Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Emília Gonzaga de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_2837d706ae0db521eba65af209a5a6d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6936
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógicaProfessores universitários - formaçãoEnsino superiorTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Para se entender melhor a assessoria ao docente da Educação Superior, faz-se necessário contextualizar a formação do docente universitário e a organização das instituições de nível superior no que refere ao favorecimento do desenvolvimento desse profissional para, efetivamente, ser o autor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: Refletir sobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbito dos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar as fundamentações teórico-metodológicas do processo formativo do docente da Educação Superior nos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar as dificuldades e possibilidades encontradas no processo formativo do profissional docente da Educação Superior no contexto dos núcleos de formação pedagógica das Instituições de Educação Superior pesquisadas. Analisar como o docente da Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Analisar as contribuições dos núcleos de formação pedagógica para a formação do docente da educação superior. Para isso, contextualizou-se a docência no cenário atual da Educação Superior, conhecendo aspectos do ambiente universitário relacionados à temática, como se dá o desenvolvimento da formação do profissional docente da Educação Superior no âmbito dos núcleos de formação pedagógica universitária. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo, especificamente o estudo de caso múltiplo. A análise compõe-se de sequências organizacionais que potencializam a compreensão do movimento de formação dos docentes da Educação Superior nas instituições pesquisadas. À luz dos dados coletados, percebemos os programas por dentro, suas contribuições e dificuldades enfrentadas em sua execução. Há uma leitura cruzada dos dois programas que permite uma compreensão de suas convergências e divergências contidas nos documentos, informações, opiniões dos interlocutores, como também minhas observações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn orden to better understand assistance to professors in Higher Education, it seems to be necessary to include it in a context where the expertise they have to persue institutions as to favour their achievements so that they effectively may be both the agent and the perfomen of the process itself. This study aims at: to think of the formative process of Higher Education professors while focusing upon the pedagogical background from the Higher Education Institutions which were researched. To analyze the methodological and theoretical framework concerning the formative process of the professors working at Higher Education Institutions researched. To make an analysis of the difficulties and possibilities found by the practinners along the formative process in the context of their pedagogical background within the Higher Education Institutions studied. To analyze the way Higher Education professors realize their pedagogical practice. To analyze the contributions offered by the pedagogical formative nuclei to the Higher Education professional expertise. For that matters, it was contextualized the above mentioned professors within the nowadays scenario describing Higher Education, taking into account the University environmental aspects related to the theme of how the Higher Education professors formative development takes place in the nuclei of university pedagogical formative process. The methodology employed, included the qualitative approach, specially the multiple case study. The analysis is compounded by organizational sequences that improves the movement comprehension as for the paths these professors took to graduate in the Higher Education Institutions researched. According to the difficulties faced during their accomplishment. There is a cross-reading of the two programs which allows to understand the convergences and divergences in the documents, information and respondents opinions as well as my own observations.Veiga, Ilma Passos AlencastroSouza, Maria Emília Gonzaga de2011-02-24T13:04:49Z2011-02-24T13:04:49Z2011-02-242010-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/6936Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
title Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
spellingShingle Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
Souza, Maria Emília Gonzaga de
Professores universitários - formação
Ensino superior
title_short Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
title_full Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
title_fullStr Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
title_full_unstemmed Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
title_sort Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica
author Souza, Maria Emília Gonzaga de
author_facet Souza, Maria Emília Gonzaga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Emília Gonzaga de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários - formação
Ensino superior
topic Professores universitários - formação
Ensino superior
description Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
2011-02-24T13:04:49Z
2011-02-24T13:04:49Z
2011-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936
identifier_str_mv SOUZA, Maria Emília Gonzaga de. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010. 267 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349962584064