A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Mônica Rodrigues da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4789
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
id UNB_24251edb1c17d1c6bd4d9e8a3cf1f3fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4789
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de casoCulturaEstéticaEnsino - meios auxiliaresLíngua portuguesa - estudo e ensinoLinguagem e línguas - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.O objetivo deste estudo foi verificar a recepção de uma proposta estética para as aulas de Português como Segunda Língua por aluno(a)s estrangeiro(a)s, em um contexto específico, tendo como principais referências teóricas os estudos de Almeida Filho, André, Coelho, Cunha, Gai, Kramsch, Rosenfield e Tosta. A proposta foi desenvolvida em um curso de português para estrangeiros, nível avançado I, de uma instituição localizada em Brasília, sua aplicação foi realizada em quatro aulas de intervenção pela pesquisadora no decorrer do curso, onde a professora regente esteve presente acompanhando todo o processo. O presente estudo configurou-se em um estudo de caso que utilizou procedimentos de base etnográfica para a coleta de dados efetuada por meio de observações realizadas, anteriormente, e durante as aulas de intervenção, aplicação de questionários e entrevistas gravadas em áudio. A elaboração da proposta foi feita pela pesquisadora que a partir de um tema gerador congregou elementos estéticos da produção artística brasileira como: textos literários (conto e poema), música popular, filme, pintura e fotografia. Tendo como base esses elementos estéticos atividades foram apresentadas com o propósito de auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas (ler, ouvir, falar e escrever) em Língua Portuguesa e, também, de explorar questões estéticas como contemplação, percepção, reflexão e opinião. Além disso, as atividades propostas tiveram, também, como propósito promover a interação entre os participantes, abrir espaço para discussões e compartilhar das produções orais e escritas realizadas pelos alunos. Outra preocupação manifestada nesta pesquisa foi a de tentar perceber se o deslocamento desses elementos estéticos que, geralmente, são periféricos, nas aulas de ensino de idiomas, para a posição central na dinâmica das aulas favoreceu o ambiente de ensino e aprendizagem motivando os alunos para aprendizagem da Língua Portuguesa, se provocou um maior interesse dos mesmos pela cultura brasileira e se fomentou mudanças no próprio processo de ensino/aprendizagem colaborando para uma aprendizagem mais autônoma dos alunos. As informações construídas durante a pesquisa sinalizaram uma boa receptividade dos alunos a introdução desses elementos estéticos. No entanto, sinalizaram, também, a necessidade de um tempo maior para o trabalho de intervenção para a obtenção de resultados mais abrangentes. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study was to verify the receptiveness to an aesthetic proposal for Portuguese as second language classes, for foreign student(s) in a specific context. The major theoretical references in the literature were found in the studies of Almeida Filho, André, Coelho, Cunha, Gai, Kramsch, Rosenfield and Tosta. The proposal was piloted in a Portuguese as a foreign language course, advanced level I, held at an institution located in Brasília. The proposal was implemented in four classes taught by the researcher during the language course, semester the with regular teacher present and following the whole process. This study was based on case study methodology, which employed ethnographic tools for data collecting, for instance, observation, questionnaires, and audio recorded interviews. The researcher elaborated on the proposal starting out with a generative theme and congregating aesthetic elements of Brazilian artistic production, such as, literary texts (poem and short story), pop music, a movie, a painting and photography. These aesthetic elements were the basis for underlying all the activities presented by the researcher. The core purpose of presenting these activities was to help students develop their linguistic skills (reading, listening, speaking and writing) in Portuguese, and also, to explore forming aesthetic issues, for instance, contemplation, perception, reflection and opinion. Additionally, the proposed activities aimed at promoting interaction and open discussion among the participants and creating an opportunity for the students to share their own oral and written productions. This research study also attempted to perceive whether the reallocation of aesthetic elements, usually recognized as having a peripheral role in language teaching classes, to the core position in class dynamics, would favor the teaching and learning environment, thus, increasing student’s motivation towards learning Portuguese, enhancing their interest in Brazilian culture, and fomenting any changes in the teaching and learning processes themselves. The data collected and analyzed throughout the research study demonstrated that students responded, in general, positively towards the introduction of these aesthetic elements. More comprehensive results might be obtained if the intervention occurred for a longer period of time.Santos, Percília Lopes Cassemiro dosLuz, Mônica Rodrigues da2010-05-21T16:58:50Z2010-05-21T16:58:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUZ, Mônica Rodrigues da. A estética nas aulas de português como segunda língua: um estudo de caso. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4789info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/4789Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
title A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
spellingShingle A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
Luz, Mônica Rodrigues da
Cultura
Estética
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino
title_short A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
title_full A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
title_fullStr A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
title_full_unstemmed A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
title_sort A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
author Luz, Mônica Rodrigues da
author_facet Luz, Mônica Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Mônica Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Estética
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino
topic Cultura
Estética
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2010-05-21T16:58:50Z
2010-05-21T16:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Mônica Rodrigues da. A estética nas aulas de português como segunda língua: um estudo de caso. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4789
identifier_str_mv LUZ, Mônica Rodrigues da. A estética nas aulas de português como segunda língua: um estudo de caso. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508334240235520