Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Tolentino de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gontijo, Cleyton Hércules
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123
https://orcid.org/0000-0002-8770-1314
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
Resumo: Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.
id UNB_258ab113daf603ce93b3b879fa13cd83
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48123
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhadaDiscourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativityCriatividade em matemáticaDiscursoComunicação em matemáticaRelações de poderNas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.In classrooms, communicative interactions are crossed byasymmetrical power relations that can compromise students’ participation in school activities, the progress of learning and the development of their creative potential. Thus, the present work aims to analyze how configurations of communicative interactions (established in individual work, in a group without power mediation and in a group with power mediation) influence the development of shared creativity in mathematics of Brazilian students of the fifth grade of elementary school. Based on the theories ofshared cognition, distributed creativity and critical discourse analysis, we verified, through mixed methodology, that the groups presented higher levels of creativity in the forms of group work. However, with power mediation, there was qualification of mathematical productions, and more original ideas were presented. It is concluded that the few communicative interactions during classes and the production of barriers to shared creativity in mathematics resulted in unfavorable situations for everyone's effective learning. This situation was overcome when students underwent the Creative Sharing Methodology. Thus, the importance of teaching activity for the development of students’shared creativity is shown, promoting communicative interactions that enable learning and creative production in mathematics.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAssociação de Professores de Matemática (APM)Secretaria de Educação do Distrito FederalUniversidade de BrasíliaCarvalho, Alexandre Tolentino deGontijo, Cleyton Hércules2024-05-24T13:02:17Z2024-05-24T13:02:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123https://orcid.org/0000-0002-8770-1314https://orcid.org/0000-0001-6730-8243porDireitos de Autor (c) 2020 Quadrante (CC BY NC) Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-21T21:02:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/48123Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-21T21:02:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
Discourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativity
title Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
spellingShingle Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
Carvalho, Alexandre Tolentino de
Criatividade em matemática
Discurso
Comunicação em matemática
Relações de poder
title_short Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
title_full Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
title_fullStr Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
title_full_unstemmed Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
title_sort Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
author Carvalho, Alexandre Tolentino de
author_facet Carvalho, Alexandre Tolentino de
Gontijo, Cleyton Hércules
author_role author
author2 Gontijo, Cleyton Hércules
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Tolentino de
Gontijo, Cleyton Hércules
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade em matemática
Discurso
Comunicação em matemática
Relações de poder
topic Criatividade em matemática
Discurso
Comunicação em matemática
Relações de poder
description Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-05-24T13:02:17Z
2024-05-24T13:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123
https://orcid.org/0000-0002-8770-1314
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123
https://orcid.org/0000-0002-8770-1314
https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508219097153536