A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zocaratto, Bruna Lourenção
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8019
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
id UNB_25c9fab0212c1e5b3f0664a8c2ef7435
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8019
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de casoLíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.Este estudo tem por objetivo investigar a cultura de avaliar, no discurso e nas ações, de professores em formação inicial de um curso de Letras/Inglês de uma universidade do Distrito Federal. Não se limita apenas a discutir quais são as crenças, mas procura suas possíveis origens na tentativa de entender porque os participantes ensinam como ensinam (ALMEIDA FILHO, 1993) e porque eles avaliam como avaliam. Nesse sentido, analisamos também de que maneira o curso de Letras/Inglês contribuiu para a construção do papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem de línguas (EALin) em consonância com as tendências contemporâneas. Além disso, buscamos promover aos participantes dessa pesquisa discussões e reflexões a respeito de suas práticas avaliativas e do papel da avaliação no processo de EALin. Para a consecução dos nossos objetivos, nos apoiamos nos princípios da pesquisa qualitativa, estudo de caso (STAKE, 1994; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003). Nossos participantes foram três estagiários e, de forma secundária, a professora responsável pelo estágio supervisionado, cujos dados foram incluídos como forma de complementar as informações dos principais colaboradores desse estudo. Os resultados mostram que os futuros professores reconhecem a importância da avaliação e a necessidade de meios avaliativos que não sejam pautados apenas na aplicação de provas. Observamos que, apesar de em alguns momentos prezarem por uma avaliação formativa, na maioria das vezes eles se voltam para uma ação que trata a avaliação nos moldes tradicionais, sendo esta também abordagem adotada em sua prática de ensino. Percebemos que o curso de Letras/Inglês apresenta uma estruturação curricular ainda em defasagem no que concerne às disciplinas já incorporadas ao currículo, como o caso do Estágio Supervisionado e de Didática, e também em termos de disciplinas ausentes do currículo, tais como Avaliação, Planejamento e Produção de Material Didático. Com base nessas considerações, verificamos que os participantes se engajam em uma prática avaliativa mais intuitiva, guiada pela aprendizagem por observação (LORTIE, 1975). _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to investigate the evaluation culture in the discourse and actions of teachers in initial formation of a Licentiate in English course of a university in Distrito Federal. It not only discusses what the beliefs are, but also searches for their possible origins as a way of trying to understand why the participants teach as they teach (ALMEIDA FILHO, 1993) and why they evaluate as they evaluate. Accordingly, we also analyzed the way this course has contributed to the construction of the evaluation‟s role in the process of teaching and learning languages in consonance with the contemporary tendencies. Besides that, we seek to promote to the participants of this dissertation discussions and reflections about their evaluative practices and the evaluation‟s role in this process. For the attainment of our objectives, we had the support of the qualitative research principles, case study (STAKE, 1994; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003). Our participants were three students of the supervised teaching practice and, in a secondary way, the professor in charge of the Supervised Teaching Practice discipline whose collected data were included in order to complement the information of our main participants. The results show that the future teachers recognize the importance of the evaluation and the necessity of evaluative means that are not only limited to the use of tests. However, despite having the will to practice a formative evaluation in some moments, most of the times they are back to actions that handle the evaluation in a traditional way, which is also the approach adopted in their teaching practice. We also realized that the Licentiate in English course presents a curricular structure with shortfalls in terms of the disciplines which are already incorporated to the curriculum, as it happens to the Supervised Teaching Practice and Didactics, and as well as in terms of the disciplines that are absent, such as Evaluation, Course Planning and Didactic Material Production. Based on these considerations, we verified that the participants are engaged in a more intuitive evaluative practice guided by the apprenticeship of observation (LORTIE, 1975).Ortíz Alvarez, Maria LuisaZocaratto, Bruna Lourenção2011-05-25T00:10:16Z2011-05-25T00:10:16Z2011-05-252010-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZOCARATTO, Bruna Lourenção. A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF: estudo de caso. 2010. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8019info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/8019Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
title A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
spellingShingle A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
Zocaratto, Bruna Lourenção
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
title_short A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
title_full A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
title_fullStr A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
title_full_unstemmed A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
title_sort A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF : estudo de caso
author Zocaratto, Bruna Lourenção
author_facet Zocaratto, Bruna Lourenção
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zocaratto, Bruna Lourenção
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-20
2011-05-25T00:10:16Z
2011-05-25T00:10:16Z
2011-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZOCARATTO, Bruna Lourenção. A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF: estudo de caso. 2010. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8019
identifier_str_mv ZOCARATTO, Bruna Lourenção. A cultura de avaliar de professores de inglês em formação inicial de um curso de letras de uma universidade do DF: estudo de caso. 2010. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580819391021056