COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Germana Menezes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves, Ramos, Wilsa Maria, Liporini, Thalita Quatrocchio, Cruz, Fernando William
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39549
Resumo: Na pandemia da Covid-19, as distintas gerações têm enfrentado de forma diferente as mudanças que impactam e influenciam subjetivamente e singularmente cada pessoa pela sua história de vida. Aos jovens, o isolamento social, principal estratégia para conter a disseminação da Covid-19, demanda uma atenção especial. Considerando a necessidade de envolver os jovens e trazê-los para a discussão dos desafios e as tomada de decisões nesse momento inusitado da humanidade, planejamos um projeto interdisciplinar que tem por objetivo propiciar aos jovens conhecimentos dos processos históricos, conceituais, operativos do vírus e da pandemia, bem como de suas consequências nas áreas social, saúde, educacional, comunitária, comunicacional, empoderando-os como agente social em sua comunidade. O artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, aprendizagem baseada em investigação (IBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A metodologia proposta busca inovar na construção dos conhecimentos oportunizando aos jovens participantes uma atuação ativa e informativa podendo influenciar pessoas de sua comunidade.
id UNB_29395f2fdc9a31283add2bcf5f8d5733
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39549
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nóbrega, Germana Menezes daPedreira, Ana Júlia Lemos AlvesRamos, Wilsa MariaLiporini, Thalita QuatrocchioCruz, Fernando William2020-10-16T16:59:56Z2020-10-16T16:59:56Z2020-08-25NÓBREGA, Germana Menezes da et al. COVID-19 e o contexto da pandemia: planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar. Revista do CEAM, v. 6, n. 1, p. 64-83, 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3955411. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31889. Acesso em: 16 out. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39549Na pandemia da Covid-19, as distintas gerações têm enfrentado de forma diferente as mudanças que impactam e influenciam subjetivamente e singularmente cada pessoa pela sua história de vida. Aos jovens, o isolamento social, principal estratégia para conter a disseminação da Covid-19, demanda uma atenção especial. Considerando a necessidade de envolver os jovens e trazê-los para a discussão dos desafios e as tomada de decisões nesse momento inusitado da humanidade, planejamos um projeto interdisciplinar que tem por objetivo propiciar aos jovens conhecimentos dos processos históricos, conceituais, operativos do vírus e da pandemia, bem como de suas consequências nas áreas social, saúde, educacional, comunitária, comunicacional, empoderando-os como agente social em sua comunidade. O artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, aprendizagem baseada em investigação (IBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A metodologia proposta busca inovar na construção dos conhecimentos oportunizando aos jovens participantes uma atuação ativa e informativa podendo influenciar pessoas de sua comunidade.In the Covid-19 pandemic, different generations have faced changes in different ways, subjectively and singularly, each person was influenced through their life history. For young people, social isolation, the main strategy to curb the spread of Covid-19, demands special attention. Considering the need to involve young people and bring them to the discussion of challenges and decision-making at this unusual moment in humanity, we plan an interdisciplinary project that aims to provide young people with knowledge of the historical, conceptual, operational processes of the virus and pandemic and its consequences in the social, health, educational, community, communicational areas, empowering them as a social agent in their community. The article describes the process of design and development of interdisciplinary methodology, IBL, PBL and the use of TDICs. The proposed methodology seeks to innovate in the construction of knowledge, generating in young participants an active and informative role that can influence people in their community.En la pandemia del Covid-19, las distintas generaciones han enfrentado de forma diferente los cambios que impactan e influencian, subjetivamente y singularmente, a cada persona por su historia de vida. En los jóvenes, el aislamiento social, principal estrategia para contener la diseminación del Covid-19, demanda una atención especial. Considerando la necesidad de involucrar a los jóvenes y atraerlos a la discusión de los desafíos y la toma de decisiones en este momento inusitado de la humanidad, se plantea un proyecto interdisciplinar que tiene por objetivo facilitar a los jóvenes conocimientos de los procesos históricos, conceptuales, operativos del virus y de la pandemia y de sus consecuencias en el ámbito social, de la salud, educacional, comunitaria, y comunicacional; empoderándolos cómo agentes sociales en su comunidad. El artículo describe el proceso de concepción y desarrollo de la metodología interdisciplinar, IBL, PBL y el uso de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDICs). La metodología propuesta busca innovar en la construcción de los conocimientos, posibilitando a los jóvenes participantes una actuación activa e informativa, pudiendo influenciar en las personas de su comunidad.Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM(CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31889. Acesso em: 16 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCOVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem InterdisciplinarCOVID-19 and the pandemic context : planning and Implementing an Interdisciplinary Unit of LearningCOVID-19 y el contexto de la pandemia : planificación e implementación de una Unidad de Aprendizaje Interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleJovensInterdisciplinaridadeCovid-19CoronavírusMetodologiaAprendizagemTecnologia da informaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_COVID-19ContextoPandemia.pdfARTIGO_COVID-19ContextoPandemia.pdfapplication/pdf1693924http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39549/1/ARTIGO_COVID-19ContextoPandemia.pdf4c01d0706a82e8e28b919afc1ef3f0d0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39549/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/395492023-05-26 21:11:53.21open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/39549U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:11:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv COVID-19 and the pandemic context : planning and Implementing an Interdisciplinary Unit of Learning
COVID-19 y el contexto de la pandemia : planificación e implementación de una Unidad de Aprendizaje Interdisciplinar
title COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
spellingShingle COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
Nóbrega, Germana Menezes da
Jovens
Interdisciplinaridade
Covid-19
Coronavírus
Metodologia
Aprendizagem
Tecnologia da informação
title_short COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
title_full COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
title_fullStr COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
title_full_unstemmed COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
title_sort COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
author Nóbrega, Germana Menezes da
author_facet Nóbrega, Germana Menezes da
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Ramos, Wilsa Maria
Liporini, Thalita Quatrocchio
Cruz, Fernando William
author_role author
author2 Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Ramos, Wilsa Maria
Liporini, Thalita Quatrocchio
Cruz, Fernando William
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Germana Menezes da
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Ramos, Wilsa Maria
Liporini, Thalita Quatrocchio
Cruz, Fernando William
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jovens
Interdisciplinaridade
Covid-19
Coronavírus
Metodologia
Aprendizagem
Tecnologia da informação
topic Jovens
Interdisciplinaridade
Covid-19
Coronavírus
Metodologia
Aprendizagem
Tecnologia da informação
description Na pandemia da Covid-19, as distintas gerações têm enfrentado de forma diferente as mudanças que impactam e influenciam subjetivamente e singularmente cada pessoa pela sua história de vida. Aos jovens, o isolamento social, principal estratégia para conter a disseminação da Covid-19, demanda uma atenção especial. Considerando a necessidade de envolver os jovens e trazê-los para a discussão dos desafios e as tomada de decisões nesse momento inusitado da humanidade, planejamos um projeto interdisciplinar que tem por objetivo propiciar aos jovens conhecimentos dos processos históricos, conceituais, operativos do vírus e da pandemia, bem como de suas consequências nas áreas social, saúde, educacional, comunitária, comunicacional, empoderando-os como agente social em sua comunidade. O artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, aprendizagem baseada em investigação (IBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A metodologia proposta busca inovar na construção dos conhecimentos oportunizando aos jovens participantes uma atuação ativa e informativa podendo influenciar pessoas de sua comunidade.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-16T16:59:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-16T16:59:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NÓBREGA, Germana Menezes da et al. COVID-19 e o contexto da pandemia: planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar. Revista do CEAM, v. 6, n. 1, p. 64-83, 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3955411. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31889. Acesso em: 16 out. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39549
identifier_str_mv NÓBREGA, Germana Menezes da et al. COVID-19 e o contexto da pandemia: planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar. Revista do CEAM, v. 6, n. 1, p. 64-83, 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3955411. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31889. Acesso em: 16 out. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39549/1/ARTIGO_COVID-19ContextoPandemia.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39549/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c01d0706a82e8e28b919afc1ef3f0d0
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863754031300608