Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936 |
Resumo: | Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
id |
UNB_2837d706ae0db521eba65af209a5a6d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6936 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógicaProfessores universitários - formaçãoEnsino superiorTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Para se entender melhor a assessoria ao docente da Educação Superior, faz-se necessário contextualizar a formação do docente universitário e a organização das instituições de nível superior no que refere ao favorecimento do desenvolvimento desse profissional para, efetivamente, ser o autor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: Refletir sobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbito dos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar as fundamentações teórico-metodológicas do processo formativo do docente da Educação Superior nos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar as dificuldades e possibilidades encontradas no processo formativo do profissional docente da Educação Superior no contexto dos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar como o docente da Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Analisar as contribuições dos núcleos de formação pedagógica para a formação do docente da educação superior. Para isso, contextualizou-se a docência no cenário atual da Educação Superior, conhecendo aspectos do ambiente universitário relacionados à temática, como se dá o desenvolvimento da formação do profissional docente da Educação Superior no âmbito dos núcleos de formação pedagógica universitária. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo, especificamente o estudo de caso múltiplo. A análise compõe-se de sequências organizacionais que potencializam a compreensão do movimento de formação dos docentes da Educação Superior nas instituições pesquisadas. À luz dos dados coletados, percebemos os programas por dentro, suas contribuições e dificuldades enfrentadas em sua execução. Há uma leitura cruzada dos dois programas que permite uma compreensão de suas convergências e divergências contidas nos documentos, informações, opiniões dos interlocutores, como também minhas observações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn orden to better understand assistance to professors in Higher Education, it seems to be necessary to include it in a context where the expertise they have to persue institutions as to favour their achievements so that they effectively may be both the agent and the perfomen of the process itself. This study aims at: to think of the formative process of Higher Education professors while focusing upon the pedagogical background from the Higher Education Institutions which were researched. To analyze the methodological and theoretical framework concerning the formative process of the professors working at Higher Education Institutions researched. To make an analysis of the difficulties and possibilities found by the practinners along the formative process in the context of their pedagogical background within the Higher Education Institutions studied. To analyze the way Higher Education professors realize their pedagogical practice. To analyze the contributions offered by the pedagogical formative nuclei to the Higher Education professional expertise. For that matters, it was contextualized the above mentioned professors within the nowadays scenario describing Higher Education, taking into account the University environmental aspects related to the theme of how the Higher Education professors formative development takes place in the nuclei of university pedagogical formative process. The methodology employed, included the qualitative approach, specially the multiple case study. The analysis is compounded by organizational sequences that improves the movement comprehension as for the paths these professors took to graduate in the Higher Education Institutions researched. According to the difficulties faced during their accomplishment. There is a cross-reading of the two programs which allows to understand the convergences and divergences in the documents, information and respondents opinions as well as my own observations.Veiga, Ilma Passos AlencastroSouza, Maria Emília Gonzaga de2011-02-24T13:04:49Z2011-02-24T13:04:49Z2011-02-242010-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/6936Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
title |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
spellingShingle |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica Souza, Maria Emília Gonzaga de Professores universitários - formação Ensino superior |
title_short |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
title_full |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
title_fullStr |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
title_sort |
Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica |
author |
Souza, Maria Emília Gonzaga de |
author_facet |
Souza, Maria Emília Gonzaga de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Emília Gonzaga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores universitários - formação Ensino superior |
topic |
Professores universitários - formação Ensino superior |
description |
Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-13 2011-02-24T13:04:49Z 2011-02-24T13:04:49Z 2011-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508349962584064 |