Jovens no ensino médio : um estudo comparado com estudantes que migraram para a modalidade Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Rafaela Vilarinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37453
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
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spelling Jovens no ensino médio : um estudo comparado com estudantes que migraram para a modalidade Educação de Jovens e AdultosEducação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)Ensino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB) e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU). O estudo tem o objetivo de compreender como o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) contempla os jovens estudantes que migram do ensino médio regular no Distrito Federal. A relevância desta pesquisa está direcionada para a investigação do indicador de fluxo escolar denominado “migração para a EJA” e o reconhecimento da centralidade do jovem estudante como sujeito do processo educativo e do currículo do ensino médio, por meio da reconstrução das orientações coletivas dos jovens estudantes que migraram do ensino médio regular para a EJA e, assim, do desvelamento de padrões homólogos do meio social. Para nortear a pesquisa empírica, foram abordados conceitos, questões, estatísticas, análises e reflexões acerca de juventude, ensino médio, nas modalidades regular e EJA, juvenilização da EJA e currículo. As questões teóricometodológicas fundamentam-se na pesquisa qualitativa e reconstrutiva, nos Estudos Comparados em Educação, nos grupos de discussão e no método documentário. O percurso do estudo foi organização a partir da realização de grupos de discussão com jovens estudantes que estavam cursando o terceiro segmento da EJA em uma escola pública na região administrativa de Santa Maria-DF, tendo migrado do ensino médio regular, e a reconstrução dos dados seguiu etapas de análise estabelecidas pelo método documentário de interpretação. Os resultados apresentados referem-se à investigação e à compreensão das orientações coletivas dos jovens estudantes da EJA, refletindo acerca de suas visões de mundo e buscando as adequações e inadequações das ofertas de ensino médio disponíveis, a fim de possibilitar aproximações entre a juventude e o ensino médio na EJA. Após as análises das orientações coletivas apresentadas por cada grupo, foi possível perceber que existem padrões experienciais que reverberam na vida dos estudantes, contribuindo para o registro coletivo da influência em suas jornadas de questões escolares, sociais, culturais e econômicas. Dessa forma, os três tipos que puderam ser construídos a partir dos dados empíricos consideram as trajetórias marcadas por pobreza, segregação, defasagem escolar, forte ligação com a família e desinteresse pela escola.This masters dissertation is linked to the Comparative Studies in Education (ECOE), in the Postgraduate Program in Education (PPGE), at the Faculty of Education (FE), at University of Brasília (UnB) and was developed in the of the Generations and Youth Research Group (GERAJU). The aim of the study is to understand how the secondary education in Youth and Adult Education (EJA) contemplates the young students who migrate from regular high school. The relevance of this research is directed to the investigation of the school flow indicator called “migration to the EJA” and the recognition of the centrality of the young student as subject of the educational process and the high school curriculum, through the reconstruction of the collective orientations of the young students who migrated from regular high school to EJA and thus from the unveiling of homologous social standards. In order to guide the empirical research, concepts, questions, statistics, analysis and reflections about youth, high school, in the regular and EJA modalities, juvenilization of EJA and curriculum were approached. The theoretical and methodological questions are based on qualitative and reconstructive research, Comparative Studies in Education, discussion groups and the documentary method. The course of the study was organized by having discussion groups with young students who were attending the third segment of EJA in a public school in the administrative region of Santa Maria-DF, having migrated from regular high school, and the data reconstruction followed steps of analysis established by the documentary method of interpretation. The results presented refer to the investigation and understanding of the collective orientations of the young students of EJA, reflecting on their worldviews and seeking the adequacy and inadequacy of the available high school offerings, in order to enable approximations between youth and the high school in EJA. After analyzing the collective orientations presented by each group, it was possible to realize that there are experiential patterns that reverberate in the students' lives, contributing to the collective record of the influence on their journey of school, social, cultural and economic issues. Thus, the three types that could be constructed from empirical data consider the trajectories marked by poverty, segregation, school lag, strong connection with family and disinterest in school.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianMesquita, Rafaela Vilarinho2020-04-13T16:32:41Z2020-04-13T16:32:41Z2020-04-132019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Rafaela Vilarinho. Jovens no ensino médio: um estudo comparado com estudantes que migraram para a modalidade Educação de Jovens e Adultos. 2019. 226 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37453A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:36:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/37453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:36:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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