Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB : narrativas de discriminação e preconceito
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44203 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, que visa conhecer o cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na Universidade de Brasília, a fim de apreender os desafios presentes e percepções sobre possíveis discriminações vivenciadas no espaço acadêmico ou demais esferas sociais no contexto do Brasil. Foram realizadas cinco oficinas com base no método do Projeto Vidas Paralelas Migrantes. Na percepção dos alunos migrantes, os brasileiros acham que eles são machistas, pobres e sem inteligência. Destacam também que percebem essa visão em todas as classes sociais e que a discriminação é exercida pela maioria da população. Isso leva os estudantes a terem a sensação de que não são bem-vindos no país, posto que são tratados com desprezo, fatos que impactam seriamente a saúde dos estudantes, especialmente a saúde mental, e sinalizam reproduções de colonialidades na estrutura da sociedade brasileira. |
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Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB : narrativas de discriminação e preconceitoLa vida cotidiana de los estudiantes migrantes miembros del PEC-G de la UnB : narrativas de discriminación y prejuicioMigraçãoDireitos humanosSaúde mentalPreconceitoColonialidadeTrata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, que visa conhecer o cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na Universidade de Brasília, a fim de apreender os desafios presentes e percepções sobre possíveis discriminações vivenciadas no espaço acadêmico ou demais esferas sociais no contexto do Brasil. Foram realizadas cinco oficinas com base no método do Projeto Vidas Paralelas Migrantes. Na percepção dos alunos migrantes, os brasileiros acham que eles são machistas, pobres e sem inteligência. Destacam também que percebem essa visão em todas as classes sociais e que a discriminação é exercida pela maioria da população. Isso leva os estudantes a terem a sensação de que não são bem-vindos no país, posto que são tratados com desprezo, fatos que impactam seriamente a saúde dos estudantes, especialmente a saúde mental, e sinalizam reproduções de colonialidades na estrutura da sociedade brasileira.Es una investigación-acción, con un enfoque cualitativo, cuyo objetivo es conocer la vida cotidiana de los estudiantes migrantes que forman parte del Programa de Estudiantes de Pregrado de la Universidad de Brasilia, con el fin de comprender los desafíos y las percepciones actuales sobre la posible discriminación experimentada en el espacio académico u otras esferas sociales en el contexto de Brasil. Se realizaron 05 talleres basados en el método del Proyecto Vidas Paralelas Migrantes. En la percepción de los estudiantes migrantes, los brasileños piensan que son sexistas, sin inteligencia y pobres. También enfatizan que perciben esta visión en todas las clases sociales y que la mayoría de la población ejerce discriminación. Esto lleva a los estudiantes a sentir que no son bienvenidos en el país, ya que son tratados con desprecio, hechos que impactan seriamente la salud de los estudiantes, especialmente la salud mental, y señalan reproducciones de colonialidades en la estructura de la sociedad brasileña.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Grupo de Trabalho CLACSO Migração Sul-Sul2022-07-12T15:01:55Z2022-07-12T15:01:55Z2020-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Luana de Fatima Faria Alves; SEVERO, Denise Osório; HOEFEL, Maria da Graça Luderitz. Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB: narrativas de discriminação e preconceito. Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 235–254, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30442. Acesso em: 3 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44203(CC BY NC)info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Luana de Fatima Faria AlvesSevero, Denise OsórioHoefel, Maria da Graça Luderitzporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-07T00:39:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/44203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-07T00:39:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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