Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123 https://orcid.org/0000-0002-8770-1314 https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 |
Resumo: | Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática. |
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Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhadaDiscourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativityCriatividade em matemáticaDiscursoComunicação em matemáticaRelações de poderNas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.In classrooms, communicative interactions are crossed byasymmetrical power relations that can compromise students’ participation in school activities, the progress of learning and the development of their creative potential. Thus, the present work aims to analyze how configurations of communicative interactions (established in individual work, in a group without power mediation and in a group with power mediation) influence the development of shared creativity in mathematics of Brazilian students of the fifth grade of elementary school. Based on the theories ofshared cognition, distributed creativity and critical discourse analysis, we verified, through mixed methodology, that the groups presented higher levels of creativity in the forms of group work. However, with power mediation, there was qualification of mathematical productions, and more original ideas were presented. It is concluded that the few communicative interactions during classes and the production of barriers to shared creativity in mathematics resulted in unfavorable situations for everyone's effective learning. This situation was overcome when students underwent the Creative Sharing Methodology. Thus, the importance of teaching activity for the development of students’shared creativity is shown, promoting communicative interactions that enable learning and creative production in mathematics.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAssociação de Professores de Matemática (APM)Secretaria de Educação do Distrito FederalUniversidade de BrasíliaCarvalho, Alexandre Tolentino deGontijo, Cleyton Hércules2024-05-24T13:02:17Z2024-05-24T13:02:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123https://orcid.org/0000-0002-8770-1314https://orcid.org/0000-0001-6730-8243porDireitos de Autor (c) 2020 Quadrante (CC BY NC) Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-21T21:02:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/48123Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-21T21:02:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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