A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josemar de Assis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19514
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19514
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
id UNB_2671ff524556d3ccfe061003d5feb686
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19514
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democráticaEducação profissional e tecnológicaLuziânia (GO)Controle socialEducação de jovens e adultos - Goiás (Estado)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.A cidade de Luziânia, situada no Entorno do Distrito Federal, divisa entre Goiás e Brasília, é um lugar histórico com 268 anos de existência. Neste contexto, desde 2010, com a política governamental de expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil, foi instituído o Campus do Instituto Federal de Goiás (IFG), num local estratégico da cidade, Vila Esperança, local periférico, que vem sendo transformado gradativamente com o desenvolvimento do IFG. Proporcionando aos adolescentes, jovens e adultos a possibilidade de se inserirem nos Cursos Técnicos Integrados, Superiores e na modalidade de Jovens e Adultos, popularmente conhecido como EJA. Partindo do pressuposto de que os espaços educacionais são territórios que conferem aos estudantes possibilidades e perspectivas de melhoria das condições de vida e trabalho, optou-se por pesquisar a relação entre o Conselho Municipal de Educação e o IFG em Luziânia, analisando se há elementos que evidenciam controle social, participação e democracia nesta supracitada relação. A pesquisa se justifica pela necessidade de buscar compreender se o Conselho Municipal, cuja representatividade é contemplada também por um membro indicado pelo IFG, vem, de fato, cumprindo o seu papel orientador, normatizador e fiscalizador no âmbito da Educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram entrevistados os 11 Conselheiros Municipais e o Gestor representante do Instituto, para maior compreensão dessa relação. Foi feito ainda pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, analisando o conteúdo das atas, regimentos e pareceres do Conselho no período de outubro de 2013 a abril de 2015, que contempla o trabalho da atual Gestão. Os resultados obtidos permitem considerar que esta relação analisada comprova uma das hipóteses levantadas inicialmente, sustentando que a presença do IFG dentro do Conselho Municipal de Educação se expressa em protagonismo, empoderamento e contributos para a realização da função social do referido órgão representativo. A proposição do Observatório da Educação como produto técnico e intervenção na realidade visa materializar este trabalho científico.The city of Luziânia, surrounding the Federal District, boundary between Goiás and Brasília, is a historical place, having over 268 years of existence. In this context, since 2010, with the government policy of expansion of vocational and technological education in Brazil it was set up the Federal Campus of the Institute of Goiás (IFG), in a strategic city location, Vila Esperança in a peripheral site, which has been changed gradually with the development of the IFG. Enabling adolescents, young people and adults, the possibility of inserting themselves into the Integrated Technical Courses, the Superior courses and into the mode of youth and Adult courses, popularly known as EJA. Assuming that the educational spaces are territories, which confer students the possibility and the perspective of improving conditions of life and work, it was decided to investigate the relationship of the City Board of Education with IFG in Luziânia, analyzing whether there are elements that show social control, participation and democracy in this aforementioned relationship. The research is justified by the need of seeking to understand if the Municipal Council, which representativeness is also contemplated by a member appointed by the IFG, is indeed fulfilling its guiding role, normalizing and controlling features in the Education field. For the development of this work, we interviewed the 11 Municipal Counselors and the representative Manager of the Institute, for a better understanding of this relationship. It was also done a bibliographical and documentary research on the topic, analyzing the content of the minutes, regiments and opinions of the Council from October 2013 to April 2015, which includes the work of the current management. The obtained results support the conclusion that the analyzed relationship confirms one of the initial hypotheses maintaining that the presence of IFG within the City Board of Education is expressed in protagonism, empowerment and contributors to the implementation of the social function of the said representative body. The proposition of the Education Observatory as a technical product and intervention in reality aims to materialize this scientific work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRêses, Erlando da SilvaOliveira, Josemar de Assis2016-02-18T15:50:57Z2016-02-18T15:50:57Z2016-02-182015-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Josemar de Assis. A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO: um estudo do controle social numa perspectiva democrática. 2015. xiii,118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19514http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19514A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T19:22:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/19514Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T19:22:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
title A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
spellingShingle A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
Oliveira, Josemar de Assis
Educação profissional e tecnológica
Luziânia (GO)
Controle social
Educação de jovens e adultos - Goiás (Estado)
title_short A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
title_full A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
title_fullStr A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
title_full_unstemmed A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
title_sort A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO : um estudo do controle social numa perspectiva democrática
author Oliveira, Josemar de Assis
author_facet Oliveira, Josemar de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Josemar de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica
Luziânia (GO)
Controle social
Educação de jovens e adultos - Goiás (Estado)
topic Educação profissional e tecnológica
Luziânia (GO)
Controle social
Educação de jovens e adultos - Goiás (Estado)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20
2016-02-18T15:50:57Z
2016-02-18T15:50:57Z
2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Josemar de Assis. A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO: um estudo do controle social numa perspectiva democrática. 2015. xiii,118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19514
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19514
identifier_str_mv OLIVEIRA, Josemar de Assis. A relação entre o conselho municipal de educação e o instituto federal de GOIÁS (IFG) em Luziânia – GO: um estudo do controle social numa perspectiva democrática. 2015. xiii,118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19514
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508219708473344