringiu despesas em diversas áreas; 2) a forte oposição da mídia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputava a reeleição; 3) o crescimento do acesso à Internet, que alcançou quase 25% do eleitorado. Como resultado, o número de sites eleitorais no Brasil (incluindo os candidatos a presidente, governador, senador e deputado) saltou de 542, nas eleições de 2002, para 2.640, em 2006. A pesquisa inclui três bases de dados: a) os e-mails enviados aos principais candidatos: o presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, da oposição; b) as mensagens trocadas em sites de relacionamentos nas comunidades virtuais desses candidatos e dos senadores Cristovam Buarque e Heloísa Helena, que também disputaram a Presidência; c) os sites eleitorais dos quatro candidatos. Algumas das variáveis utilizadas na pesquisa são: gênero, educação, idade, religião, partido, ocupação ou carreira, entre outras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research analyses the use of the Internet in the electoral campaign to Brazilian Presidency, from August to October 2006. It assumes that the Internet can be used to improve the citizens participation, amplify the access to political information, enrich the program debate and organize the campaign in ways that move it closer to democratic ideals. Considering this, its purpose is to verify what variables lead to the participation on line and if the ICTs can be considered as another variable to define the vote. The use of the Internet by candidates in 2006 was boosted by three factors: 1) a new electoral legislation that restricted expenses in several areas; 2) the strong oposition of the media towards the President Luiz Inácio Lula da Silva, who run for re-election; 3) the growth of the Internet access, that reached almost 25% of Brazilian voters. As a result, the number of electoral websites in Brazil (including the candidates who run for President, Governor, Senator and Deputy) has jumped from 542, in 2002, to 2,640, in 2006. The research includes three databases: a) the e-mails sent to the major candidates: President Luiz Inacio Lula da Silva and the opositionist Geraldo Alckmin, a former governor from São Paulo (the richest Brazilian State). b) the messages posted in social network services of those candidates and the senators Cristovam Buarque and Heloísa Helena, who also run for Presidency. c) the websites of those four candidates. Some of the variables used in the research are: gender, education, age, religion, partisanship, occupation or career, amoung others.Batista, Carlos MarcosBrandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes2009-02-10T16:58:24Z2009-02-10T16:58:24Z2009-02-10T16:58:24Z2009-02-102008-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANDÃO JÚNIOR, Francisco de Assis Fernandes. Palanques virtuais: a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006. 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1176info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:52:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/1176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:52:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
title Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
spellingShingle Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
Brandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes
Internet
Eleições
Ciência humana
Estudo eleitoral
Partidos políticos
title_short Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
title_full Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
title_fullStr Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
title_full_unstemmed Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
title_sort Palanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006
author Brandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes
author_facet Brandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Carlos Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Eleições
Ciência humana
Estudo eleitoral
Partidos políticos
topic Internet
Eleições
Ciência humana
Estudo eleitoral
Partidos políticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-14
2009-02-10T16:58:24Z
2009-02-10T16:58:24Z
2009-02-10T16:58:24Z
2009-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO JÚNIOR, Francisco de Assis Fernandes. Palanques virtuais: a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006. 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1176
identifier_str_mv BRANDÃO JÚNIOR, Francisco de Assis Fernandes. Palanques virtuais: a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006. 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580723723141120