Cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do PEC-G da UnB : narrativas de discriminação e preconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luana de Fatima Faria Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Severo, Denise Osório, Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44203
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, que visa conhecer o cotidiano de vida de estudantes migrantes integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na Universidade de Brasília, a fim de apreender os desafios presentes e percepções sobre possíveis discriminações vivenciadas no espaço acadêmico ou demais esferas sociais no contexto do Brasil. Foram realizadas cinco oficinas com base no método do Projeto Vidas Paralelas Migrantes. Na percepção dos alunos migrantes, os brasileiros acham que eles são machistas, pobres e sem inteligência. Destacam também que percebem essa visão em todas as classes sociais e que a discriminação é exercida pela maioria da população. Isso leva os estudantes a terem a sensação de que não são bem-vindos no país, posto que são tratados com desprezo, fatos que impactam seriamente a saúde dos estudantes, especialmente a saúde mental, e sinalizam reproduções de colonialidades na estrutura da sociedade brasileira.
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