Mídia e Terceiro Setor : como as ONGs promovem a cultura de paz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5062 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006. |
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Mídia e Terceiro Setor : como as ONGs promovem a cultura de pazMídiaTerceiro setorOrganizações não-governamentaisCultura de pazDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.Esta pesquisa busca fazer uma análise das rotinas de agendamento na mídia, promovidas por três organizações do Terceiro Setor que atuam na área de políticas públicas de segurança – SOU DA PAZ, VIVA RIO e CONVIVE – a fim de verificar quais estratégias e instrumentos de agendamento e mobilização social são utilizados para a promoção da Cultura de Paz, e como estes podem contribuir para a implantação de um novo paradigma de valores-notícia que priorizem o protagonismo social e o interesse público. Com o objetivo de identificar as estratégias utilizadas, foram observadas as ações de comunicação das referidas instituições, utilizando a metodologia do Estudo de Caso. Vale ressaltar que as organizações estão localizadas em três diferentes cidades, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Busca-se, assim, analisar as razões pelas quais a promoção midiática das ações voltadas para a Cultura de Paz constitui uma árdua e cotidiana tarefa, em contraste com a publicização espontânea dedicada à violência. A hipótese principal da pesquisa é a de que a divulgação de notícias voltadas ao interesse público, bem como as experiências bemsucedidas nessas áreas, normalmente não encontram receptividade nos meios de comunicação, sendo necessário que as organizações, para conseguir espaço e visibilidade midiáticos, fundamentais à realização de seus objetivos, recorram a artifícios de espetacularização e produção de ações performáticas. O acompanhamento das ações e o levantamento dos dados aconteceram no período de junho de 2003 a novembro de 2005, durante o qual foi sancionada a Lei 10.826/2003 conhecida como Estatuto do Desarmamento, e realizado o primeiro referendo da História do Brasil, para decidir sobre a proibição ou não da comercialização de armas de fogo e munição. A análise das ações foi realizada à luz da Teoria do Agendamento, no entanto, sob uma nova perspectiva, isto é, de um contra-agendamento, no sentido da sociedade para os meios de comunicação. A pesquisa, afinal, revelou uma rede de instituições realmente organizada e altamente profissionalizada, consciente dos objetivos que deseja alcançar e dos meios necessários para alcançá-los, atuando ao lado de uma mídia ainda revestida dos tradicionais valores-notícia, entretanto, bem mais permeável às ações voltadas ao desenvolvimento humano e social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to analyze the agenda-setting routine in the media, promoted by three third sector organizations that work in the area of public safety – SOU DA PAZ, VIVA RIO e CONVIVE – in order to identify which agenda-setting and social mobilization tools and strategies are employed to promote a Culture of Peace and how these may contribute to the development of a alternative news value paradigm that sets social protagonism and public interest as a priority. In order to identify the strategies that these organizations employed, their communications actions were observed by using a case study methodology. It should be pointed out that these organizations are based in three different cities: São Paulo, Rio de Janeiro and Brasília. Thus the study sought to analyze the reasons why the media promotion of actions aimed at a Culture of Peace represent a difficult and continuous task, in contrast to the spontaneous publicizing of violence. The main hypothesis of the study is that the reporting of news in the public interest as well as successful experiences in these areas do normally not meet with much receptiveness in the media, making it necessary for the organizations to resort to such measures as spectacularization and the production of performatic actions so as to obtain the space and visibility in the media which are fundamental for the achievement of their goals. The observation of the communications actions and the gathering of the data were carried out in the period between June 2003 and November 2005, during which Law 10.126/2003 known as the Disarmament Statute was passed and the first referendum in Brazilian history was held in order to decide whether the trade of firearms and ammunition should be banned or not. The analysis of the actions was conducted in light of the Agenda-Setting Theory, though from a new perspective, one of counter agenda-setting, that is, an agenda-setting going from the society towards the media. The perspective revealed a network of very organized and professionalized institutions, aware of its aims and the necessary means of achieving them, working with a media based on traditional news values, though much more open to actions directed at human and social development. __________________________________________________________________________________ RESUMENEsta investigación persigue el objetivo de anlizar las rutinas de agendamiento en la media, promovidas por tres organizaciones del Tercer Sector que actúan en la área de políticas públicas de seguridad - SOU DA PAZ, VIVA RIO e CONVIVE - para verificar cuales son las estrategias e instrumentos de agendamento y movilización social utilizados para la promoción de una cultura de Paz y como ellos pueden contribuir para implentar un nuevo paradigma de valores-noticia que prioricen el protagonismo social y el interés público. Con el objetivo de identificar las estrategias utilizadas, se observaron las acciones de comunicación de las mencionadas instituciones, utilizando la metodologia del Estudio de Caso. Vale resaltar que las organizaciones están ubicadas en tres ciudades diferentes, respectivamente: Sao Paulo, Río de Janeiro y Brasilia. De esta forma se pretende analizar las razones por las que la promoción mediática de las acciones encaminadas a una Cultura de Paz constituye una tarea ardua y cotidiana, constratando com la publicidade espontánea dedicada a la violencias. La hipótesis principal de la pesquisa es la de que la divulgación de notícias dirigidas al interés público, así como las experiencias muy positivas en esas áreas, normalmente no encuentran receptividade en los medios de comunicación, siendo necesario que las organizaciones, para conseguir espacio e visibilidad mídiáticos, fundamentales para la realización de sus objetivos, recurran a artificios de espectacularidad y producción de acciones performáticas. El seguimiento de las acciones y el levantamento de los datos tuvieron lugar en el periodo de junio de 2003 a noviembre de 2005, durante el cual fue sancionada la Ley 10.826/2003 conocida como Estatuto del Desramamiento y realizado el primer referendo en la historia del Brasil para decidir sobre la prohibición o no de la comercialización de armas de fuego y munición. El análisis de las acciones fue realizada a luz de la Teoría del Agendamento, pero con una nueva perspectiva, o sea, de un contra-agendamento, esto es, en el sentido de la sociedad para los medios de comunicación. La investigación, finalmente, reveló una red de instituciones realmente organizadas e altamente profesional, consciente de los objetivos que desea alcanzar y de los medios necesarios para alcanzalos, actuando al lado de una media aún revestida de los tradicionales valores-noticia, pero, más perneadas de acciones dirigidas al desarrollo humana y social.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSilva, Luiz Martins daRossy, Elizena de Jesus Barbosa2010-06-22T18:09:57Z2010-06-22T18:09:57Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSSY, Elizena de Jesus Barbosa. Mídia e Terceiro Setor: como as ONGs promovem a cultura de paz. 2006. 221 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5062info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:39:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/5062Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:39:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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