Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Rachel Saffir Araújo Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32144
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32144
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
id UNB_2bc26084a0c14505b8c9bdfb7b4325d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32144
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito FederalTrigonometriaEnsino médioMatemática (Ensino médio)Funções (Matemática)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.Tendo em vista a importância da trigonometria para o desenvolvimento das ciências exatas, essa pesquisa procura identificar, dentro desse tema, os principais erros e/ou dificuldades apresentados por alunos do 2o ano do ensino médio matriculados em escolas públicas do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter misto, cuja parte quantitativa _e feita a partir de um questionário de múltipla escolha sobre trigonometria e temas correlatos, e a parte qualitativa e feita por meio de entrevistas com alunos que participaram da parte quantitativa da pesquisa. O estudo mostra que as dificuldades permeiam todos os ramos da trigonometria, e destacam-se dificuldades em relação à definição de radiano, a propriedades, características e comportamentos das funções trigonométricas e a conexão entre o círculo trigonométrico e as funções trigonométricas pela função de Euler.Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).In view of the importance of trigonometry for the development of exact sciences, this research aims at identifying the main errors and / or difficulties experienced in this subject contents by sophomores students enrolled in Federal District' schools. It is an exploratory research of mixed character whose quantitative part is made from a multiple choice questionnaire about trigonometry and related topics. The qualitative part of the research is built on interviews with students who answered the questionnaire of the quantitative part. The study shows that the students experienced difficulties in all the branches of trigonometry and particularly in dealing with the definition of radian, the properties, characteristics and behaviors of the trigonometric functions as well as with the connection between the trigonometric circle and the trigonometric functions through Euler's function.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalGrebot, GuyFeijó, Rachel Saffir Araújo Alves2018-06-29T16:38:40Z2018-06-29T16:38:40Z2018-06-262018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFEIJÓ, Rachel Saffir Araújo Alves. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32144http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32144A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:57:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/32144Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:57:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
title Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
spellingShingle Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
Feijó, Rachel Saffir Araújo Alves
Trigonometria
Ensino médio
Matemática (Ensino médio)
Funções (Matemática)
title_short Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
title_full Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
title_fullStr Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
title_full_unstemmed Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
title_sort Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria : um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal
author Feijó, Rachel Saffir Araújo Alves
author_facet Feijó, Rachel Saffir Araújo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grebot, Guy
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Rachel Saffir Araújo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Ensino médio
Matemática (Ensino médio)
Funções (Matemática)
topic Trigonometria
Ensino médio
Matemática (Ensino médio)
Funções (Matemática)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29T16:38:40Z
2018-06-29T16:38:40Z
2018-06-26
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEIJÓ, Rachel Saffir Araújo Alves. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32144
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32144
identifier_str_mv FEIJÓ, Rachel Saffir Araújo Alves. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32144
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265059385344