Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêses, Erlando da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roza Pinel, Walace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33782
Resumo: Pretendemos neste artigo problematizar a oferta da EJA e sua relação com a categoria religião, a partir da experiência na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Para tanto, o artigo apresenta uma reflexão teórica, bem como dados da pesquisa de campo, visando mapear a oferta dessa modalidade procurando as relações com o chamado “bom comportamento”, relacionando-a com o acesso na educação formal junto àquele espaço. Por meio dos dados, demonstramos que ocorre uma expressiva presença de mulheres que pertencem às religiões hegemônicas, com um consequente alijamento da presença de minorias religiosas, especialmente ligadas às populações negras, maioria absoluta no cárcere. Nesse sentido, é importante ressaltar as relações históricas entre as políticas voltadas às populações periféricas, às quais muitas vezes se associam com a precarização de oportunidades no mercado formal de trabalho. Observamos o crescimento exponencial do discurso conservador religioso, assim como o aumento das políticas de hiperencarceramento, que parecem atingir, nesse momento, também as mulheres. Procuramos em nossas reflexões compreender a prática religiosa enquanto elemento constitutivo humano. Nesse sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão, por parte do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada de seus direitos básicos ligados especialmente à Educação e à livre manifestação religiosa.
id UNB_275c4bfc644d8fc1dd46af2ba42ac4b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33782
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito FederalStudents in prison : an analysis from the religion category in the Women's Penitentiary of the Federal DistrictEducação de jovens e adultosGêneroPrisõesHiperencarceramentoReligiãoPretendemos neste artigo problematizar a oferta da EJA e sua relação com a categoria religião, a partir da experiência na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Para tanto, o artigo apresenta uma reflexão teórica, bem como dados da pesquisa de campo, visando mapear a oferta dessa modalidade procurando as relações com o chamado “bom comportamento”, relacionando-a com o acesso na educação formal junto àquele espaço. Por meio dos dados, demonstramos que ocorre uma expressiva presença de mulheres que pertencem às religiões hegemônicas, com um consequente alijamento da presença de minorias religiosas, especialmente ligadas às populações negras, maioria absoluta no cárcere. Nesse sentido, é importante ressaltar as relações históricas entre as políticas voltadas às populações periféricas, às quais muitas vezes se associam com a precarização de oportunidades no mercado formal de trabalho. Observamos o crescimento exponencial do discurso conservador religioso, assim como o aumento das políticas de hiperencarceramento, que parecem atingir, nesse momento, também as mulheres. Procuramos em nossas reflexões compreender a prática religiosa enquanto elemento constitutivo humano. Nesse sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão, por parte do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada de seus direitos básicos ligados especialmente à Educação e à livre manifestação religiosa.The objective of the study is to analyze the EJA offer from the internal students who access the modality in the Federal District Women's Penitentiary. For this, the article presents data from the INFOPEN Women 2015 as well as data from the field research resulting from a Masters in Education at the University of Brasilia (2017), aiming at mapping the offer of this modality and its relations with the so-called "good behavior", relating it to the access and permanence in formal education in that space. By means of the data, we show that there is a significant presence of internal students who belong to the hegemonic religions, with a consequent alibamento of the presence of religious minorities, especially related to the black populations, absolute majority in the prison. In this sense, it is important to emphasize the historical relations between the policies directed at working-class populations, especially in the peripheries of urban centers, which are often associated with the precariousness of opportunities in the formal market, associated with the exponential growth of religious conservative discourse. such as the policies of hyper-embarrassment, which women seem to reach at the moment. We seek in our reflections not to detract from religious practice as a human constituent element, inalienable right of every person in compliance or not with pen in a penitentiary space. In this sense, the study showed the historic omission - on the part of the Brazilian State, in serving a portion of the population that remains deprived of its basic rights such as access to basic education as well as free religious expression.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA2019-01-14T11:47:36Z2019-01-14T11:47:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRESES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Estudantes no cárcere: uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Revista brasileira de educação de jovens e adultos, Salvador, v. 6, p. 66-76, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5696. Acesso em: 14 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33782Revista brasileira de educação de jovens e adultos - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 14 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessRêses, Erlando da SilvaRoza Pinel, Walaceporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:21:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/33782Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:21:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Students in prison : an analysis from the religion category in the Women's Penitentiary of the Federal District
title Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
spellingShingle Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Rêses, Erlando da Silva
Educação de jovens e adultos
Gênero
Prisões
Hiperencarceramento
Religião
title_short Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
title_full Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
title_fullStr Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
title_full_unstemmed Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
title_sort Estudantes no cárcere : uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
author Rêses, Erlando da Silva
author_facet Rêses, Erlando da Silva
Roza Pinel, Walace
author_role author
author2 Roza Pinel, Walace
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
Roza Pinel, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Gênero
Prisões
Hiperencarceramento
Religião
topic Educação de jovens e adultos
Gênero
Prisões
Hiperencarceramento
Religião
description Pretendemos neste artigo problematizar a oferta da EJA e sua relação com a categoria religião, a partir da experiência na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Para tanto, o artigo apresenta uma reflexão teórica, bem como dados da pesquisa de campo, visando mapear a oferta dessa modalidade procurando as relações com o chamado “bom comportamento”, relacionando-a com o acesso na educação formal junto àquele espaço. Por meio dos dados, demonstramos que ocorre uma expressiva presença de mulheres que pertencem às religiões hegemônicas, com um consequente alijamento da presença de minorias religiosas, especialmente ligadas às populações negras, maioria absoluta no cárcere. Nesse sentido, é importante ressaltar as relações históricas entre as políticas voltadas às populações periféricas, às quais muitas vezes se associam com a precarização de oportunidades no mercado formal de trabalho. Observamos o crescimento exponencial do discurso conservador religioso, assim como o aumento das políticas de hiperencarceramento, que parecem atingir, nesse momento, também as mulheres. Procuramos em nossas reflexões compreender a prática religiosa enquanto elemento constitutivo humano. Nesse sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão, por parte do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada de seus direitos básicos ligados especialmente à Educação e à livre manifestação religiosa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-14T11:47:36Z
2019-01-14T11:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Estudantes no cárcere: uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Revista brasileira de educação de jovens e adultos, Salvador, v. 6, p. 66-76, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5696. Acesso em: 14 jan. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33782
identifier_str_mv RESES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Estudantes no cárcere: uma análise a partir da categoria religião na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Revista brasileira de educação de jovens e adultos, Salvador, v. 6, p. 66-76, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5696. Acesso em: 14 jan. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508395936350208