Efeitos de um simulador de montaria no controle postural de crianças portadoras de paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria Beatriz Silva e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9662
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Médicas, 2011.
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spelling Efeitos de um simulador de montaria no controle postural de crianças portadoras de paralisia cerebralParalisia cerebral - criançasPostura humana - equilíbrioEquoterapiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Médicas, 2011.Objetivo: Quantificar os efeitos terapêuticos de um simulador de equitação no controle postural sentado de crianças portadoras de diplegia espástica. Métodos: Estudo realizado na Universidade Católica de Brasília, onde quarenta crianças foram aleatoriamente divididas em dois grupos: 20 utilizaram o simulador (GS) e 20 realizaram fisioterapia convencional (GC). Foi efetuado o registro dos deslocamentos máximos na direção ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML) com a criança sentada, utilizando-se o sistema FScan/FMat. Antes e após intervenção as crianças foram classificadas pelo Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e, após intervenção, pelo AUQEI (Autoquestionnaire Qualité de vie Enfant Image). Resultados: Melhora estatisticamente significativa dos deslocamentos máximos foi observada após intervenção tanto na direção AP (p<0,0001) quanto na ML (p<0,0069) no grupo GS quando comparado ao grupo GC. Conclusão: O simulador de equitação produziu melhora significativamente maior no controle postural das crianças sentadas, aliada a maior funcionalidade motora e melhor aceitação da intervenção terapêutica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTPurpose: To evaluate the efficacy of horse ridding simulator on the sitting postural control of children with spastic diplegia. Methods: A study conducted at the Universidade Católica de Brasília, where forty children were randomly divided in a group using the simulator (RS) and a group performing conventional physical therapy (CT). FScan/FMat equipment was used to register maximal displacement in antero-posterior (AP) and medio-lateral (ML) directions with children in sitting position. At the pre and post intervention stage both groups were classified according to the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) and, after intervention, by the AUQEI questionnaire (Autoquestionnaire Qualité de vie Enfant Image). Results: Comparison between groups disclosed statistically significant pos-intervention improvement both in the AP (p<0,0001) as in the ML (P<0,0069) direction in the RS group. Conclusions: The horse ridding simulator produced significant improvement in the postural control of children in sitting position, additionally showing a higher motor functionality and a better acceptance of the therapeutic intervention.Faculdade de Medicina (FMD)Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasPratesi, RiccardoBorges, Maria Beatriz Silva e2011-12-05T15:20:36Z2011-12-05T15:20:36Z2011-12-052011-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Maria Beatriz Silva e. Efeitos de um simulador de montaria no controle postural de crianças portadoras de paralisia cerebral. 2011. xi, 85 f., il. Tese(Doutorado em Ciências Médicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9662info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-20T16:32:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/9662Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-20T16:32:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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