Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maleane, Susana Otília Tomás
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11914
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2012.
id UNB_23bea5faff6886ca3525e69a6cb8971e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11914
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superiorTecnologia da informaçãoInclusão digitalInclusão socialMoçambiqueEnsino superiorTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2012.A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TICs, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TICs, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário autoadministrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TICs, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aimed to identify and analyze to what extent the use of information and communication technologies (ICTs) is a means of social inclusion and exclusion in Higher Education Institutions (HEIs) in Mozambique. We sought to assess the degree of accessibility and use of existing technological infrastructure in HEIs. We tried to identify that relationship can be established between the use of ICTs, such as computers, internet and social networking, and social inclusion and exclusion in higher education in the country was adopted a descriptive analytical, in order to describe and analyze the characteristics of the study population and establish relationships between variables. The research consisted of students, teachers, researchers and experts in ICT, the major institutions of higher education in the country. The sample consisted of six IES, a purposive sample because it was regarded as a key factor most highly developed technological infrastructure provided by the institutions chosen for the research. A survey selective, searching the literature for the most important theme in current bibliographies and indexes, historical sources related to science, technology, and higher education institutions. There were searches in databases, websites and portals of national and international institutions, national and international journals, from the Library and Information Science Abstracts (LISA), the Science Citation Index, the internet. The study was theoretical authors like Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, the new mode of knowledge production suggested by Gibbons et al. (1994), the Triple Helix Theory proposed by Etzkowitz and Leydesdorff (2000), and Triangle Sabato. Data collection was performed with a combination of two instruments: the self-administered questionnaire and semi-structured interview, which allowed adopt quantitative approaches (vision "horizontal" problem) and qualitative (vision "vertical" problem). For the analysis of the interviews were used the method of content analysis (BARDIN) and the method of observation, and the questionnaire was used Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for application of statistical routines. The survey results show that universities and HEIs should develop consistent strategies and plans; improve the quality of access and use of ICTs, the management of infrastructure and existing technological resources, to promote capacity building and training of the academic community as a way to increase digital and social inclusion and reduce social exclusion and inequality in social and digital IES, and increase the development of scientific research and communication using electronic sources.Suaiden, Emir JoséMaleane, Susana Otília Tomás2013-01-21T11:36:14Z2013-01-21T11:36:14Z2013-01-212012-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMALEANE, Susana Otília Tomás. Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior. 2012. viii, 159 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11914info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:04:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/11914Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:04:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
title Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
Maleane, Susana Otília Tomás
Tecnologia da informação
Inclusão digital
Inclusão social
Moçambique
Ensino superior
title_short Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
title_full Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
title_sort Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique : o caso do ensino superior
author Maleane, Susana Otília Tomás
author_facet Maleane, Susana Otília Tomás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suaiden, Emir José
dc.contributor.author.fl_str_mv Maleane, Susana Otília Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Inclusão digital
Inclusão social
Moçambique
Ensino superior
topic Tecnologia da informação
Inclusão digital
Inclusão social
Moçambique
Ensino superior
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
2013-01-21T11:36:14Z
2013-01-21T11:36:14Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALEANE, Susana Otília Tomás. Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior. 2012. viii, 159 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11914
identifier_str_mv MALEANE, Susana Otília Tomás. Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior. 2012. viii, 159 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580740952293376