Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Eufrasio Farias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10702
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte. 2011.
id UNB_28cceada5659016435f6d52a34017dfe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10702
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performáticaTeoria musicalSemiótica - artesMúsica e tecnologiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte. 2011.Esta tese tem por objetivo apresentar experimentos inauditos de transdução semiótica de noções da física contemporânea, especialmente daquelas provenientes das teorias holonômicas e fractais - tais como atemporalidade, acausalidade, imprevisibilidade, multidimensionalidade e outras - em processos artísticos performáticos envolvendo música, dança, teatro, vídeo etc. sustentados no uso, em graus variáveis, de novas tecnologias digitais de interação. Ela confirma a hipótese de que a ênfase em processos de tradução intersemiótica de nível de primeiridade e segundidade na realização desses experimentos reforça aspectos afetivos em sua percepção. Estruturada em três capítulos e um apêndice, o primeiro apresenta as motivações dessa pesquisa e aborda os referenciais teórico-metodológicos em áreas importantes para o trabalho artístico pragmático, tais como semiótica, estética, performance, física e novas tecnologias. O segundo capítulo apresenta e analisa aspectos relevantes de três experimentos performáticos holofractais desenvolvidos e apresentados em 2009, 2010 e 2011. Embora não haja a intenção de considerá-los representantes de qualquer tipo de progresso ou evolução, o leitor notará evidências de certo refinamento e aprimoramento na linguagem poética e na composição do sistema tecnológico. O terceiro capítulo traz reflexões estéticas sobre a poética holofractal, arriscando-se a apresentar um modelo que ilustra diagramaticamente o processo criativo abstraído da série de experimentos realizada ao longo da pesquisa, seguido de um resumo da pesquisa, a título de conclusão. Finaliza o trabalho um apêndice, de ordem mais técnica, onde o sistema tecnológico digital de transdução de som e imagem, desenvolvido para dar sustentação ao projeto, é descrito e oferecido (em código aberto, publicado na Internet) à comunidade como contrapartida à oportunidade de realizar essa pesquisa em uma universidade pública. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aims to present some semiotic transduction experiments of contemporary notions of physics - especially those from the holonomic theory and fractals, such as atemporality, acausality, unpredictability, multidimensionality and others - into performatic artistic processes involving music, dance, theater, video, etc. based on the use, in varying degrees, of new digital interactive technologies. It confirms the hypothesis that the emphasis on firstnesses and secondnesses of intersemiotic translations in such experiments reinforces affective aspects in their perception. Divided into three chapters and one appendix, the first one presents the motivations of the research and discusses the theoretical and methodological rationales in important fields for the pragmatic artistic work, such as semiotics, aesthetics, performance art, physics and new technologies. The second chapter presents and analyzes relevant aspects of three holofractal performatic experiments developed and presented in 2009, 2010 and 2011. They are not intended to represent any kind of progress or evolution but, as it is noticeable, some refinements in language structuring and in the composition of the technological system are crystal clear. The third chapter contains aesthetic reflections on the holofractal poetics, daring to present a model that illustrates diagrammatically the creative process abstracted from the series of experiments conducted along the research, followed by a summary of the thesis, on the role of a conclusion. Finishing the work, an appendix chapter, more descriptive and technical in form, presents in detail the technological system where the digital image and sound transduction was developed to support the project. The “Holofractal Music and Image Transducer” system is described and offered (open source, published on the Internet) as retribution to the community that sponsored the opportunity to conduct this research in a public university.Mota, Marcus SantosPrates, Eufrasio Farias2012-06-14T13:15:39Z2012-06-14T13:15:39Z2012-06-142011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPRATES, Eufrasio Farias. Música holofractal em cena: experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática. 2011. xx, 164 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/10702Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
title Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
spellingShingle Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
Prates, Eufrasio Farias
Teoria musical
Semiótica - artes
Música e tecnologia
title_short Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
title_full Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
title_fullStr Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
title_full_unstemmed Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
title_sort Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática
author Prates, Eufrasio Farias
author_facet Prates, Eufrasio Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Eufrasio Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria musical
Semiótica - artes
Música e tecnologia
topic Teoria musical
Semiótica - artes
Música e tecnologia
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte. 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
2012-06-14T13:15:39Z
2012-06-14T13:15:39Z
2012-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRATES, Eufrasio Farias. Música holofractal em cena: experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática. 2011. xx, 164 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10702
identifier_str_mv PRATES, Eufrasio Farias. Música holofractal em cena: experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática. 2011. xx, 164 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265890906112