Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36198
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701
http://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.
id UNB_20a162877bef69ae518e7144944e63d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36198
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Das memórias a uma história sensorial da escola na província do ParanáFrom the memories to a sensorial history of the school in the province of ParanáEducação - históriaSéculo XIXCulturaPartindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.Based on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação2020-01-23T12:10:43Z2020-01-23T12:10:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36198http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701http://orcid.org/0000-0003-4677-5816InglêsporThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dosreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:22:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/36198Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:22:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná
title Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
spellingShingle Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Educação - história
Século XIX
Cultura
title_short Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
title_full Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
title_fullStr Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
title_full_unstemmed Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
title_sort Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - história
Século XIX
Cultura
topic Educação - história
Século XIX
Cultura
description Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-23T12:10:43Z
2020-01-23T12:10:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36198
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701
http://orcid.org/0000-0003-4677-5816
identifier_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36198
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701
http://orcid.org/0000-0003-4677-5816
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508403478757376