A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cinara Baccili
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23326
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23326
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
id UNB_20de9dfe3881a561a5a21f4f2cd00ac9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23326
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MSMúsicos - formação profissionalRegência de corosEducação musicalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.Esta pesquisa envolve um estudo sobre a constituição da profissionalidadedos regentes de coros infanto-juvenis da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul durante o início profissional na tentativa de compreender de que forma os profissionais atuantes têm articulado os conhecimentos adquiridos durante seu processo formativo com os diferentes contextos em que atuam. A linha teórica foi construída considerando os conceitos de Monteiro (2010), Morgado (2011), Rocha (2012), Lüdke (2004), Teixeira e Leal (2012), Lima et al. (2007), Roldão (2005) e Sacristàn (1999), que compreendem a profissionalidade como tudo que envolve o perfil de uma profissão, onde há uma relação direta entre os aspectos do exercício prático profissional somado às questões de formação e o desenvolvimento de suas qualidades profissionais. Para tanto seguimos o procedimento metodológico apoiado na pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos, utilizando um questionário para a realização da coleta de dados iniciais para mapear as características gerais da formação dos regentes da região. A partir dos dados iniciais foram escolhidos cinco regentes de coros infanto-juvenis, atuantes em Campo Grande – MS, para que fossem realizadas entrevistas de aprofundamento. A seleção destes sujeitos foi orientada pelos seguintes critérios: ter o início do exercício profissional em regência infanto-juvenil na cidade de Campo Grande, ter a atuação profissional em coros infanto-juvenis a menos de 10 anos e disponibilidade em contribuir com a pesquisa. Em seguida, são apresentados dados coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas onde foram analisadas as principais características destes profissionais e, assim, demonstramos como se dá a constituição de sua profissionalidade. Esta análise foi construída apoiada em três categorias básicas: ação profissional dos regentes corais infanto-juvenis; elementos da profissionalidade; formação profissional e nos mostrou que a profissionalidade desses regentes envolve conhecimentos e habilidades da área musical e do universo docente. Além disso, a opção para a atuação na área de regência veio da necessidade de profissionais pelo mercado de trabalho e os dados mostraram a urgência de um intenso diálogo e intercâmbio entre o processo formativo – especialmente na articulação de conhecimentos entre a universidade e a realidade encontrada no mundo do trabalho.This research involves a study on the professionalization and on the establishment of professionality of conductors of children and youth choirs in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul in the beginning professional. The principal aim is to understand how the working professionals have articulated the knowledge acquired during their formative process with the different contexts in which they operate. The theoretical line was built considering the concepts of Monteiro (2010), Morgado (2011), Rocha (2012), Lüdke (2004), Teixeira and Leal (2012), Lima et al. (2007), Roland (2005) and Sacristan (1999), comprising the professionality as everything involving the profile of a profession where there is a direct relationship between the aspects of professional practice exercise added to the training issues and to the development of their professional qualities. We follow the methodological approach supported in qualitative research of a multiple case study. A questionnaire was used to collect data about the general characteristics of the region's choir conductors. With this initial information, five conductors of child and youth choirs of Campo Grande were chosen to make depth interviews. The selection was made using the following criteria: to have initiated their professional child and youth choir conducting in the city of Campo Grande – MS, to have less than ten years of professional experience in child and youth choir conducting and be available to contribute with the research. Following that, the collected data was analysed through three categories: professional action, elements of professionality and professional training. This analysis showed that the professionality of these conductors involves knowledge and skills from the musical and the teacher worlds. Besides that, the option for the choirs conducting was demanded by the labor market and the data showed the urgency of an intense dialogue and exchange between the formative process – especially at the university – and the working reality.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPereira, Marcus Vinícius MedeirosRibeiro, Cinara Baccili2017-04-19T11:39:09Z2017-04-19T11:39:09Z2017-04-192016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Cinara Baccili. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23326http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23326A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/23326Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
title A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
spellingShingle A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
Ribeiro, Cinara Baccili
Músicos - formação profissional
Regência de coros
Educação musical
title_short A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
title_full A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
title_fullStr A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
title_full_unstemmed A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
title_sort A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS
author Ribeiro, Cinara Baccili
author_facet Ribeiro, Cinara Baccili
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cinara Baccili
dc.subject.por.fl_str_mv Músicos - formação profissional
Regência de coros
Educação musical
topic Músicos - formação profissional
Regência de coros
Educação musical
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-19T11:39:09Z
2017-04-19T11:39:09Z
2017-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Cinara Baccili. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23326
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23326
identifier_str_mv RIBEIRO, Cinara Baccili. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23326
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.23326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508338172395520