Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sueli de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28905
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003
Resumo: Conceitos e práticas atuais relacionados à condição de deficiência intelectual ainda são influenciados por compreensões normativas de desenvolvimento que, por vezes, restringem a pessoa com esse diagnóstico à categoria de eterna criança. O conjunto de ferramentas conceituais apresentado pela perspectiva histórico-cultural permite discussão crítica da deficiência intelectual sob um prisma complexo e dinâmico, no qual as capacidades são valorizadas, observando-se contínuo desenvolvimento da pessoa na relação com seu meio. No entrelaçamento das condições ambientais, histórico-culturais e subjetivas há ressignificação de si, da própria condição de deficiência e do mundo. Em meio a esse conjunto de fatores, a menoridade perene dá lugar à possibilidade de autonomia e visão crítica de si. Buscamos neste trabalho oferecer argumentos que possam gerar reflexões críticas sobre a condição a que se tem denominado deficiência intelectual. Discorremos sobre a construção histórico-social do fenômeno em questão; discutimos a relação entre os modelos médico e social vigentes na atualidade e a influência na construção de conceitos e crenças sobre a pessoa com deficiência; apresentamos a perspectiva histórico-cultural como alternativa à compreensão cristalizada de deficiência intelectual e, por fim, ressaltamos possibilidades de desenvolvimento adulto compatíveis com as condições contextuais dos indivíduos na atualidade.
id UNB_269de5bf374768c6ab7dfe57d5d8a200
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28905
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adultoIntellectual disability according to the cultural-historical approach : a path to adult developmentEducação especialDeficiência intelectualPsicologia educacionalDesenvolvimento adultoConceitos e práticas atuais relacionados à condição de deficiência intelectual ainda são influenciados por compreensões normativas de desenvolvimento que, por vezes, restringem a pessoa com esse diagnóstico à categoria de eterna criança. O conjunto de ferramentas conceituais apresentado pela perspectiva histórico-cultural permite discussão crítica da deficiência intelectual sob um prisma complexo e dinâmico, no qual as capacidades são valorizadas, observando-se contínuo desenvolvimento da pessoa na relação com seu meio. No entrelaçamento das condições ambientais, histórico-culturais e subjetivas há ressignificação de si, da própria condição de deficiência e do mundo. Em meio a esse conjunto de fatores, a menoridade perene dá lugar à possibilidade de autonomia e visão crítica de si. Buscamos neste trabalho oferecer argumentos que possam gerar reflexões críticas sobre a condição a que se tem denominado deficiência intelectual. Discorremos sobre a construção histórico-social do fenômeno em questão; discutimos a relação entre os modelos médico e social vigentes na atualidade e a influência na construção de conceitos e crenças sobre a pessoa com deficiência; apresentamos a perspectiva histórico-cultural como alternativa à compreensão cristalizada de deficiência intelectual e, por fim, ressaltamos possibilidades de desenvolvimento adulto compatíveis com as condições contextuais dos indivíduos na atualidade.Many concepts and current practices related to the condition of intellectual disability remain strongly influenced by a normative understanding of developmental processes that often maintain the person diagnosed as disabled in a position of never ending childhood. The set of conceptual tools presented by the cultural-historical approach provides for a critical discussion of intellectual disability according to complex and dynamic viewpoints, in which abilities are valued, while the person's ongoing development in relation to the environment is also considered. Amid the intertwined environmental, sociocultural, and subjective conditions there is room for re-signifying self, one's condition of disability and the world. Among this group of factors, eternal childhood gives place to autonomy and a critical view of self. In this study we aim to put forth arguments to support critical reflections about the condition called intellectual disability. First, we discuss the cultural-historical construction of the phenomenon of intellectual disability. Next, we focus on and compare the main concepts and beliefs related to disability put forth by the medical model and the social approaches to disabilities. The cultural-historical approach is then presented as a potential theoretical alternative to substitute crystallized conceptions. Lastly, we highlight some of the developmental potentials of adults with intellectual disabilities, compatible with the individuals' current conditions in context.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-12-07T05:03:09Z2017-12-07T05:03:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003 . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28905https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003Revista Brasileira de Educação Especial - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Sueli de SouzaOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/28905Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
Intellectual disability according to the cultural-historical approach : a path to adult development
title Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
spellingShingle Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
Dias, Sueli de Souza
Educação especial
Deficiência intelectual
Psicologia educacional
Desenvolvimento adulto
title_short Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
title_full Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
title_fullStr Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
title_full_unstemmed Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
title_sort Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural : contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto
author Dias, Sueli de Souza
author_facet Dias, Sueli de Souza
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sueli de Souza
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Deficiência intelectual
Psicologia educacional
Desenvolvimento adulto
topic Educação especial
Deficiência intelectual
Psicologia educacional
Desenvolvimento adulto
description Conceitos e práticas atuais relacionados à condição de deficiência intelectual ainda são influenciados por compreensões normativas de desenvolvimento que, por vezes, restringem a pessoa com esse diagnóstico à categoria de eterna criança. O conjunto de ferramentas conceituais apresentado pela perspectiva histórico-cultural permite discussão crítica da deficiência intelectual sob um prisma complexo e dinâmico, no qual as capacidades são valorizadas, observando-se contínuo desenvolvimento da pessoa na relação com seu meio. No entrelaçamento das condições ambientais, histórico-culturais e subjetivas há ressignificação de si, da própria condição de deficiência e do mundo. Em meio a esse conjunto de fatores, a menoridade perene dá lugar à possibilidade de autonomia e visão crítica de si. Buscamos neste trabalho oferecer argumentos que possam gerar reflexões críticas sobre a condição a que se tem denominado deficiência intelectual. Discorremos sobre a construção histórico-social do fenômeno em questão; discutimos a relação entre os modelos médico e social vigentes na atualidade e a influência na construção de conceitos e crenças sobre a pessoa com deficiência; apresentamos a perspectiva histórico-cultural como alternativa à compreensão cristalizada de deficiência intelectual e, por fim, ressaltamos possibilidades de desenvolvimento adulto compatíveis com as condições contextuais dos indivíduos na atualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-12-07T05:03:09Z
2017-12-07T05:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003 . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 ago. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28905
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003
identifier_str_mv DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003 . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28905
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580783357755392