Gestão da informação : uma análise ergológica da atividade do bibliotecário gestor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Claudia Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22392
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.22392
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
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spelling Gestão da informação : uma análise ergológica da atividade do bibliotecário gestorGestão da informaçãoBibliotecários - gerênciaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.A atividade de Gestão da Informação (GI) está relacionada à geração, coleta, organização, disseminação e uso da informação e inclui também as atividades de monitoramento ambiental (interno e externo) e a gestão dos recursos presentes em uma Unidade de Informação. Este estudo tem como objetivo geral submeter à análise coletiva a atividade de GI por bibliotecários-gestores na perspectiva ergológica. Como objetivos específicos, foram propostos os seguintes: debater os conteúdos curriculares necessários à formação de bibliotecários-gestores, tomando como parâmetros as experiências vivenciadas por eles e a matriz curricular do Curso de Biblioteconomia da Ufes; caracterizar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que compõem a atividade de GI na percepção dos gestores de informação; conhecer as normas, prescrições e procedimentos dirigidos à atividade de GI; analisar a atividade de GI a partir de situações de trabalho específicas, vivenciadas pelos bibliotecários. Adotou-se a abordagem teórico-metodológica da Ergologia, cujo método foi desenvolvido por meio do Groupe de Rencontre du Travail (GRT), de Pierre Trinquet, realizando seis encontros com bibliotecários de instituições públicas e privadas (capixabas), docentes e alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Verificou-se que o processo de GI foi entendido pelo grupo na esfera do planejamento, dispensandose uma análise sobre as demais tarefas que a compõem: a organização, a direção e o controle. As participantes destacaram como problemas formativos a precariedade dos conteúdos como o marketing, gestão de pessoas, empreendedorismo e a insuficiência da carga horária das disciplinas curriculares que cobrem a área de GI.The activity of Information Management (IM) is related to the generation, collection, organization, dissemination and use of information and also includes environmental monitoring activities (internal and external) and the management of the resources present in an Information Unit. This study has the general objective to submit the activity IM to the collective analysis of librarians-managers in ergological perspective. The specific objectives proposed were: discuss the curricula necessary to train librarians-managers taking as parameters the experiences lived by them and the curriculum Library Science at Ufes; characterize the competencies (knowledge, skills and attitudes) that compose the IM activity, according to the perception of information managers; learn the rules, regulations and procedures towards IM activity; analyze the IM activity from work specific situations experienced by librarians. We adopted the Ergology theoretical and methodological approach, whose method was developed by the Groupe de Rencontre du Travail (GRT) of Pierre Trinquet, conducting six meetings with librarians from public and private institutions in Espirito Santo, and Libraria Science professors and students of Federal University of Espirito Santo (Ufes). We verified the group understood IM process as the sphere of planning, exempting an analysis of other tasks that compound it, as organization, direction and control. Participants highlighted precariousness of content such as marketing, human resource management, entrepreneurship, and the lack of time in the curriculum courses to cover the IM area as problems in their formation.Les activités de gestion de l'information sont liés à la production, la collecte, l'organisation, la diffusion et l'utilisation de l'information et comprend également des activités de surveillance environnementale (internes et externes) et la gestion des ressources présentes dans une unité d'information. L’objectif général de ce travail de thèse est soumettre à une analyse collective l’activité de Gestion de l’information (GI) par les bibliothécaires-gestionnaires, considérant la démarche ergologique. Les objectifs spécifiques sont les suivants : discuter les contenus curriculaires nécessaires à la formation des bibliothécaires-gestionnaires prenant comme paramètre les expériences vécues par eux et la logique curriculaire de la Licence en Bibliothéconomie de l’Université Fédérale de l’Espírito Santo (Ufes), Brésil ; caractériser les compétences (connaissances, savoir-faire et aptitudes) qui font partie de la GI dans la perception des gestionnaires de l’information ; connaître les règles, règlements et procédures visant à l'activité de GI; analyser l'activité de GI des situations de travail spécifiques rencontrés par les bibliothécaires. Nous avons utilisé l’approche théorique et méthodologique de l’Ergologie, dont la méthode a été développée par le Groupe de Rencontre du Travail (GRT) de Pierre Triquet. Six rencontres thématiques ont été réalisées avec des bibliothécaires, des étudiants et des maîtres de conférences en Bibliothéconomie de différentes institutions. Nous avons constaté que le groupe participant a compris le processus de GI dans le domaine de la planification sans avoir le besoin d’une analyse portant sur les autres tâches qui composent l’organisation, la direction et le contrôle. Les participants ont souligné que les problèmes de formation précarité de contenu tels que le marketing, la gestion des ressources humaines, l'entrepreneuriat et le manque de temps de charge des matières du programme couvrant la zone de GI.Rosemberg, Dulcinea SarmentoCampos, Ana Claudia Borges2017-02-01T20:50:42Z2017-02-01T20:50:42Z2017-02-012016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAMPOS, Ana Claudia Borges. Gestão da informação: uma análise ergológica da atividade do bibliotecário gestor. 2016. 220 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)— Doutorado Interinstitucional, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22392http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.22392A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:04:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/22392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:04:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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