A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guilherme Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
id UNB_2b5514c7a7e3d55ac164c4e8d8cb9d1a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/44484
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dias, Guilherme NogueiraGauche, Ricardo2022-08-10T22:47:59Z2022-08-10T22:47:59Z2022-08-102022-05-16DIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.Boa parte das investigações sobre Ética Docente tem caráter normativo. Nossa investigação vai no caminho contrário, de identificar os princípios incorporados pelos indivíduos a partir de suas experiências socializantes que geram reflexões sobre as decisões de cunho moral realizadas por professores em seus contextos profissionais e, portanto, constituem a dimensão ética de suas identidades docentes. Para lançarmos um olhar diverso sobre esse assunto, nos servimos da teoria disposicionalista, partindo do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, de disposição de Bernard Lahire. Associamos à essa teoria a noção de homem plural de Lahire e algumas características da identidade profissional docente. Utilizamos também como fundamentos o conceito de Ética como reflexão sobre a moral e apresentamos algumas teorias éticas que se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa. A metodologia utilizada em nossa investigação foi baseada em um dispositivo teóricometodológico inédito elaborado por Lahire, os Retratos Sociológicos. Construímos Retratos Sociológicos de três professores de Química do Ensino Médio: Antônio, Daniela e Marcos. Por meio desses, reconstruímos algumas disposições e princípios éticos inculcados por suas experiências socializadoras. A análise das relações entre essas disposições e princípios nos permitiu afirmar que eles são constituintes da dimensão ética da identidade docente de nossos investigados.A good part of the investigations on Teacher’s Ethics have a normative character. Our investigation goes in the opposite direction, identifying the principles incorporated by individuals from their socializing experiences that generate reflections on the moral decisions made by teachers in their professional contexts and, therefore, constitute the ethical dimension of their teaching identities. To take a distinctive look at this subject, we use the dispositionalist theory, starting from Pierre Bourdieu's concept of habitus and Bernard Lahire's disposition. We associate to this theory Lahire's notion of plural man and some characteristics of the teaching professional identity. We also used as foundations the concept of Ethics as a reflection on morality and we present some ethical theories that proved to be relevant during the research. The methodology used in our methodology was based on an unprecedented theoretical-methodological device developed by Lahire, the Sociological Portraits. We constructed Sociological Portraits of three High School Chemistry teachers: Antônio, Daniela and Marcos. Through these, we reconstructed some dispositions and ethical principles inculcated by their socializing experiences. The analysis of the relationships between these dispositions and principles allowed us to affirm that they are constituents of the ethical dimension of the teaching identity of our subjects.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProfessores - formaçãoÉtica docenteBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_GuilhermeNogueiraDias.pdf2022_GuilhermeNogueiraDias.pdfapplication/pdf1506912http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44484/1/2022_GuilhermeNogueiraDias.pdfaa87e4154a29cf2f14edddf19ca7401aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44484/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/444842024-02-29 09:48:42.049open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44484U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T12:48:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
title A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
spellingShingle A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
Dias, Guilherme Nogueira
Professores - formação
Ética docente
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
title_short A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
title_full A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
title_fullStr A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
title_full_unstemmed A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
title_sort A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista
author Dias, Guilherme Nogueira
author_facet Dias, Guilherme Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guilherme Nogueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gauche, Ricardo
contributor_str_mv Gauche, Ricardo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Professores - formação
Ética docente
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
topic Professores - formação
Ética docente
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T22:47:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T22:47:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484
identifier_str_mv DIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44484/1/2022_GuilhermeNogueiraDias.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44484/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aa87e4154a29cf2f14edddf19ca7401a
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863852181159936