A transferência na clínica psicanalítica com crianças em sofrimento psíquico grave
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1474 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2008. |
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A transferência na clínica psicanalítica com crianças em sofrimento psíquico graveSofrimentoPsicologia infantilPsicanálise infantilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2008.A área de interesse desta dissertação é a psicanálise com crianças em sofrimento psíquico grave, e o objeto de pesquisa é a relação transferencial com essas crianças. Primeiramente, reflete-se sobre o sofrimento psíquico grave adotando a postura clínica de escutar o sujeito para além da patologia e do sintoma, pensando o sujeito como um ser com singularidades e com particularidades. Em seguida, investiga-se e discute-se sobre as formas de abordar e de analisar a transferência na clínica psicanalítica com crianças em sofrimento psíquico grave e ainda identificam-se algumas das especificidades da relação transferencial nessa clínica. Posteriormente, demonstra-se a importância de pensar o manejo da transferência para além dos limites da interpretação e resgata-se a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial. Realiza-se um estudo teórico a partir das obras de Freud, de Klein e de Winnicott, priorizando os textos sobre transferência, e relata-se a evolução do tratamento de duas crianças em sofrimento psíquico grave, enfocando as especificidades e as mudanças na relação transferencial com cada criança. Discute-se a importância de pensar a transferência na clínica com crianças em sofrimento psíquico grave não apenas como uma forma de re-significação de sentido e de significado de algo vivido, mas também como uma forma de constituir o vivido na relação atual com a analista. A relação transferencial é vista como lugar privilegiado para a instauração de experiências inaugurais, do não vivido e do por viver _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe area of interest in this dissertation is the psychoanalysis with children in serious psychic suffering, aiming the transferencial relationship with them. Firstly, it reflects on the serious psychic suffering, adopting the clinical posture of listen the subject beyond the pathology and the symptoms, thinking the subject as a being with his own singularities and particularities. Next, the ways of thinking and analyzing the transference with children in serious psychic suffering are investigated and discussed, and also its specificities are identified. Subsequently, the importance of thinking the transferencial handling far beyond the limits of the interpretation is demonstrated, bringing back the importance of non-verbal sensorial bonds in the transferencial relationship. A theoretical study on Freud, Klein and Winnicott works is carried out, especially their texts on transference and an evolution of the treatment of two children in serious psychic suffering is related, focusing on the specificities and changing in the transferencial relationship with each child. This dissertation discusses about the importance of thinking clinical transference with children in serious psychic suffering not only as a resignification of the meaning of something experienced, but also as a way to constitute what is experienced in the relationship with the analyst. The transferencial relationship is seeing as a privileged place for the establishment of inaugural experiences, some of them not yet lived and others which are to be livedTafuri, Maria IzabelJanuário, Lívia Milhomem2009-03-20T17:25:42Z2009-03-20T17:25:42Z2009-03-202008-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJANUÁRIO, Lívia Milhomem. A transferência na clínica psicanalítica com crianças em sofrimento psíquico grave. 2008. 209 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)- Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1474info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:23:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/1474Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:23:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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