Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leonardo Bleggi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39579
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_20a88cbe7f290e595f06b17780b6d19e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39579
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popularMúsica - instrução e estudoTeoria musicalViolão - instrução e estudoMilonga PampeanaMaterial didáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.O presente trabalho apresenta a confecção de um material pedagógico e minha reflexão sobre a busca por utilizar as práticas de aprendizagem de músicos populares (GREEN, 2002) no ensino do violão popular em escolas formais de ensino. Minhas motivações para tal partiram da necessidade de ampliar o repertório musical dos alunos dando ênfase à função do violão acompanhador (THOMAZ, 2018). Um dos desafios docentes dessa tarefa estava diretamente relacionado à procura da compatibilidade entre o gênero musical ensinado e o interesse e gosto musical dos alunos. A fundamentação teórica deste trabalho se dá sob a luz da teoria do significado musical de Green (1997, 2008). Considerando tal teoria e tendo ela como base para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que utiliza as práticas de músicos populares no ensino formal, intenciona-se ressignificar a experiência musical dos alunos por meio do envolvimento direto com o fazer musical. Esse material pedagógico, o e-book Milonga Pampeana, é fruto deste estudo que se encontra inspirado no modelo pedagógico (T)EC(L)A/ C(L)A(S)P de Swanwick (1979) e na abordagem de aprendizagem informal de Green (2008). Cabe ressaltar, ainda, que o material pedagógico é resultado do desenvolvimento e do aprimoramento de estratégias pedagógicas utilizadas na oficina de “Violão Acompanhamento: um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” realizada no 40o Curso de Verão da Escola de Música de Brasília. Todas as etapas relevantes para a confecção do e-book Milonga Pampeana são apresentadas criticamente neste trabalho, que leva em consideração a minha experiência docente nesses quase vinte anos de ensino. Espera-se que este trabalho contribua para as áreas da educação musical, da música popular e para a formação de alunos e professores.This work presents the making of a pedagogical material and my reflection on attempts to implement popular musicians’ learning practices (GREEN, 2002) while teaching popular guitar in formal teaching contexts. My motivation was based on the need of broadening students’ music repertoire emphasising the role of accompanying guitar (THOMAZ, 2018). One of the challenges of this teaching task was directly linked to the search of musical genres that students could enjoy and be interested in. This work is grounded on Green’s (1997; 2008) theory of musical meaning. It has been the basis of the pedagogical material that tried popular musicians’ practices in the formal teaching as an attempt to re-signify students’ musical experience through ‘hands-on’ musical practices. That pedagogical material is the e-book Milonga Pampeana, a product of this study inspired by Swanwick’s (1979) C(L)A(S)P model and by Green’s (2008) informal learning practices. It is worth pointing that the pedagogical material is the development and enhancement of teaching strategies used in the workshop “Violão Acompanhamento: um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” that took place during the 40th Summer Course offered by the Escola de Música de Brasília [Brasília Music School]. All the relevant steps to prepare the e-book Milonga Pampeana are critically presented in this work, which reflects my experience of teaching for nearly twenty years. I hope this work can contribute to the fields of music education, popular music and to the education of both teachers and students.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalNarita, Flávia Motoyamaleobleggi76@gmail.comAraujo, Leonardo Bleggi2020-10-22T14:41:15Z2020-10-22T14:41:15Z2020-10-222020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Leonardo Bleggi. Milonga Pampeana: estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular. 2020. 28 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39579info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/39579Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
title Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
spellingShingle Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
Araujo, Leonardo Bleggi
Música - instrução e estudo
Teoria musical
Violão - instrução e estudo
Milonga Pampeana
Material didático
title_short Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
title_full Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
title_fullStr Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
title_full_unstemmed Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
title_sort Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
author Araujo, Leonardo Bleggi
author_facet Araujo, Leonardo Bleggi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Narita, Flávia Motoyama
leobleggi76@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leonardo Bleggi
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Teoria musical
Violão - instrução e estudo
Milonga Pampeana
Material didático
topic Música - instrução e estudo
Teoria musical
Violão - instrução e estudo
Milonga Pampeana
Material didático
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22T14:41:15Z
2020-10-22T14:41:15Z
2020-10-22
2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Leonardo Bleggi. Milonga Pampeana: estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular. 2020. 28 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39579
identifier_str_mv ARAUJO, Leonardo Bleggi. Milonga Pampeana: estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular. 2020. 28 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508347310735360