Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15606
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014.
id UNB_24a951d7c0931d2700107005a1af0b24
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15606
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdosTeatroSurdosIntegração socialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014.Esta dissertação tem por objetivo investigar o processo da inclusão dos atores surdos, enquanto sujeitos culturais, no teatro. A escolha desse tema foi por acreditar que a linguagem teatral pode ser um grande diferencial no estudo sobre a diversidade e na inclusão de pessoas surdas na sociedade. Para tanto aborda as questões relacionadas à diversidade, pautadas nos Estudos Culturais e suas implicações na pós-modernidade, como cultura, construção da identidade, teatro pós-dramático, inclusão e deficiência. Apresenta discussões importantes referentes á surdez e o sujeito surdo, como o debate sobre diferença e deficiência, culturas e identidades surdas, filosofias educacionais utilizadas com os surdos e a Língua Brasileira de Sinais. Relata também alguns estudos sobre a trajetória histórica dos surdos e faz um apanhado das experiências coletivas de teatro com surdos. No que se refere aos instrumentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, a investigação foi através de uma pesquisa qualitativa, com estudo etnográfico. A pesquisa de campo partiu do desenvolvimento do Projeto Vendo Vozes: oficina de teatro para surdos e ouvintes, constituída de quinze pessoas, com idades entre 11 e 53 anos. A oficina foi estruturada em três fases, num período aproximado de quatro meses, de abril a setembro/2013. A apresentação e a análise dos resultados foram por meio de categorias temáticas com base nas proposições estudadas ao longo do trabalho e nos objetivos propostos. As evidências na pesquisa apontaram que a sociedade não está preparada para lidar com a diversidade presente, apesar dos discursos afirmarem o oposto. A problemática da inclusão dos surdos está nas representações dos ouvintes acerca dessas pessoas, nas quais estas são sinônimas de deficientes e incapazes, entre outros conceitos equivocados. A surdez ainda se encontra dentro do discurso da deficiência. Os surdos precisam ser reconhecidos nas suas múltiplas identidades e incluídos na sociedade com uma participação ativa. No teatro, os surdos podem ser inseridos, pois há varias maneiras de representação cênica, não se restringindo apenas a forma oral-auditiva, como por meio dos gestos e movimentos, que ocupam um espaço importante no espetáculo. A recepção da plateia depende da vontade em apreciar os códigos diversos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aims to investigate the process of inclusion of deaf actors as cultural subjects, in the theater. The choice of this topic was to believe that the theatrical language can be a great advantage in the study of the diversity and inclusion of deaf people in society. For that addresses issues related to diversity, guided Cultural Studies and its implications in postmodernity, such as culture, identity construction, post- dramatic theater, inclusion and disability. Presents important discussions related to deafness and deaf subject, as the debate about difference and disability, deaf cultures and identities, educational philosophies used with deaf and Brazilian Sign Language. Also reports some studies on the historical trajectory of the deaf and provides an overview of the collective experiences of deaf theater. With regard to methodological tools, in addition to literature review, research was through qualitative research with ethnographic study. The field research came from the development of the Project Seeing Voices: theater workshop for deaf and hearing, consisting of fifteen people, aged 11 to 53 years. The workshop was structured in three phases, within approximately four months from april to setembro/2013. The presentation and analysis of results through thematic categories based on proposals studied throughout the work and objectives. The evidence in the research show that society is not prepared to deal with this diversity, despite speeches asserting the opposite. The issue of inclusion of the deaf is in the representation of listeners about these people, in which they are synonymous with handicapped and the disabled, among other misconceptions. Deafness is still within the discourse of disability. Deaf people need to be recognized in their multiple identities and included in society with active participation. In theater, the deaf can be inserted as there are various ways of scenic representation, not restricted to auditory- oral form, such as through gestures and movements , which occupy an important space in the show. Reception depends on the willingness of the audience to appreciate the various codes.Veloso, Jorge das GraçasFreitas, Cilene Rodrigues Carneiro2014-05-16T14:59:45Z2014-05-16T14:59:45Z2014-05-162014-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Cilene Rodrigues Carneiro. Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos. 2014. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15606A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-21T15:40:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/15606Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-21T15:40:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
title Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
spellingShingle Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Teatro
Surdos
Integração social
title_short Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
title_full Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
title_fullStr Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
title_full_unstemmed Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
title_sort Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
author Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
author_facet Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Jorge das Graças
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Surdos
Integração social
topic Teatro
Surdos
Integração social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T14:59:45Z
2014-05-16T14:59:45Z
2014-05-16
2014-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Cilene Rodrigues Carneiro. Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos. 2014. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15606
identifier_str_mv FREITAS, Cilene Rodrigues Carneiro. Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos. 2014. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580859809431552