A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Adalberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27094
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2007000100010
Resumo: Em seu comentário agressivo à fotografia na abertura do Salon de 1859, Baudelaire parece pintar um auto-retrato do esteta antiburguês. No entanto, a posição de Baudelaire relativamente à fotografia é ambígua e deve ser entendida dentro do contexto paradoxal de seu amor à modernidade e ódio ao progresso. Através da leitura desse texto, pretendemos demonstrar o importante papel que ele desempenha na teoria baudelairiana da imaginação e mostrar como ele pode revelar uma certa cegueira dos poetas e literatos relativamente às novas tecnologias de (re)produção da imagem.
id UNB_2939a600c746083f0e9d1b720a5af4eb
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27094
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Müller, Adalberto2017-12-07T04:48:33Z2017-12-07T04:48:33Z2007Alea,v.9,n.1,p.131-140,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27094https://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2007000100010Em seu comentário agressivo à fotografia na abertura do Salon de 1859, Baudelaire parece pintar um auto-retrato do esteta antiburguês. No entanto, a posição de Baudelaire relativamente à fotografia é ambígua e deve ser entendida dentro do contexto paradoxal de seu amor à modernidade e ódio ao progresso. Através da leitura desse texto, pretendemos demonstrar o importante papel que ele desempenha na teoria baudelairiana da imaginação e mostrar como ele pode revelar uma certa cegueira dos poetas e literatos relativamente às novas tecnologias de (re)produção da imagem.In his aggressive commentary on photography at the opening at Salon de 1859, Baudelaire seems to depict a self-portait of an anti-bourgeois aesthete. Nevertheless, Baudelaire s position regarding photography is ambiguous, and must be understood in the context of his paradoxical admiration for modernity and hatred for progress. By reading this commentary, I intend to demonstrate the important role it plays in Baudelaire s theory of the imagination, and to show how it can reveal a certain blindness of poets and literary scholars vis-à-vis new technologies of image (re)production.Dans son commentaire agressif de la photographie lors de l ouverture du Salon de 1859, Baudelaire semble peindre un auto-portrait de l esthète anti-bourgeois. Pour autant, la position de Baudelaire relative à la photographie est ambiguë et doit être comprise dans le contexte paradoxal de son amour de la modernité et de sa haine du progrès. À travers la lecture de ce texte, nous avons l intention de démontrer le rôle important qu il joue dans la théorie baudelairienne de l imagination et de montrer comment il peut révéler un certain aveuglement des poètes et littérateurs par rapport aux nouvelles technologies de reproduction de l image.Em processamentoPrograma de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJA lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBaudelaireFotografiaImagemPoetaMídiaBaudelairePhotographyImagePoetryMediaBaudelairePhotographieImagePoèteMediainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa10v9n1.pdfapplication/pdf116235http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27094/1/a10v9n1.pdfec499ee51100f8c9f9e7eede8dfdb4e3MD51open access10482/270942023-10-11 14:11:19.062open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27094Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T17:11:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
title A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
spellingShingle A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
Müller, Adalberto
Baudelaire
Fotografia
Imagem
Poeta
Mídia
Baudelaire
Photography
Image
Poetry
Media
Baudelaire
Photographie
Image
Poète
Media
title_short A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
title_full A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
title_fullStr A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
title_full_unstemmed A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
title_sort A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia
author Müller, Adalberto
author_facet Müller, Adalberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Adalberto
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Baudelaire
Fotografia
Imagem
Poeta
Mídia
Baudelaire
Photography
Image
Poetry
Media
Baudelaire
Photographie
Image
Poète
Media
topic Baudelaire
Fotografia
Imagem
Poeta
Mídia
Baudelaire
Photography
Image
Poetry
Media
Baudelaire
Photographie
Image
Poète
Media
description Em seu comentário agressivo à fotografia na abertura do Salon de 1859, Baudelaire parece pintar um auto-retrato do esteta antiburguês. No entanto, a posição de Baudelaire relativamente à fotografia é ambígua e deve ser entendida dentro do contexto paradoxal de seu amor à modernidade e ódio ao progresso. Através da leitura desse texto, pretendemos demonstrar o importante papel que ele desempenha na teoria baudelairiana da imaginação e mostrar como ele pode revelar uma certa cegueira dos poetas e literatos relativamente às novas tecnologias de (re)produção da imagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Alea,v.9,n.1,p.131-140,2007
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27094
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2007000100010
identifier_str_mv Alea,v.9,n.1,p.131-140,2007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27094
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2007000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27094/1/a10v9n1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec499ee51100f8c9f9e7eede8dfdb4e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573709544357888